Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito ao estadiamento e ao tratamento dos casos suspeitos de dengue, julgue os itens subsequentes. Pacientes do sexo masculino, em idade adulta, com hematócrito de 50%, plaquetas de 100.000/mm3 e leucócitos de 900/mm3 devem ser imediatamente encaminhados para tratamento hospitalar em unidade de terapia intensiva.
Um estudante de doze anos de idade, morador de zona urbana, foi levado a um hospital por apresentar, havia duas semanas, febre alta predominantemente noturna , acompanhada de anorexia e astenia. A mãe do paciente relatou que, no início da sintomatologia, o filho tinha apresentado sintomas como náuseas e vômitos, e, nas duas últimas semanas, vinha recusando-se a andar devido a queixas de dores nas costas, que, segundo o garoto, se irradiavam para as pernas. Por fim, a mãe informou que antes de o filho apresentar esses sintomas, ele esteve em zona rural, alimentando-se de leite de cabra cru. Ao exame físico, o paciente apresentou discreta hepatomegalia dolorosa e dor à palpação da região sacroilíaca.
Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
No caso em consideração, entre as principais hipóteses diagnósticas incluem-se brucelose, febre tifoide e esquistossomose.Homem de 66 anos, internado em CTI por choque séptico abdominal, evolui com episódio agudo de supradesnível do segmento ST nas derivações de parede anterior. Curva de marcadores de necrose miocárdicos discretamente positiva. Ecocardiograma transtorácico revela acinesia da parede apical do ventrículo esquerdo. Paciente foi encaminhado à cineangiocoronariografia que não evidenciou lesões coronarianas obstrutivas. O ecocardiograma foi repetido alguns dias após, e estava dentro dos padrões de normalidade.
Tais achados são compatíveis com:
Paciente com a MENOR probabilidade em ser diagnosticado com demência é o que apresenta
Paciente de 55 anos apresenta quadro clínico arrastado de surgimento de coloração bronzeada de pele, hiperglicemia, sinais de hepatopatia com nódulo no fígado e nível elevado de alfafetoproteína. Além disso, há evidência de insuficiência cardíaca, dores articulares e perda ponderal.
O diagnóstico mais provável é
Antimicrobianos são utilizados em diversas situações clínicas, como medida de prevenção secundária, ou como tratamento quimioprofilático. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Em caso de epidemia de cólera, para evitar a propagação da doença, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda que se faça quimioprofilaxia em todos os contatantes, por meio do antibiótico tetraciclina, seguindo-se o esquema de 1 g do medicamento, via oral, em dose única.
Um paciente de vinte anos de idade compareceu a uma unidade básica de saúde informando apresentar, havia três meses, tosse e chiados no peito os quais vêm se agravando progressivamente. Esse quadro tem se manifestado em associação com rinorreia e prurido nasal. O exame físico mostrou edema de cornetos nasais e sibilos expiratórios em ambas as regiões infraescapulares.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Sibilos expiratórios indicam gravidade do processo e demandam que o paciente seja encaminhado para serviço de emergência.Um estudante de doze anos de idade, morador de zona urbana, foi levado a um hospital por apresentar, havia duas semanas, febre alta predominantemente noturna , acompanhada de anorexia e astenia. A mãe do paciente relatou que, no início da sintomatologia, o filho tinha apresentado sintomas como náuseas e vômitos, e, nas duas últimas semanas, vinha recusando-se a andar devido a queixas de dores nas costas, que, segundo o garoto, se irradiavam para as pernas. Por fim, a mãe informou que antes de o filho apresentar esses sintomas, ele esteve em zona rural, alimentando-se de leite de cabra cru. Ao exame físico, o paciente apresentou discreta hepatomegalia dolorosa e dor à palpação da região sacroilíaca.
Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Se, no caso em questão, o diagnóstico de brucelose for confirmado, o tratamento mais indicado para o paciente incluirá doxiciclina, na dose de 2 mg/kg, associado à rifampicina, na dose de 10 mg/kg, administrados a cada doze horas, durante quarenta e dois dias.Paciente de 70 anos DPOC grave, com frequentes exacerbações da doença pulmonar e história de retirada recente do corticóide é trazido à emergência por queda do estado geral. Família nega alteração do padrão respiratório ou do aspecto do escarro. Na admissão, PA 84 X 40mmHg; FC 96 bpm; SatO2 91%; FR 24 irpm; Hb 13mg/dL; Ht 39%; Leucócitos 10000 (0/20/0/0/0/42/30/8); Plaquetas 322 mil; Ureia 40; Creatinina 1,1mg/dL; Sódio 130; Potássio 5,9; HGT 70mg/dL.
A causa mais provável para o quadro clínico da paciente é:
Na escala de coma de Glasgow, as melhores respostas motoras com padrão de decorticação, descerebração e retirada inespecífica, têm as seguintes pontuações, respectivamente,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...