Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem de 25 anos apresenta quadro recente de peté quias em membros inferiores.
Nega uso de quaisquer medicamentos. Exceto o quadro cutâneo, o restante do exame físico é normal. A única alteração laboratorial é a contagem de plaquetas de 15.000/mm3. Anti-HIV e fator antinuclear negativos. Apesar de receber prednisona houve queda das plaquetas para 3.000/mm3 e surgimento de sangramento mucoso, gengivorragia, epistaxe volumosa e hematúria. Neste momento a conduta mais adequada é administrar
Antimicrobianos são utilizados em diversas situações clínicas, como medida de prevenção secundária, ou como tratamento quimioprofilático. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Um paciente de sessenta e dois anos de idade, com diagnóstico de estenose aórtica grave e secundária à válvula aórtica bicúspide, capaz de tomar medicações orais, será submetido à extração de dois elementos dentários. Assertiva: Nesse caso, devido à idade do paciente, à gravidade da valvulopatia e à extensão do procedimento dentário, recomenda-se uma profilaxia para endocardite infecciosa, por meio do uso de amoxicilina, na dose de dois gramas ao dia (500 mg a cada seis horas), por via oral, dois dias antes e dois dias após a data do procedimento dentário.
Um paciente de vinte anos de idade compareceu a uma unidade básica de saúde informando apresentar, havia três meses, tosse e chiados no peito os quais vêm se agravando progressivamente. Esse quadro tem se manifestado em associação com rinorreia e prurido nasal. O exame físico mostrou edema de cornetos nasais e sibilos expiratórios em ambas as regiões infraescapulares.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Para que se confirme o diagnóstico desse paciente, deverá ser realizado o teste de espirometria.Uma criança de quatro anos de idade, residente na zona periurbana de uma cidade com graves problemas de saneamento básico, deu entrada na emergência de um pronto-socorro. Durante o atendimento, a mãe relatou que a filha vinha apresentando, havia um mês, febre intermitente, e que, nesse período, a menina havia emagrecido e estava apática. No exame físico, o médico observou que a criança estava desnutrida e apresentava anemia, sopro cardíaco e hepatoesplenomegalia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, se forem realizados exames adicionais e os resultados desses exames apresentarem hematócrito de 25%, 2.500 leucócitos/mm3, 970 neutrófilos, 100.000 plaquetas/mm3, albumina 2,5 g/dL e globulinas 4,2 g/dL, a criança deverá ser submetida à punção de medula óssea para pesquisa de formas promastigotas de Leishmania no esfregaço do material aspirado.Paciente de 66 anos em investigação há 1 ano de alterações cognitivas flutuantes, evolui nos últimos meses com tremor de repouso, rigidez, disautonomia e alucinações visuais.
O diagnóstico mais provável é:
A droga, dentre outras, mais recomendada para profilaxia de enxaqueca em uma paciente que apresenta epilepsia e tem índice de massa corporal de 32 kg/m2 é
Mulher de 35 anos apresenta cansaço e dispneia há 2 semanas. Está descorada e ictérica. A hemoglobina é de 6,5 g/dL, há aumento marcante dos níveis de bilirrubina indireta e DHL. A eletroforese de hemoglobina é normal e detectou-se a presença de anticorpos frios.
Os achados mais prováveis são:
Com relação a distúrbios das glândulas paratireoides, julgue os itens subsequentes. O hiperparatireoidismo primário pode estar presente nas síndromes genéticas, como na neoplasia endócrina múltipla (NEM) tipo 1, que, por envolver as paratireoides, se diferencia da NEM tipo 2.
Um paciente de vinte anos de idade compareceu a uma unidade básica de saúde informando apresentar, havia três meses, tosse e chiados no peito os quais vêm se agravando progressivamente. Esse quadro tem se manifestado em associação com rinorreia e prurido nasal. O exame físico mostrou edema de cornetos nasais e sibilos expiratórios em ambas as regiões infraescapulares.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os sintomas apresentados pelo referido paciente e o exame do nariz dão margem ao diagnóstico de rinite alérgica.Uma criança de quatro anos de idade, residente na zona periurbana de uma cidade com graves problemas de saneamento básico, deu entrada na emergência de um pronto-socorro. Durante o atendimento, a mãe relatou que a filha vinha apresentando, havia um mês, febre intermitente, e que, nesse período, a menina havia emagrecido e estava apática. No exame físico, o médico observou que a criança estava desnutrida e apresentava anemia, sopro cardíaco e hepatoesplenomegalia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso em consideração, diagnósticos diferenciais que devem ser investigados são esquistossomose, endocardite bacteriana e doença linfoproliferativa.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...