Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à anatomia cirúrgica dos ureteres, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a anatomia cirúrgica dos rins, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.
( ) Durante o acesso percutâneo aos rins, deve-se lembrar que a porção medial de cada rim é girada anteriormente em um ângulo de aproximadamente 15 graus.
( ) O rim direito se situa em posição 1 a 2 cm inferior em relação ao rim esquerdo.
( ) De anterior para posterior, as estruturas do hilo renal são: veia renal, artéria renal, pelve renal e artéria segmentar posterior.
Prematuro de 750g, nascido de parto cesáreo por eclâmpsia materna, Apgar de 7-8-9, foi mantido em CPAP nasal, logo após o nascimento, com FiO2 de 0,21 em boas condições. Quanto á alimentação desse prematuro é correto afirmar:
Recém-nascido prematuro de 32 semanas, de difícil acesso vascular, será submetido à punção venosa periférica para administração de antibióticos. Com relação à analgesia, o mais correto é:
Assinale V (verdadeiro) e F (falso) em relação aos efeitos da transfusão de hemocomponentes.
( ) TRALI é rara no prematuro, mas pode ocorrer, especialmente, na transfusão de plasma.
( ) A irradiação de hemáceas é usada para diminuir o risco de reações febris não hemolíticas.
( ) A lesão pulmonar por transfusão de hemocomponentes é rara no recém-nascido e é caracterizada por comprometimento intersticial e insuficiência respiratória,nas primeiras 6 horas após a transfusão.
( ) A reação enxerto hospedeiro ocorre com maior freqüência em recém-nascidos com deficiência imunológica, muito baixo peso, nos submetidos a exsanguíneo transfusão ou à transfusão intra uterina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre a antibioticoterapia empírica mais apropriada para esse caso, assinale a alternativa correta. Considere liquor normal e que a flora dessa UTI não é de germes multiresistentes.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao volume e tempo de administração do cristalóide:
Prematuro de 27 semanas, peso de 1000g, parto cesáreo por eclâmpsia materna, sem uso de corticóide antenatal. Nasceu em más condições de vitalidade e foi reanimado em sala de parto. Apgar de 3 e 7. Evoluiu com síndrome do desconforto respiratório e recebeu uma dose de surfactante. No 1º dia de vida apresentou sinais de baixo fluxo sistêmico. No 3º dia de vida teve diagnóstico clínico de persistência do canal arterial (PCA). Quanto à fisiopatologia da PCA neste prematuro assinale a alternativa correta.
Recém-nascido de cesariana urgente com 34 semanas e 5 dias de gestação, devido à pré-eclampsia materna. Necessitou de ventilação com balão e máscara e teve Apgar de 6 e 8. Aos 20 minutos de vida foi internado na UTI por apresentar frequência respiratória de 70 mpm, tiragem intercostal e gemência, com saturação de O2 de 89%. Para esse RN é correto afirmar:
Recém-nascido a termo, peso de nascimento de 1800g, apresenta hipertelorismo, micrognatia, microftalmia, coloboma de iris e atresia de coanas. A hipótese diagnóstica mais provável a ser investigada, para essas alterações é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...