Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as hepatites virais, leia atentamente as afirmativas atribuindo valores (V) para verdadeiro e (F) para falso e a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O vírus da hepatite A (HAV) é do tipo RNA, classificado entre os picornavírus. É transmitido principalmente por via fecal-oral, sendo rara a via parenteral, dado o curto período de viremia.
( ) O vírus da hepatite B (HBV) é do tipo DNA, classificado entre os hepaDNAvírus. Pode ser transmitido por via parenteral, sexual e vertical. Atinge todas as faixas etárias, predominando entre os 20 e os 40 anos de idade, em função da transmissão via sexual.
( ) O vírus da hepatite C (HCV) é do tipo RNA, semelhante aos flavivírus e classificado atualmente como um hepacivírus. Transmite-se por via parenteral, através do sangue ou seus derivados. Embora possam ocorrer, as transmissões por via sexual ou vertical são pouco relevantes na epidemiologia da doença.
A hepatite B é uma das doenças infecciosas mais prevalentes no mundo. Com relação à sua patogenia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As vias parenteral e sexual são altamente efetivas para a transmissão.
II. Sabe-se que o vírus é estável em superfícies inanimadas e pode persistir viável no meio ambiente por cerca de setenta dias sem perder sua infectividade.
III. O vírus da hepatite B (VHB) é passível de infecção quando localizado em soro, sêmen, secreção vaginal, exsudatos, serosas e líquor.
IV. O risco de infecção por contato com saliva, urina, fezes, lágrima, suor e bile é alto.
V. Apesar de ser detectado em leite materno, a transmissão pela amamentação não se mostra efetiva.
Estão corretas as afirmativas:
A hepatite autoimune (HAI) é uma doença hepática crônica e caracteriza-se pela presença de hipergamaglobulinemia e autoanticorpos circulantes e pela resposta ao tratamento imunossupressor. Sobre a hepatite autoimune (HAI) analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Apesar de se manifestar em qualquer idade, a incidência bimodal é observada na faixa de 5 a 25 anos e entre a 4ª e 6ª décadas de vida.
II. A HAI afeta mais homens que mulheres e ocorre em todos os grupos étnicos.
III. Ao exame físico, destoa o bom aspecto geral das pacientes adolescentes com o grau de lesão hepática.
IV. Cerca de 50% dos pacientes apresentam curso insidioso, que pode durar de semanas a meses, caracterizado por astenia, anorexia, perda ponderal e icterícia flutuante.
Estão corretas as afirmativas:
A deficiência de alfa-1-antitripsina (DAAT) é condição de herança autossômica co-dominante associada a determinadas variantes alélicas do gene Pi. Dentre as principais manifestações clínicas estão doença hepática neonatal, enfisema pulmonar e cirrose hepática de instalação precoce. As manifestações hepáticas compreendem, entre outras:
I. Hemorragia digestiva alta.
II. Hepatomegalia.
III. Prurido.
IV. Hipertensão portal.
Estão corretas as afirmativas:
Os primeiros sinais e sintomas da Doença de Wilson (DW) podem se dar na infância, na adolescência ou na juventude, e tendem a assumir proporções incapacitantes e até mesmo letais. Dentre as alterações psiquiátricas mais frequentes na doença neurológica assinale a alternativa incorreta.
Sobre a Doença de Wilson (DW) e seu quadro clínico, as manifestações neurológicas são de linha extrapiramidal ou cerebelar, e dentre elas estão:
I. Alteração da marcha.
II. Distonia.
III. Atetose.
IV. Hipertonia plástica.
V. Disartria.
Estão corretas as afirmativas:
A Doença de Wilson (DW) resulta do balanço positivo de cobre. Sobre a sua etiologia e fisiopatologia, é INCORRETO afirmar que:
Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, a droga de escolha para o tratamento da filariose é:
Sobre a oncocercose, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. É transmitida pela picada dos vetores do gênero Simulium (borrachudo).
II. Pode atingir os olhos, provocando alterações variadas, tais como: conjuntivite, edema palpebral, escleroceratite, ceratite puntiforme, irite ou iridociclite, esclerose lenticular e coriorretinite difusa degenerativa, podendo levar à cegueira.
III. Praziquantel é a droga de primeira escolha para tratamento.
Sobre a gonorreia, assinale a alternativa incorreta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...