Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diagnóstico mais provável é:
Mulher, de 52 anos de idade, com história de câncer de colón, com metástase hepática única foi submetida à colectomia e à excisão da metástase. Iniciada quimioterapia com oxaliplatina. Procurou a emergência com queixa de vômitos e gosto de amônia na boca. Ao exame clínico, estava com palidez cutânea moderada e algo desidratada. Laboratório: creatinina: 5,6 mg/ dL; ureia: 205 mg/dL; potássio: 5,8 mEq/L; sódio: 142 mEq/L; ácido úrico: 10,2 mg/dL; cálcio: 9,8 mg/dL; fósforo: 6,8 mg/dL; hemoglobina: 6,7 mg/dL; plaquetas: 45 mil; LDH: 1200; Coombs negativo. Análise do sangue periférico evidenciou presença de esquizócitos 2+/4+. Em relação ao diagnóstico e tratamento dessa paciente, pode-se afirmar que:
A síndrome de nutcracker (síndrome de quebra nozes) que pode ser causa de hematúria de difícil diagnóstico, se caracteriza quando ocorre a compressão da veia renal:
A calcificação vascular é uma complicação conhecida e importante da doença renal crônica. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que:
O estudo sobre doença óssea levou à descoberta de moléculas diversas, entre elas o FGF23, que é produzido:
Em relação a pacientes com doença renal crônica e doença óssea associadas, pode-se afirmar que:
Entre as alterações anatômicas e funcionais do trato urinário na gravidez, é correto afirmar que:
Segundo as recomendações do KDIGO, os pacientes, abaixo, que NÃO têm necessidade de tratamento farmacológico com estatinas são:
Em relação à doença renal crônica (DRC), pode-se afirmar que:
Na lesão renal aguda, relacionada ao uso de contraste radiológico, pode-se afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...