Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A maioria dos pacientes portadores de litíase biliar é sintomática.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os ductos de Luschka são ductos hepatocolecísticos que drenam a bile do fígado diretamente para a vesícula biliar.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O trígono de Callot (triângulo hepatocístico) apresenta como limite superior a face inferior do fígado, como limite médio o ducto hepático comum e, como limite inferior, o ducto cístico.Uma paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, com histórico de colelitíase sintomática, com indicação cirúrgica, aguardando ser chamada, apresenta-se à emergência com dor abdominal aguda epigástrica em faixa, com irradiação para o dorso, associada a náuseas e a vômitos. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneica em ar ambiente, com abdome doloroso a palpação, mas sem sinais de irritação peritoneal. A temperatura axilar é de 38 ºC, e o restante do exame físico não exibe particularidades.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica é pancreatite aguda biliar.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A cirurgia eletiva é mandatória após diverticulite complicada ou que evoluiu com fístula ou estenose.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A cirurgia de Hartmann (sigmoidectomia com sepultamento do reto e colostomia terminal) continua sendo o procedimento mais realizado, na urgência, em divercitulites agudas complicadas com peritonite fecal.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O cólon sigmóide é o local mais frequente de formação de divertículos.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A classificação de Hinchey IV refere-se à peritonite fecal e indica cirurgia de urgência.Considere hipoteticamente que uma paciente de 18 anos de idade será submetida a uma cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica eletiva, em razão de colelitíase sintomática.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A concentração de proteína é extremamente baixa na bile humana, e delas a albumina é a mais abundante.Considere hipoteticamente que uma paciente de 18 anos de idade será submetida a uma cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica eletiva, em razão de colelitíase sintomática.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A colecistectomia videolaparoscópica, apesar de menos invasiva, não mostrou benefícios quando comparada a técnica aberta em relação ao tempo de internação, dor pós-operatória e retorno mais precoce às atividades.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...