Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das intoxicações ocupacionais, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Acerca do caso hipotético anterior, alguns anos após a implantação da ESF na comunidade de Vila Feliz, a prefeitura da cidade de Toledo de Pádua julgou necessário avaliar o impacto da estratégia nos indicadores de saúde da população, além de programar os investimentos na atenção à saúde nos próximos anos. Para tal, fez-se necessária a análise de variáveis demográficas e epidemiológicas da comunidade, assim como das modificações dessas variáveis ao longo dos anos.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A taxa de mortalidade é um dado importante na avaliação do impacto dos serviços de saúde em determinada população, entretanto deve-se analisar essa taxa tendo-se em vista o perfil da população, como a idade média e a prevalência das principais patologias.Primigesta, 30 anos de idade, 37 semanas de gestação, é encaminhada à emergência obstétrica em estado pós-ictal. O esposo refere que a paciente teve convulsão em casa, que ela sempre foi saudável, sem problemas de saúde, que não faz uso de medicações e que o pré-natal transcorreu sem anormalidades até então. Ao exame, pressão arterial de 170 mmHg x 110 mmHg, altura uterina de 35 cm, tônus uterino normal, ausência de contrações, batimentos cardiofetais de 140 bpm.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Cesariana de emergência deve ser indicada, antes que ocorram novas crises convulsivas.Em um dia normal de trabalho, médicos de família e comunidade atendem a muitos casos diferentes. Certa manhã, determinado médico atendeu a quinze pacientes, entre os quais se encontravam os seguintes: (1) uma criança de cinco anos de idade com suspeita de abuso sexual, trazida pela mãe; (2) um idoso de sessenta e seis anos de idade, tabagista, com diabetes melito (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS); (3) uma mulher de vinte e três anos de idade, estudante universitária, que não tomava banho havia uma semana; (4) um bebê de uma semana de vida (5) e sua mãe, puérpera, para consulta normal; (6) um adolescente de dezessete anos de idade, com rolha de cera; (7) uma idosa de setenta e um anos de idade, com diabetes melito (DM) e obesa, com úlcera no membro inferior esquerdo, (8) e sua filha, e cuidadora, de quarenta e nove anos de idade, que não dormia regularmente havia um mês.
Considerando esses casos clínicos, julgue os itens a seguir.
Ao paciente 2, o médico poderá indicar a nortriptilina, a segunda linha de tratamento medicamentoso do tabagismo.Auxiliar administrativa, cuja função é basicamente digitação de documentos, 37 anos, há 8 anos na função, iniciou quadro de parestesia em 2° e 3° quirodáctilos da mão esquerda, há cerca de dois meses. Canhoteira, evoluiu com edema e dor na região, agravada ao final do turno do trabalho. Percebeu agravamento também ao segurar uma caneta fina. Para atenuar a dor, referiu sacudir vigorosamente a mão afetada. Também fazia uso de anti-inflamatórios não esteroides nos momentos de maior crise. Ao exame físico, observou-se a presença de sinal de Phalen na região referida. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada nesse caso?
Considere hipoteticamente que, como parte da implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na cidade de Toledo de Pádua, foi planejada a implantação de postos do Programa Saúde da Família (PSF) na comunidade de Vila Feliz, que conta com aproximadamente 8 mil habitantes, assim como a criação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) na região central da cidade de Toledo de Pádua.
Considerando a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e os conhecimentos de epidemiologia, julgue os itens a seguir.
Os Nasf são locais para atendimento médico especializado, como atendimento cardiológico e endocrinológico.Primigesta, 30 anos de idade, 37 semanas de gestação, é encaminhada à emergência obstétrica em estado pós-ictal. O esposo refere que a paciente teve convulsão em casa, que ela sempre foi saudável, sem problemas de saúde, que não faz uso de medicações e que o pré-natal transcorreu sem anormalidades até então. Ao exame, pressão arterial de 170 mmHg x 110 mmHg, altura uterina de 35 cm, tônus uterino normal, ausência de contrações, batimentos cardiofetais de 140 bpm.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A vitalidade fetal e o rastreamento de síndrome Hellp devem ser avaliados.Em um dia normal de trabalho, médicos de família e comunidade atendem a muitos casos diferentes. Certa manhã, determinado médico atendeu a quinze pacientes, entre os quais se encontravam os seguintes: (1) uma criança de cinco anos de idade com suspeita de abuso sexual, trazida pela mãe; (2) um idoso de sessenta e seis anos de idade, tabagista, com diabetes melito (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS); (3) uma mulher de vinte e três anos de idade, estudante universitária, que não tomava banho havia uma semana; (4) um bebê de uma semana de vida (5) e sua mãe, puérpera, para consulta normal; (6) um adolescente de dezessete anos de idade, com rolha de cera; (7) uma idosa de setenta e um anos de idade, com diabetes melito (DM) e obesa, com úlcera no membro inferior esquerdo, (8) e sua filha, e cuidadora, de quarenta e nove anos de idade, que não dormia regularmente havia um mês.
Considerando esses casos clínicos, julgue os itens a seguir.
Como a paciente 5 necessita de consulta normal, ela deverá retornar em outro dia, uma vez que, pelo princípio do acesso, ela deve ceder a sua vez a outras pessoas.Medicina - Clínica Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2017
As doenças abaixo cursam com anemia hemolítica, EXCETO:
Primigesta, 30 anos de idade, 37 semanas de gestação, é encaminhada à emergência obstétrica em estado pós-ictal. O esposo refere que a paciente teve convulsão em casa, que ela sempre foi saudável, sem problemas de saúde, que não faz uso de medicações e que o pré-natal transcorreu sem anormalidades até então. Ao exame, pressão arterial de 170 mmHg x 110 mmHg, altura uterina de 35 cm, tônus uterino normal, ausência de contrações, batimentos cardiofetais de 140 bpm.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Sulfato de magnésio intravenoso deve ser administrado, para prevenção de novas convulsões, e hidralazina intravenosa para a crise hipertensiva.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...