Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A maioria dos derrames pleurais benignos são transudatos.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A conduta inicial é a drenagem do tórax.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os critérios de Light da análise do líquido pleural permitem a avaliação da classificação do derrame, diferenciando exsudato de transudato.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os derrames pleurais podem ser classificados em exsudativos ou transudativos.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica é um empiema, e a próxima conduta a ser adotada é a realização de tomografia computadorizada de tórax.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A toracocentese diagnóstica é indicada.Um paciente de 80 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência referindo alteração na cor das fezes e da urina. Refere perda de 6 kg em três meses. Após anamnese, identificam-se colúria e acolia fecal. O paciente faz tratamento medicamentoso para hiperplasia de próstata e nega outras comorbidades. Não apresenta febre ou dor abdominal no momento do exame, nem previamente. Durante exame físico, o paciente encontra-se em estado geral regular, ictérico, com abdome flácido e doloroso a palpação do hipocôndrio direito. Os sinais vitais estão estáveis, e o restante do exame físico é normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A colelitíase, a colangite esclerosante e anomalias císticas do ducto biliar podem estar associadas a essa patologia.Um paciente de 80 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência referindo alteração na cor das fezes e da urina. Refere perda de 6 kg em três meses. Após anamnese, identificam-se colúria e acolia fecal. O paciente faz tratamento medicamentoso para hiperplasia de próstata e nega outras comorbidades. Não apresenta febre ou dor abdominal no momento do exame, nem previamente. Durante exame físico, o paciente encontra-se em estado geral regular, ictérico, com abdome flácido e doloroso a palpação do hipocôndrio direito. Os sinais vitais estão estáveis, e o restante do exame físico é normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A ressecção R1 é considerada um dos fatores mais importantes para o prognóstico dessa doença.Um paciente de 80 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência referindo alteração na cor das fezes e da urina. Refere perda de 6 kg em três meses. Após anamnese, identificam-se colúria e acolia fecal. O paciente faz tratamento medicamentoso para hiperplasia de próstata e nega outras comorbidades. Não apresenta febre ou dor abdominal no momento do exame, nem previamente. Durante exame físico, o paciente encontra-se em estado geral regular, ictérico, com abdome flácido e doloroso a palpação do hipocôndrio direito. Os sinais vitais estão estáveis, e o restante do exame físico é normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nos tumores distais com indicação cirúrgica, pode-se realizar uma pancreatoduodenectomia com preservação do piloro.Um paciente de 80 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência referindo alteração na cor das fezes e da urina. Refere perda de 6 kg em três meses. Após anamnese, identificam-se colúria e acolia fecal. O paciente faz tratamento medicamentoso para hiperplasia de próstata e nega outras comorbidades. Não apresenta febre ou dor abdominal no momento do exame, nem previamente. Durante exame físico, o paciente encontra-se em estado geral regular, ictérico, com abdome flácido e doloroso a palpação do hipocôndrio direito. Os sinais vitais estão estáveis, e o restante do exame físico é normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O antígeno carcinoembriogênico (CEA) pode estar elevado nesse paciente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...