Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere os seguintes dados sorológicos:
Estes dados são compatíveis com:
Sobre a esquistossomose, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Oxamniquina é a droga de primeira escolha para tratamento.
II. Praziquantel é a droga de segunda escolha para tratamento.
III. De maneira geral, recomenda-se não adotar os medicamentos que compõem a terapêutica antiesquistossomótica durante a gestação.
O antimoniato de N-metil glucamina é a droga de escolha para o tratamento da leishmaniose tegumentar americana. Não havendo resposta satisfatória com o tratamento pelo antimonial pentavalente, as drogas de segunda escolha são:
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Teste de ELISA IgM não reagente descarta o diagnóstico de leptospirose em amostra sanguínea colhida a partir do ___ dia do início dos sintomas.
Sobre os antimicrobianos para o tratamento da fase precoce da leptospirose em adultos, assinale a alternativa que contém a recomendação incorreta, considerando as recomendações do Ministério da Saúde:
Sobre a avaliação dos contatos em caso de tuberculose (TB), assinale a alternativa incorreta:
JCD, 61 anos, masculino apresenta leões cutâneas em número de três típicas de hanseníase, com baciloscopia de pele positiva pela técnica de coloração de Ziehl- Neelsen.
Assinale a
A concomitância da tuberculose (TB) ativa em pessoas que vivem com HIV/Aids é o fator com maior impacto na mortalidade por Aids e por TB em países em desenvolvimento. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A técnica de PCR em tempo real permite a detecção de micobactérias no escarro com sensibilidade e especificidade semelhante à cultura, e inclui a identificação de espécie.
II. A apresentação pulmonar atípica é frequente e constitui um sinal sugestivo de imunodeficiência avançada, sendo comum a presença apenas de infiltrado em segmento (s) inferior (es) e/ou linfadenomegalias peri-hilares.
III. Para os pacientes com ausência de sinais de imunodeficiência ou LT-CD4+ > 200, deve-se iniciar terapia antirretroviral ao final da fase intensiva (8ª semana) do início do tratamento de TB.
Sobre lesão hepática associada aos antirretrovirais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeos (ITRN) são associados com toxicidade mitocondrial.
II. O atazanavir e o indinavir causam comumente hiperbilirrubinemia indireta, que não está associada com dano hepático e, normalmente, não necessita descontinuação do tratamento.
III. Os inibidores de transcriptase reversa não análogos de nucleosídeos (ITRNN) podem causar hepatotoxicidade por reação de hipersensibilidade ou por toxicidade direta dos medicamentos
Púrpura trombocitopênica trombótica pode ser uma complicação do uso do seguinte antiviral:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...