Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pacientes anticoagulados podem necessitar de cirurgias de urgência e emergência. Em relação à reversão da anticoagulação, analise as seguintes assertivas: I. Idarucizumabe foi aprovado na dose de 5 g 2x para reversão da dabigatrana. II. Adexanet Alfa reverteu a ação dos anticoagulantes anti Xa em 90%. III. Plasma fresco congelado deve ser usado em todos os sangramentos graves. Quais estão corretas?
O estudo DAPT criou um escore em que podemos identificar pacientes que podem ter estendida a antiagregação dupla por mais de 12 meses. Qual dos critérios abaixo está presente no DAPT escore?
A) Idade acima de 60 anos.
B) Diâmetro do stent < 2 mm.
C) Stent eluído com paclitaxel.
D) Angioplastia em bifurcação.
E) Cirurgia de revascularização miocárdica prévia.
Em pacientes com indicação de anticoagulacão por fibrilação atrial não valvar e que necessitem algum procedimento coronariano percutâneo, qual a alternativa correta?
A) Durante a angioplastia, o procedimento deve ser preferencialmente femural.
B) A utilização de NOACs só tem preferência em pacientes que irão implantar um stent.
C) Se optado por varfarin, deve-se manter o RNI próximo a 3,0.
D) Prasugrel está contraindicado nessa situação.
E) Podemos utilizar clopidogrel ou ticagrelor como opção de antiagregante.
São recomendações de ecocardiograma pré-operatório em pacientes que serão submetidos à cirurgia: I. De baixo risco e história de sopro cardíaco. II. De baixo risco e história de troca valvar prévia. III. De risco moderado e sem história de insuficiência cardíaca. IV. De risco moderado e infarto há mais de 2 anos. Quais estão INCORRETAS?
Paciente masculino, 76 anos, diabético, tabagista, chega à emergência com dor torácica tipo anginosa, início há 2h e eletrocardiograma compatível supradesnível do segmento ST em parede inferior. Esse paciente deve receber, na chegada: I. Enoxaparina 30 mg IV. II. Clopidogrel 600 mg VO. III. AAS 300mg VO. Quais estão corretas?
No manejo da descompensação de um paciente com insuficiência cardíaca com FE reduzida, devemos prescrever: I. Diurético endovenoso na dose equivalente ou o dobro das doses orais utilizadas. II. Monitorização da função renal, redução da ingesta hídrica e controle dos eletrólitos com frequência diária. III. Em pacientes hipertensos, vasodilatadores endovenosos como o nitroprussiato podem ser associados. Quais estão corretas?