Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os Transtornos Alimentares apresentados no DSM-V são compostos pelos seguintes quadros clínicos:
I. Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo.
II. Anorexia Nervosa.
III. Pica.
IV. Transtorno de Compulsão alimentar.
V. Bulimia Nervosa.
VI. Transtorno de Ruminação.
São diagnósticos mutuamente excludentes de maneira que, durante um único episódio, apenas um desses diagnósticos pode ser atribuído:

    A) Apenas I, III e VI.

    B) Apenas I, II, IV e V.

    C) Apenas I, II, IV, V e VI.

    D) I, II, III, IV, V e VI.

Sobre o Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) e suas manifestações neuropsiquiátricas, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O LES é uma doença inflamatória crônica que afeta múltiplos órgãos, incluindo o SNC, em média de 50% dos casos, sendo mais comum em mulheres (9:1) principalmente negras, com pico entre 25 e 45 anos.

    B) As síndromes depressivas, ansiosas e maníacas são frequentes. A psicose ocorre em até 8% dos casos, com aumento do risco de morte. A psicose lúpica cursa com delírios e alucinações, sobretudo auditivas.

    C) O manejo das manifestações psiquiátricas deve ser sintomático, com preferência pelos ISRSs e antipsicóticos em baixas doses, sendo a risperidona o que se tem maior experiência.

    D) A grande maioria dos pacientes com LES está em uso de corticoides, que podem causar também síndromes psiquiátricas, principalmente em doses mais elevadas. A abordagem mais adequada para diferenciar a causa desses sintomas seria, em um primeiro momento, reduzir a dose de corticoides.

Uma mulher com 50 anos, não tabagista, apresenta queixas de boca seca e de queimação, secura, prurido e sensação de corpo estranho ocular, que pioram no decorrer do dia ou durante a leitura. Sendo confirmada a Síndrome de Sjögren primária, analise as seguintes assertivas sobre essa doença e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A prevalência de manifestações extraglandulares inclui artralgias, artrite e Fenômeno de Raynaud.
( ) O exame físico pode revelar uma mucosa oral seca, atrofia das papilas filiformes no dorso da língua e, na maioria dos pacientes, redução das glândulas parótidas.
( ) O timoma é uma manifestação bem conhecida dessa síndrome, em geral, na fase tardia da doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) V – F – V.

    C) V – F – F.

    D) F – V – V.

    E) F – F – F.

Analise as seguintes assertivas a respeito de Bioética ou do Código de Ética Médica (CEM):
I. O consentimento informado inclui uma discussão sobre a informação que um paciente sensato desejaria saber acerca de sua enfermidade, dos planos de diagnóstico e de tratamento e seus riscos e benefícios, uma avaliação do entendimento do paciente e a aceitação ou rejeição do paciente, por livre e espontânea vontade, para que o consentimento seja válido.
II. O médico deve trabalhar ativamente para eliminar a discriminação na assistência médica, seja aquela relacionada com raça, gênero, condição socioeconômica, etnia, religião ou qualquer outra categoria social, em respeito ao princípio de justiça.
III. Como norma diceológica, o CEM estabelece que, no processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

O médico, para reduzir ou eliminar o seu grau de incerteza, utiliza os testes diagnósticos em situações clínicas diversas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A razão de verossimilhança ou razão de probabilidades diagnósticas é a probabilidade de ocorrência de um resultado de um teste em pessoas com a doença, dividida pela probabilidade do mesmo resultado em pessoas não doentes.

    B) A curva ROC (Receiver Operator Characteristic) é uma forma de expressar graficamente a relação entre a sensibilidade e a especificidade. Para construí-la, deve-se plotar a taxa de verdadeiros positivos (sensibilidade) contra a taxa de verdadeiros negativos (especificidade).

    C) A precisão de um teste, também designada como confiabilidade ou reprodutibilidade, é a extensão em que medidas de um fenômeno estável, repetidas por pessoas e instrumentos diferentes, em momentos e lugares diferentes, alcançam resultados semelhantes.

    D) Quanto maior a área sob a curva ROC, maior a acurácia de um teste, por isso os testes com maior poder discriminativo apresentam curvas cujos pontos se concentram no canto superior esquerdo dessa curva.

