Questões de Medicina do ano 2017

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue os itens subsequentes. A nefropatia associada ao HIV ocorre nas fases iniciais da doença em decorrência da alta carga viral e do fato de, nessa fase, os indivíduos portadores do vírus apresentarem contagem normal de células CD4.

  • C. Certo
  • E. Errado

O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue os itens subsequentes. Do ponto de vista fisiopatológico, nefrose lipoide cursa com fusão podocitária, com achados normais à microscopia ótica e imunoflorescência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. Presença de esterase de leucócitos reagentes, com nitrito negativo e urocultura sem crescimento de patógenos, é achado compatível com piúria estéril, entre cujas causas frequentes incluem-se a nefrite túbulo-intersticial e a nefrolitíase.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. Em casos de infecções do trato urinário com pH urinário maior que 7,0, devem-se considerar como provável agente etiológico as bactérias produtoras de uréase, como a Proteus mirabilis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. A antocianinúria é uma causa comum, patológica, de alteração na cor da urina, confundindo-se com hematúria macroscópica por fazê-la ficar vermelho-acastanhada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. A formação de cristais de fosfato de cálcio aumenta em pH ácido, sendo tais cristais geralmente vistos em pacientes com acidose tubular renal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue os itens subsecutivos. A presença de células engodo, ou Decoy Cells, no sedimento urinário de pacientes transplantados sugerem toxicidade celular pelo uso de tacrolimos e micofenolato de mofetila.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação quantitativa do volume de fluido extracelular (FEC) é sempre desafiante na prática clínica nefrológica. Os distúrbios de volume do FEC são o resultado de alterações na concentração de sódio, enquanto os distúrbios da concentração de sódio são produtos das alterações no balanço hídrico. A respeito da relação sódio/balanço hídrico, julgue os itens que se seguem. No ducto coletor medular, a natriurese é controlada principalmente pela ação dos peptídeos natriuréticos que agem inibindo canais de cátions dependentes de GMP-cíclico não específico e as bombas de Na+/K+-ATPase.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação quantitativa do volume de fluido extracelular (FEC) é sempre desafiante na prática clínica nefrológica. Os distúrbios de volume do FEC são o resultado de alterações na concentração de sódio, enquanto os distúrbios da concentração de sódio são produtos das alterações no balanço hídrico. A respeito da relação sódio/balanço hídrico, julgue os itens que se seguem. A maioria do sódio oriundo da filtração glomerular é reabsorvida no túbulo proximal, sendo o sistema renina-angiotensina-aldosterona e o sistema nervoso simpático os principais reguladores desse processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação quantitativa do volume de fluido extracelular (FEC) é sempre desafiante na prática clínica nefrológica. Os distúrbios de volume do FEC são o resultado de alterações na concentração de sódio, enquanto os distúrbios da concentração de sódio são produtos das alterações no balanço hídrico. A respeito da relação sódio/balanço hídrico, julgue os itens que se seguem. Em situações de hipovolemia, sensores presentes no aparelho justaglomerular desencadeiam a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, o que resulta na redução da taxa de filtração renal e no aumento da concentração do sódio urinário.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...