Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diante de notícia sobre a ocorrência de crime de homicídio, policiais civis foram ao local para investigar o fato. Ao chegarem, foi possível observar que a vítima estava com o corpo totalmente em contato com o solo, em decúbito ventral, com as mãos amarradas para trás. Na região do pescoço, foi possível observar que havia um fio que circulava a região por três vezes. A perícia no material revelou que nas duas pontas do fio havia um pedaço de madeira amarrado, o que possibilitava o tracionamento para lados opostos. O sulco provocado pelo fio era contínuo, com profundidade uniforme e em sentido horizontal, tendo lesionado a região inferior ao osso hioide. Diante das informações apresentadas acima, pode-se afirmar que houve:
Nos exames periciais, sempre que são analisados vestígios de natureza biológica, utilizam-se técnicas e procedimentos específicos da biologia forense ou biociências forenses. Em relação às diferentes áreas da biologia Forense, analise as assertivas abaixo:
I. A hematologia Forense reconstrutora é a subdivisão da hematologia forense que investiga os padrões de manchas sanguíneas com intuito de inferir elementos da dinâmica de produção dessas manchas com vistas a esclarecer questões relevantes em relação ao caso investigado.
II. Nas manchas sanguíneas produzidas por gotejamento estático em suporte-alvo perpendicular à sua trajetória, a relação entre o diâmetro e a altura da queda é inversamente proporcional.
III. Os pelos, quando observados em corte transversal, apresentam-se divididos em três partes, denominadas, de fora para dentro, como: cutícula, córtex e medula.
IV. A pele do corpo humano é revestida por diversos tipos de pelos. Em épocas diferentes da vida, a exemplo da lanugem ou lanuge, do velus ou velos, do pelo terminal, do subpelo e dos pelos guarda.
Quais estão corretas?
A Entomologia Forense é a ciência que aplica os conhecimentos relativos à Biologia e Ecologia dos insetos com objetivo de esclarecer questões de interesse para a justiça. Os insetos podem auxiliar a elucidar casos de morte violenta, maus tratos, origem de entorpecentes, infestações em alimentos e pragas urbanas. Em relação aos principais grupos de insetos de interesse forense, relacione a Coluna 1 à coluna 2.
Coluna 1
1. Chysomya albiceps.
2. Cochliomya hominivorax.
3. Chysomya megacephala.
4. Bostrichidae.
5. Coprophanaeus lancifer.
Coluna 2
( ) Díptero de coloração verde-azulada ou roxa e com espiráculo protorácico escuro, relacionado por diferentes autores, como componente da fauna cadavérica nas fases iniciais da decomposição.
( ) Insetos associados à produção de lesões pós-morte irregulares e extensas em tecidos moles e desmembramentos de apêndices esqueléticos.
( ) Insetos cujas fêmeas adultas ovipõem em animais vivos e os imaturos se desenvolvem como parasitas alimentando-se de tecidos vivos produzindo miíases em humanos.
( ) Díptero de cor verde-dourada, com espiráculo protorácico branco e frequentemente associado com as fases iniciais da decomposição cadavérica.
( ) Insetos conhecidos por infestar diferentes tipos de alimentos produzidos a partir de cereais, em especial o trigo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Atualmente os métodos mais utilizados para a estimativa de Intervalo Pós-Morte Entomológico empregam os cálculos de Grau-Dia Acumulado (GDA) e Grau-Hora Acumulado (GHA), pois eles diminuem o peso das diferenças de temperatura entre as diferentes regiões. Em uma localidade do Rio Grande do Sul, insetos da espécie Chrysomya albiceps presentes em um cadáver levaram 20 dias para se desenvolver da incubação do ovo até a emergência do adulto a uma temperatura média de 23ºC e uma temperatura limiar de 13ºC. Se pudermos utilizar o GDA inferido nesse primeiro caso para analisar um outro caso de morte violenta, similar ao anterior, envolvendo o mesmo inseto e a mesma temperatura limiar, em uma outra localidade no estado de Mato Grosso, cuja temperatura média do período foi de 33ºC, provavelmente, quantos dias seriam estimados de IPM, considerando o intervalo de tempo entre a incubação do ovo até a emergência do adulto e ignorando outros fatores que por ventura pudessem influenciar o desenvolvimento do inseto?
A toxicologia ambiental é uma área da química forense cada vez mais demandada nas unidades periciais Brasileiras, visto que, embora exista uma legislação ambiental abrangente, a fiscalização ainda é muito deficiente. Nesse contexto, a contaminação por metais pesados é uma das que mais traz riscos à saúde. Em relação à contaminação e intoxicação por metais pesados, assinale a alternativa INCORRETA.
Os métodos de triagem, presuntivos e confirmatórios, para amostras biológicas, são importantes ferramentas para nortear o fluxo de amostras do local do crime para o Laboratório de Biologia Forense e deste para o Laboratório de DNA. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O teste do luminol é um dos testes presuntivos para sangue com maior sensibilidade, chegando a detectar uma parte de sangue em 10 milhões, mas, apesar da sensibilidade, esse teste não é específico para sangue, podendo reagir com outras substâncias apresentando fluorescência.
( ) Os testes de triagem para sêmen mais utilizados atualmente se baseiam na presença de traços de PSA (Antígeno Prostático Específico) em amostras questionadas. O princípio do teste é baseado na capacidade do PSA de catalisar a hidrólise de fosfato orgânico em meio ácido, ocasionando uma mudança de cor na solução.
( ) O teste presuntivo de cor para presença de sangue mais utilizado nas unidades periciais Brasileiras é o teste da benzidina ou Kastle-Meyer.
( ) Os testes imunocromatográficos para sangue humano são extremamente sensíveis e fatores como a antiguidade, putefração e contaminação por sedimento ou micro-organismos não costumam afetar os resultados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Espectroscopia Raman vem sendo utilizada na Criminalística em vários países e em Instituições como FBI e Polícia Israelense, com diversas aplicações potenciais em toxicologia (entorpecentes, toxicantes, medicamentos), identificação de gemas, pigmentos, falsificações de documentos, incluindo cédulas, grafoscopia, obras de arte, identificação da natureza de amostras biológicas em local de crime, comparação de microvestígios de colisões em acidentes veiculares, entre outras aplicações. Essa metodologia tem como principais vantagens a rapidez, sensibilidade e o fato de não utilizar reagentes e ser não destrutiva. Assinale a alternativa correta sobre a Espectroscopia Raman.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a cocaína.
Em relação ao processamento de amostras forenses nos modernos Laboratórios de Genética Forense, assinale a alternativa correta.
Cada vez mais o perito criminal depende de equipamentos e da tecnologia para realizar exames que possibilitem a produção de uma prova técnica robusta e conclusiva que forneça elementos relevantes para o esclarecimento da verdade real em casos criminais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos equipamentos empregados nas diferentes áreas da Biologia Forense.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...