Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao tratamento da hipertensão arterial no Diabetes melito, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A combinação de hipotensores não deve ser colocada como alternativa no tratamento inicial do hipertenso diabético.

    B) Existem evidências científicas de que o tratamento farmacológico tem um maior impacto na redução da pressão arterial no diabético do que no hipertenso sem diabetes.

    C) O principal benefício da terapia anti-hipertensiva advém da redução da pressão arterial per se, independentemente da classe do anti-hipertensivo utilizado.

    D) Não existem evidências consistentes dos benefícios dos Bloqueadores do Receptor da Angiotensina (BRA) para diabéticos com proteinúria (macro ou micro).

    E) Independentemente da idade e da presença ou não de doença renal crônica em diabéticos, a meta de pressão arterial atualmente sugerida é < 130 x 85mmHg.

São circunstâncias clínicas em que a realização da Ressonância Magnética Cardíaca é permitida, EXCETO:

    A) Fragmentos metálicos nos olhos.

    B) Stents coronarianos.

    C) Fios de marcapasso epicárdico.

    D) Fios de sutura no esterno.

    E) Endoprótese na aorta.

Configura-se indicação Classe IIb de Ecocardiograma no atleta, conforme a Diretriz Brasileira das Indicações de Ecocardiografia:

    A) Atletas com histórico familiar de cardiopatias genéticas.

    B) Todo atleta profissional assintomático.

    C) Atletas com alteração basal no ECG/Holter.

    D) Atletas com exame físico alterado.

    E) Crianças e adolescentes que realizarão atividade física fortemente competitiva, mesmo que não profissionais.

Conforme a VII Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, em relação à Hipertensão Arterial (HA) e condições clínicas associadas, considere as assertivas a seguir:
I- A associação de HA e Diabetes melito dobra o risco cardiovascular e tem aumentada a prevalência de HA. II- Na presença de disglicemia, os medicamentos preferencias para início de tratamento da HA na Síndrome Metabólica são os bloqueadores do sistema renina-angiotensina-aldosterona e os bloqueadores dos canais de cálcio. III- No Ataque Isquêmico Transitório, o déficit neurológico é restabelecido dentro de 12 horas, sem sequelas clinicamente detectáveis.
Marque a alternativa com a(s) assertiva(s) CORRETA(S):

    A) II apenas

    B) I e III apenas.

    C) I e II apenas.

    D) II e III apenas.

    E) I, II e III .

Nos últimos anos testemunhamos o desenvolvimento das terapias não farmacológicas das arritmias. Em relação ao tratamento farmacológico das arritmias, é INAPROPRIADO afirmar que:

    A) O Verapamil está indicado na síndrome de Wolff-Parkinson-White.

    B) Os Betabloqueadores são úteis no tratamento das arritmias das canalopatias genéticas (síndrome do QT longo congênito e Taquicardia Ventricular (TV) catecolaminérgica).

    C) A xilocaína pode ser usada para tratar a TV sustentada sem repercussão hemodinâmica na fase aguda do infarto do miocárdio.

    D) Nenhum antiarrítmico (com exceção dos betabloqueadores) reduz a mortalidade global de pacientes cardiopatas com arritmias cardíacas.

    E) A terapia híbrida (dispositivos eletrônicos ou ablações por cateter + antiarrítmicos) é cada vez mais frequente e necessária.

Em relação aos fatores de risco do Escore de Rassi para estratificação de risco na doença de Chagas, coloque (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos:
( ) Sexo feminino. ( ) Cardiomegalia à radiografia do tórax. ( ) Anormalidade segmentar ou global ao ecocardiograma. ( ) Taquicardia ventricular não sustentada. ( ) QRS de baixa voltagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, F, V, F e V.

    B) F, V, F, V e F.

    C) V, F, V, V e V

    D) V, V, F, V e F.

    E) F, V, V, V e V.

Em relação ao tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC), NÃO se pode afirmar que:

    A) O estudo RALES documentou que bloquear a aldosterona com a Espironolactona em pacientes com IC avançada reduz significativamente a sua morbimortalidade.

    B) A Ivabradina deve ser prescrita para pacientes em doses otimizadas de betabloqueadores e com frequência cardíaca maior que 70bpm, estando ou não em ritmo sinusal.

    C) A análise dos dados do estudo CIBIS III mostra que os pacientes que receberam 50% ou mais da dose-alvo do inibidor da ECA tiveram mortalidade menor que os tratados com doses inferiores aos 50% da dose-alvo.

    D) O estudo SHIFT documentou a eficácia da Ivabradina em adição ao tratamento convencional no tratamento da IC, promovendo uma redução de 18% na mortalidade cardiovascular e na taxa de hospitalizações por IC.

    E) A prescrição de nitrato e Hidralazina está indicada para os casos em que ocorre piora da função renal durante o tratamento da IC.

A Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito (DAVD) é uma anormalidade caracterizada por substituição lenta e progressiva do músculo cardíaco por tecido fibrogorduroso. Sobre a DAVD, assinale a alternativa que apresenta informações INAPROPRIADAS:

    A) A análise genética é útil nas famílias com DAVD, pois torna possível estabelecer o diagnóstico da doença entre membros assintomáticos da mesma família.

    B) É responsável por muitos casos de morte súbita em jovens e atletas.

    C) O tratamento da DAVD inclui medicamentos antiarrítmicos, ablação por cateter, CDI e cirurgias em casos selecionados.

    D) A biópsia miocárdica é feita na maioria dos casos e possui alta sensibilidade.

    E) Os principais métodos utilizados para o diagnóstico são o ECG, ECGAR, Ecocardiograma e Ressonância Magnética Cardíaca.

As alterações fisiopatológicas da Cardiomiopatia (CMP) Restritiva são decorrentes das paredes rígidas que dificultam o enchimento ventricular. Sobre a CMP Restritiva, considere as assertivas a seguir:
I- Em algumas regiões da Índia, África, América do Sul e Central, a Endomiocardiofibrose é a forma mais prevalente. II- O estudo hemodinâmico é uma boa forma de diferenciar CMP Restritiva de Pericardite Constrictiva. III- A CMP Restritiva Idiopática é uma entidade rara, caracterizada por padrão restritivo hemodinâmico na ausência de alterações endomiocárdica, pericárdicas ou de cardiopatias específicas.
Marque a alternativa com a(s) assertiva(s) CORRETA(S):

    A) III apenas.

    B) II apenas.

    C) I, II e III.

    D) I apenas.

    E) I e III apenas.

Uma secundigesta está, há 2 horas, em período expulsivo. Apresenta-se com 5 contrações uterinas de 60 segundos em 10 minutos, bolsa amniótica íntegra, apresentação cefálica no plano +2 de De Lee em OET e batimentos cardiofetais normais. A conduta indicada neste caso é:

    A) ocitocina intravenosa.

    B) interrupção via alta.

    C) fórceps de Simpson.

    D) fórceps de Kielland.

    E) amniotomia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...