Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da dor torácica, queixa comum nos serviços de urgência e emergência, julgue os itens a seguir. O eletrocardiograma de 12 derivações, além de V3R, V4R, V7 e V8, deve ser realizado, o mais breve possível, em paciente com dor torácica. Se, na interpretação do eletrocardiograma de um paciente, forem encontrados complexos QRS maiores ou iguais a 120 milissegundos com morfologia Qs ou rS em V1 com ausência de Q em D1, V5 ou V6, o diagnóstico sugerido deverá ser o de bloqueio de ramo esquerdo.
Julgue os itens seguintes, relativos às doenças de acometimento comum na população. A sinovite é um achado comum nos pacientes portadores de dengue.
Com relação aos problemas que acometem o nariz, a boca e a garganta de crianças, julgue os itens seguintes. Situação hipotética: Uma criança de cinco anos de idade, com histórico de ronco e apneia ao dormir, apresentou, em radiografia do cavum orofaríngeo, redução acentuada da coluna aérea por hipertrofia das adenoides. Assertiva: Nesse caso, essa criança deverá ser submetida a adenoidectomia.
O Regulamento de Benefícios da Previdência Social, em seu Anexo II, apresenta uma Relação de Doenças Relacionadas ao Trabalho Lista B que foi baseada nos agentes ou fatores de risco de natureza ocupacional (Lista A). A partir da tabela abaixo, relacione as patologias neuropsiquiátricas com o fator de risco correspondente.
A sequência correta entre a doença e o fator de risco ocupacional correspondente é:
Em um adulto jovem com febre, mal-estar, conjuntivite, coriza e tosse, o achado de lesões esbranquiçadas puntiformes na mucosa oral oposta aos dentes molares, pratica mente define o diagnóstico de
A respeito da dor torácica, queixa comum nos serviços de urgência e emergência, julgue os itens a seguir. Dado útil no direcionamento da conduta médica, a classificação do tipo de dor torácica divide-se em A, B, C e D, sendo que a do tipo A é dor definitivamente não anginosa e a do tipo D é uma dor cuja característica indica ao avaliador a certeza do diagnóstico de síndrome coronariana, independentemente do resultado dos exames complementares.
Julgue os itens seguintes, relativos às doenças de acometimento comum na população. O diagnóstico de rinite é essencialmente clínico.
Com relação aos problemas que acometem o nariz, a boca e a garganta de crianças, julgue os itens seguintes. Situação hipotética: Uma criança de três anos de idade foi levada ao hospital pela mãe, que relatou ao médico que a criança estava com febre de 39 ºC havia dois dias e apresentava um aumento de volume no lado direito, abaixo da mandíbula. A mãe referiu ainda que, até o início do quadro, a criança estava bem e alimentava-se normalmente. Seu esquema vacinal estava completo. No exame físico, o médico palpou uma massa de 2 cm de diâmetro, móvel, dura e dolorosa no gânglio abaixo da mandíbula da criança. Assertiva: Nesse caso, deve-se proceder à exérese da massa com realização de biópsia, para afastar o diagnóstico de doença maligna.
Um técnico de enfermagem do trabalho se acidenta durante a realização de um procedimento para aplicação de injeção, com exposição a material biológico sangue de um trabalhador soropositivo.
Em relação aos procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde nas situações em que haja indicação da quimioprofilaxia, é correto afirmar que:
Um homem de 44 anos é internado para tratamento de pneumonia adquirida na comunidade. Está recebendo ceftriaxona e em 24 horas detecta-se a presença de antígeno de Legionella na urina. A conduta mais efetiva será
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...