    E) A probabilidade pós-teste ou valor preditivo é a probabilidade de ocorrência da doença ou de sua ausência, tendo-se os resultados de um teste.

Um paciente com 65 anos, institucionalizado há mais de seis meses em clínica geriátrica, em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, vem fazendo uso de fluoroquinolona durante os últimos 15 dias. Apresenta quadro atual de diarreia intensa, fezes mucoides, febre e dor abdominal. Na forte suspeita clínica de colite pseudomembranosa causada pelo bacilo gram-positivo Clostridium difficile, em situação em que não há disponibilidade para o exame rápido de fezes para diagnóstico ou de testes com reação em cadeia da polimerase (PCR), pode-se recomendar a descontinuidade do uso desse antimicrobiano, isolamento de contato e terapia empírica com:

    A) Cloroquina e tinidazol.

    B) Metronidazol ou vancomicina.

    C) Bismuto e tinidazol.

    D) Vitamina D e azitromicina

    E) Azitromicina e mebendazol.

Uma paciente com 32 anos apresenta queixas de fadiga, mais acentuada ao final do dia, além de diplopia e ptose palpebral. Para avaliar a eficácia de seu tratamento para miastenia gravis e os efeitos colaterais induzidos por fármacos, analise os seguintes testes clínicos que podem ser úteis, assinalando C, se corretos e úteis, ou I, se incorretos e inúteis.
( ) Tempo até o aparecimento de ptose palpebral durante o olhar para cima.
( ) Dinamometria quantitativa dos músculos dos membros, em especial dos músculos proximais.
( ) Capacidade vital forçada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) C – C – C.

    B) C – C – I.

    C) C – I – I.

    D) I – C – I.

    E) I – I – C.

Analise as seguintes assertivas a respeito das complicações transfusionais:


I. A púrpura pós-transfusional é uma complicação frequente, caracterizada pela ocorrência repentina de trombocitopenia, embora os pacientes raramente apresentem sangramento espontâneo em membranas mucosas ou epistaxe.


II. A febre, a taquicardia e a dispneia acompanhadas de infiltrações intersticiais e alveolares bilaterais e difusas observadas nas imagens de radiografia são uma complicação ameaçadora à vida, decorrente da lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão.


III. A maioria das reações transfusionais hemolíticas agudas é devido a erros cometidos durante o processamento do sangue, seja à beira do leito do paciente ou no banco de sangue.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

A respeito da interpretação do eletrocardiograma (ECG) e das doenças ou condições associadas, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A elevação da onda T, apiculada e assimétrica, ocorre frequentemente com hipertrofia ventricular, miocardiopatias, hipopotassemia e lesão vascular encefálica, principalmente hemorragias intracranianas.

    B) O bloqueio de ramo esquerdo é frequentemente um indicador de condições subjacentes associadas a maior risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares: cardiopatia hipertensiva, valvulopatia aórtica, miocardiopatia e doença arterial coronariana.

    C) O prolongamento do intervalo QT corrigido ocorre na hipocalcemia.

    D) Existe variabilidade dos padrões de ECG na isquemia aguda do miocárdio, entre elas, se inclui a isquemia transmural sem infarto, com elevações transitórias do segmento ST ou normalização paradoxal da onda T, algumas vezes seguidas por inversões da onda T.

    E) A sobrecarga atrial esquerda produz uma onda P bifásica em V1, com o componente negativo alargado ou onda P alargada.

Os antidepressivos são ferramentas importantes no tratamento dos transtornos mentais mais prevalentes da população, entre eles, a depressão. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas sobre os inibidores seletivos de recaptação da serotonina:
I. A fluoxetina tem meia-vida curta e não pode ser interrompida mesmo em doses mais altas, além de aumentar o apetite nos primeiros meses de uso.
II. O escitalopram não deve ser prescrito em pessoas usando múltiplos medicamentos, devido à sua ação de elevada interação medicamentosa.
III. A paroxetina tem ação anti-histamínica e anticolinérgica e se constitui em opção para pacientes inapetentes e insones.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...