Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente grávida de 30 semanas com diabetes gestacional e hipertensão é acompanhada na maternidade no setor de alto risco, mas mensalmente ela é vista e examinada pelo médico da UBS, o qual observou que as glicemias estão bastante alteradas, como também sua pressão. Observou-se que tanto a glicemia quanto a pressão não estão sendo controladas apenas com dieta. Qual seria a melhor e mais segura conduta para esta paciente?

    A) Insulina/atenolol.

    B) Metformina/atenolol.

    C) Insulina /metildopa.

    D) Metformina/atenolol.

    E) Glibenclamida/hidroclorotiazida.

Uma mulher de 60 anos foi admitida no hospital com quadro de pneumonia. Ela não havia realizado nenhum atendimento médico nos últimos 24 meses e negava história prévia de diabetes. Nos exames laboratoriais, a glicemia ao acaso foi de 350 mg/d1. Nas 24h seguintes à glicemia capilar, permaneceu 200 e 210 em jejum e 200 e 300 pós refeições. Além de modificar a dieta e tratar a pneumonia, qual seria a conduta adequada?

    A) Iniciar insulina basal para manter glicemia entre 80 e 140mg/dl.

    B) Iniciar insulina regular para manter glicemia entre 80 e 140mg/dL.

    C) Iniciar hipoglicemiante oral para manter glicemia entre 80 e 140 mg/dL.

    D) Iniciar insulina basal e insulina de ação rápida para manter glicemia entre 80 e 140mg/dL.

    E) Iniciar insulina basal e insulina de ação rápida para manter glicemia entre 140 e 180mg/dL.

Paciente de 30 anos procura o ginecologista por apresentar amenorreia, galactorreia bilateral, queda de cabelo. Foi solicitado uma ressonância magnética e não mostrou alteração e uma prolactina de 60ng/mL (VR: 2,8 – 29,2 ng/mL). Marque a alternativa que apresenta o exame que pode revelar um achado anormal:

    A) Nível de TSH.

    B) Mamografia.

    C) Densitometria Óssea.

    D) Biópsia endometrial.

    E) Dopamina.

Paciente de 15 anos, G1P0A0, com 35 semanas de gestação, é acompanhada no ambulatório de alto risco por ser diagnosticada com hipertensão na gestação. Foi internada queixando-se de cefaleia, dor epigástrica, pontos luminosos, com PA de 150X90 mmHg e proteinúria de 2+ medida por tira reagente. Foi internada com diagnóstico de pré-eclâmpsia. Recebeu sulfato de magnésio, e desenvolveu rubor e fadiga. Passou a questionar o uso da medicação, mas o médico explica a necessidade do uso, que é para prevenir convulsões que podem complicar e levar à morte. A paciente pergunta: como as convulsões, associadas à pré-eclâmpsia, podem causar à morte? Qual a alternativa que responde CORRETAMENTE à paciente?

    A) Insuficiência renal.

    B) Infarto do miocárdio.

    C) Anormalidades eletrolíticas.

    D) Aspiração.

    E) Hemorragia intracerebral.

Os parasitas que causam o ciclo de loss são:

    A) Taenia saginata, Hymenopolis nana e Toxocara canis.

    B) Ascaris lumbricoides, Toxocara canis e Taenia Solium.

    C) Ancylostoma duodenale, Strongyloides stercoralis e Ascaris lumbricoides.

    D) Diphyllobothrium sp, Enterobius vermiculares e Toxocara canis.

    E) Strongyloides stercoralis, Hymenopolis nana e Taenia saginata.

O sopro de Graham-Steell está presente em qual patologia?

    A) Insuficiência aórtica.

    B) Doença reumática em atividade.

    C) Endocardite infecciosa.

    D) Insuficiência pulmonar.

    E) Estenose mitra.

Paciente masculino, 40 anos, foi levado para o cardiologista pela sua esposa o mesmo não apresentava qualquer histórico clínico pregresso e não fazia uso de medicações de rotina. Durante o exame, foi verificado sua PA igual a 150X 80; diante disso, o cardiologista solicitou monitorização ambulatorial da pressão arterial. Retorna com o resultado desse exame o qual mostrou comportamento normal da pressão arterial durante a vigília e atenuação do descenso noturno. Marque a alternativa que melhor apresenta a descrição desse quadro:

    A) Dislipidemia.

    B) Hiperaldosteronismo primário.

    C) Hipertensão mascarada.

    D) Apneia obstrutiva do sono.

    E) Uso de benzodiazepínicos para indução do sono.

Paciente de 85 anos, F, foi levada pelos filhos a um geriatra. Apresentando dor no baixo ventre, confusão mental aguda, irritabilidade e sonolência. Realizado exame clínico e laboratorial, é constatado um quadro de delirium hipoativo secundário a uma infecção urinária com desidratação e elevação da ureia sérica de 45 para 90mg/dL. Diante desse quadro, marque a alternativa que apresenta a conduta CORRETA:

    A) Iniciar o antibiótico e hidratação via oral, evitar antipsicóticos.

    B) Fazer a hidratação por via intradérmica, iniciar quetiapina por via oral em dose baixa e aguardar urocultura para iniciar antibiótico.

    C) Iniciar antibiótico e hidratação intravenosos, aplicar haloperidol intramuscular e repetir os exames laboratoriais em 24h.

    D) Transferir a paciente para um hospital, fazer hidratação intravenosa agressiva e evitar antibióticos e antipsicóticos.

    E) Transferir a paciente para um hospital para a realização de tomografia de crânio e indicar UTI para fazer uma hidratação mais segura.

Em relação à semiologia da ausculta cardíaca, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A manobra de Handgrip aumenta a intensidade do sopro da insuficiência mitral.

    B) A manobra de Rivero-Carvallo ajuda a diferenciar o sopro da insuficiência tricúspide do sopro da insuficiência mitral.

    C) A manobra de valsalva aumenta a intensidade do sopro do prolapso da valva mitral.

    D) A manobra de valsalva aumenta a intensidade de todos os sopros cardíacos.

    E) O sopro da estenose pulmonar aumenta de intensidade com a manobra de Rivero-Carvallo.

Na Síndrome Coronariana Aguda (SCA), ocorre um desequilíbrio entre oferta e consumo de oxigênio e de nutrientes nas células miocárdicas. Em relação ao tratamento anti-isquêmico da SCA, é INADEQUADA a seguinte afirmação:

    A) Os antagonistas dos canais de cálcio (ACC) não devem ser utilizados para tentar controlar sintomas isquêmicos refratários em pacientes já em uso de nitratos e betabloqueadores em doses adequadas.

    B) O ACC podem ser usados para tentar controlar sintomas isquêmicos refratários em pacientes que não toleram o uso de betabloqueadores e nitratos, e no caso de angina vasoespástica.

    C) Os nitratos promovem vasodilatação e aumento da circulação colateral coronariana, além de inibirem a agregação plaquetária.

    D) Os Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECA) e os Antagonistas da Aldosterona são utilizados nos pacientes com SCA que evoluem com disfunção ventricular esquerda (DVE).

    E) Os Bloqueadores dos Receptores A1 da Angiotensina II são utilizados nos pacientes com SCA que evoluem com DVE, hipertensão arterial e diabetes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...