Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente masculino, de 32 anos de idade, negro, com diagnóstico de hipertensão aos 22 anos de idade. Em uso de enalapril 20 mg duas vezes por dia, hidroclorotiazida 25 mg, uma vez por dia e anlodipina 10 mg, uma vez por dia. Retorna para consulta ambulatorial com exames complementares. Creatinina: 1,0 mg/dL; uréia: 38 mg/dL; sódio: 138 mEq/L; potássio: 3,2 mEq/L. Reserva alcalina: 32 mEq/L. Ultrassonografia de vias urinárias normal. O diagnóstico mais provável é:
A avaliação histopatológica é um exame de grande importância para diagnóstico correto de diversas patologias renais. A opção, abaixo, que apresenta correlação correta entre a patologia glomerular e a presença de depósitos imunes é:
Paciente masculino, de 51 anos de idade, foi encaminhado ao ambulatório de nefrologia para avaliação de cálculo renal de repetição. Ele relata quatro episódios prévios de litíase renal com necessidade de realização de litotripsia, em uma das ocasiões. Nega uso de qualquer medicação no momento. Exames laboratoriais: creatinina: 1,3 mg/dL; ureia: 32 mg/dL; reserva alcalina: 23 mEq/L; sódio: 140 mEq/L; potássio: 3,9 mEq/L; cálcio: 12,9 mg/dL; fósforo: 1,6 mg/dL; ácido úrico: 7,5 mg/dL, PTH: 250 pg/mL. Na avaliação da urina de 24h, apresentava excreção aumentada de cálcio. O diagnóstico mais provável e o tipo de cálculo mais frequentemente encontrado são, respectivamente:
A síndrome de Fanconi é caracterizada por:
Em pacientes idosos, as alterações fisiológicas causadas pelo envelhecimento estão associadas a um risco maior de distúrbios hidroeletrolíticos. Entre essas alterações é correto afirmar que ocorre um aumento de:
Paciente masculino de 65 anos de idade, hipertenso, diabético, uso regular de enalapril e insulina. Realiza hemodiálise convencional três vezes por semana, em clínica satélite. Após 30 minutos de hemodiálise, apresenta dor torácica de grande intensidade, dorsalgia e dispneia. O técnico responsável pela hemodiálise nota que o sangue da linha venosa apresenta coloração de aparência vinho do Porto. O diagnóstico mais provável é:
Paciente feminina de 25 anos de idade, doença renal crônica terminal por lúpus. Realiza HD três vezes por semana, em clínica satélite. Após período de amenorreia e ganho ponderal realiza Beta-HCG, com resultado positivo. A USG transvaginal evidencia que a paciente está grávida de aproximadamente 12 semanas. Em relação à gravidez em paciente com doença renal crônica, pode-se afirmar que, EXCETO:
Após uma semana de transplante renal, a paciente permanecia anúrica e dependente de hemodiálise. Os exames de imagem descartaram complicações cirúrgicas como: hematoma, fístula urinária ou trombose vascular. Optou-se por realizar biopsia renal que evidenciou dilatação dos túbulos proximais, interstício com edema discreto, vacuolização não isométrica das células tubulares. Pesquisa de C4d negativa. O diagnóstico mais provável é:
Em relação à disfunção inicial do enxerto ou função retardada do enxerto pode-se afirmar que:
A conduta mais apropriada nesse momento é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...