Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente procura atendimento médico para esclarecimentos quanto a um achado ocasional de uma lesão hepática vista em uma tomografia de abdome, realizada durante investigação de litíase renal. A paciente de 45 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, faz uso de contraceptivo oral. Apresentou queixa de lombalgia associada a disúria, o que a motivou a consultar-se com o clínico geral, que solicitou exames de imagem. A tomografia de abdome com contraste mostra uma lesão hepática. Foi complementada com ressonância magnética de abdome, que exibe uma lesão única de aproximadamente 5 cm, isointensa em T1 e hiperdensa e homogênea em T2, com realce periférico na fase contrastada com gadolíneo.
Quanto ao caso clínico descrito e considerando a hipótese de hemangioma cavernoso do fígado, julgue os itens a seguir.
A síndrome de Kasabach-Merritt ocorre quando o hemangioma gigante sequestra plaquetas ao longo da superfície epitelial do tumor, causando a plaquetopenia e a coagulação intravascular disseminada.Paciente procura atendimento médico para esclarecimentos quanto a um achado ocasional de uma lesão hepática vista em uma tomografia de abdome, realizada durante investigação de litíase renal. A paciente de 45 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, faz uso de contraceptivo oral. Apresentou queixa de lombalgia associada a disúria, o que a motivou a consultar-se com o clínico geral, que solicitou exames de imagem. A tomografia de abdome com contraste mostra uma lesão hepática. Foi complementada com ressonância magnética de abdome, que exibe uma lesão única de aproximadamente 5 cm, isointensa em T1 e hiperdensa e homogênea em T2, com realce periférico na fase contrastada com gadolíneo.
Quanto ao caso clínico descrito e considerando a hipótese de hemangioma cavernoso do fígado, julgue os itens a seguir.
A maioria dos pacientes é assintomática e apresenta achado ocasional dessa lesão hepática.Paciente procura atendimento médico para esclarecimentos quanto a um achado ocasional de uma lesão hepática vista em uma tomografia de abdome, realizada durante investigação de litíase renal. A paciente de 45 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, faz uso de contraceptivo oral. Apresentou queixa de lombalgia associada a disúria, o que a motivou a consultar-se com o clínico geral, que solicitou exames de imagem. A tomografia de abdome com contraste mostra uma lesão hepática. Foi complementada com ressonância magnética de abdome, que exibe uma lesão única de aproximadamente 5 cm, isointensa em T1 e hiperdensa e homogênea em T2, com realce periférico na fase contrastada com gadolíneo.
Quanto ao caso clínico descrito e considerando a hipótese de hemangioma cavernoso do fígado, julgue os itens a seguir.
A ocorrência de hemangioma cavernoso predomina em adultos jovens do sexo masculino.Paciente procura atendimento médico para esclarecimentos quanto a um achado ocasional de uma lesão hepática vista em uma tomografia de abdome, realizada durante investigação de litíase renal. A paciente de 45 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, faz uso de contraceptivo oral. Apresentou queixa de lombalgia associada a disúria, o que a motivou a consultar-se com o clínico geral, que solicitou exames de imagem. A tomografia de abdome com contraste mostra uma lesão hepática. Foi complementada com ressonância magnética de abdome, que exibe uma lesão única de aproximadamente 5 cm, isointensa em T1 e hiperdensa e homogênea em T2, com realce periférico na fase contrastada com gadolíneo.
Quanto ao caso clínico descrito e considerando a hipótese de hemangioma cavernoso do fígado, julgue os itens a seguir.
O hemangioma cavernoso do fígado é a neoplasia hepática mais comum.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento da condição dessa paciente é inicialmente conservador e multidisciplinar.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A amilase elevada é critério de mau prognóstico na pancreatite.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os critérios de Balthazar são achados tomográficos que levam em consideração o número de coleções fluídas e a extensão das áreas de má perfusão pancreática, usados na avaliação prognóstica.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, espera-se que a TGO (AST) dessa paciente esteja três vezes o valor normal nas primeiras 24 horas.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A maioria dos casos de pancreatite aguda tem origem biliar ou alcoólica.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Vesícula em porcelana é condição associada à calcificação da parede da vesícula biliar. A conduta para esse diagnóstico é o acompanhamento clínico.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...