Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 28 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência do hospital da cidade durante o plantão noturno. A queixa do paciente é de dor torácica ventilatório-dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, perda de 2 kg e sudorese noturna. Os sintomas iniciaram-se há dois meses. Durante a anamnese, é identificado histórico pessoal de drogadição ativa. O paciente é usuário de cocaína e de maconha. No RX de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Uma toracocentese com drenagem purulenta levaria à conclusão de que o quadro se trata de um empiema.Paciente de 28 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência do hospital da cidade durante o plantão noturno. A queixa do paciente é de dor torácica ventilatório-dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, perda de 2 kg e sudorese noturna. Os sintomas iniciaram-se há dois meses. Durante a anamnese, é identificado histórico pessoal de drogadição ativa. O paciente é usuário de cocaína e de maconha. No RX de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A biópsia de pleura provavelmente identificará granuloma com necrose.Paciente de 28 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência do hospital da cidade durante o plantão noturno. A queixa do paciente é de dor torácica ventilatório-dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, perda de 2 kg e sudorese noturna. Os sintomas iniciaram-se há dois meses. Durante a anamnese, é identificado histórico pessoal de drogadição ativa. O paciente é usuário de cocaína e de maconha. No RX de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Na análise do líquido pleural, esperam-se encontrar níveis baixos de desidrogenase lática (DHL), associados a baixos níveis de glicose e pH.Paciente de 28 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência do hospital da cidade durante o plantão noturno. A queixa do paciente é de dor torácica ventilatório-dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, perda de 2 kg e sudorese noturna. Os sintomas iniciaram-se há dois meses. Durante a anamnese, é identificado histórico pessoal de drogadição ativa. O paciente é usuário de cocaína e de maconha. No RX de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O próximo passo é a realização de toracocentese e de biópsia de pleura.Paciente de 28 anos de idade, sexo masculino, chega à emergência do hospital da cidade durante o plantão noturno. A queixa do paciente é de dor torácica ventilatório-dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, perda de 2 kg e sudorese noturna. Os sintomas iniciaram-se há dois meses. Durante a anamnese, é identificado histórico pessoal de drogadição ativa. O paciente é usuário de cocaína e de maconha. No RX de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica é a tuberculose pleural.Paciente de 18 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor abdominal periumbilical associada a inapetência e febrícula, com dois dias de evolução, que atualmente se localiza em fossa ilíaca direita e não apresenta fatores de melhora. Durante o exame físico do paciente, ele apresenta dor a palpação da fossa ilíaca direita, com dor a descompressão súbita do abdome. O restante do exame físico é normal.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O abscesso localizado e a sepse abdominal são complicações da evolução dessa condição, se não tratada precocemente.Paciente de 18 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor abdominal periumbilical associada a inapetência e febrícula, com dois dias de evolução, que atualmente se localiza em fossa ilíaca direita e não apresenta fatores de melhora. Durante o exame físico do paciente, ele apresenta dor a palpação da fossa ilíaca direita, com dor a descompressão súbita do abdome. O restante do exame físico é normal.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Os principais mecanismos de origem da apendicite são a obstrução do lúmen apendicular pela presença de fecalito, de hiperplasia linfoide, de corpo estranho ou de tumor.Paciente de 18 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor abdominal periumbilical associada a inapetência e febrícula, com dois dias de evolução, que atualmente se localiza em fossa ilíaca direita e não apresenta fatores de melhora. Durante o exame físico do paciente, ele apresenta dor a palpação da fossa ilíaca direita, com dor a descompressão súbita do abdome. O restante do exame físico é normal.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A infecção de ferida operatória é uma possível complicação da apendicectomia.Paciente de 18 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor abdominal periumbilical associada a inapetência e febrícula, com dois dias de evolução, que atualmente se localiza em fossa ilíaca direita e não apresenta fatores de melhora. Durante o exame físico do paciente, ele apresenta dor a palpação da fossa ilíaca direita, com dor a descompressão súbita do abdome. O restante do exame físico é normal.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Espera-se encontrar, no exame físico desse paciente, o sinal de Rovsing, que é a presença de dor em fossa ilíaca direita após extensão da perna direita com o paciente em decúbito lateral esquerdo.Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O empiema é a infecção do espaço pleural e normalmente é um exsudato.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...