Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da lesão renal aguda (LRA), que consiste na redução rápida da função renal e se caracteriza pela redução na taxa de filtração glomerular, e de suas diversas etiologias, julgue os itens subsecutivos. A ativação do sistema nervoso simpático e do sistema renina-angiotensina-aldosterona e a liberação de vasopressina e endotelina-1, entre outras consequências, promovem a proteção renal pelo fato de minimizar a lesão glomerular.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Respiração de Kussmaul associada aos achados apresentados na gasometria arterial indicam a presença de acidose respiratória.Um lactente de quatro meses de idade cronológica, nascido prematuro de vinte e nove semanas gestacionais, apresentou, durante o inverno, febre, tosse e dificuldade respiratória nos últimos três dias antes de ser levado por sua mãe à emergência pediátrica. A mãe relatou que a criança nunca havia apresentado um episódio semelhante a esse. O calendário vacinal mostrou que a criança recebeu duas doses da vacina antipneumocócica decavalente, porém não recebeu palivizumabe. O exame físico da criança mostrou desidratação, taquipnéia, retração intercostal e sibilos inspiratórios e expiratórios. O resultado do hemograma solicitado pelo médico revelou hematócrito de 40%, concentração de hemoglobina de 13 g/dL, 9.000 leucócitos/mm3, 55% de linfócitos, 34% de neutrófilos, 2% de eosinófilos, 1% de basófilos, 8% de monócitos, 340.000 plaquetas/mm3. O médico solicitou radiografia de tórax da criança, cuja imagem é apresentada na figura.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Beta-adrenérgico, corticoide e antibiótico devem fazer parte do arsenal terapêutico inicial.A respeito da glomerulonefrite membranosa, é correto afirmar que:
Nas intoxicações moderadas e graves por monóxido de carbono todos pacientes devem receber
A respeito da lesão renal aguda (LRA), que consiste na redução rápida da função renal e se caracteriza pela redução na taxa de filtração glomerular, e de suas diversas etiologias, julgue os itens subsecutivos. A dosagem da creatinina sérica pode ser influenciada por diversos fatores, o que faz com que esse marcador não se correlacione precisamente com a taxa de filtração glomerular.
Julgue os itens seguintes, relativos às doenças de acometimento comum na população. A amigdalectomia está indicada como procedimento profilático da febre reumática.
Um lactente de quatro meses de idade cronológica, nascido prematuro de vinte e nove semanas gestacionais, apresentou, durante o inverno, febre, tosse e dificuldade respiratória nos últimos três dias antes de ser levado por sua mãe à emergência pediátrica. A mãe relatou que a criança nunca havia apresentado um episódio semelhante a esse. O calendário vacinal mostrou que a criança recebeu duas doses da vacina antipneumocócica decavalente, porém não recebeu palivizumabe. O exame físico da criança mostrou desidratação, taquipnéia, retração intercostal e sibilos inspiratórios e expiratórios. O resultado do hemograma solicitado pelo médico revelou hematócrito de 40%, concentração de hemoglobina de 13 g/dL, 9.000 leucócitos/mm3, 55% de linfócitos, 34% de neutrófilos, 2% de eosinófilos, 1% de basófilos, 8% de monócitos, 340.000 plaquetas/mm3. O médico solicitou radiografia de tórax da criança, cuja imagem é apresentada na figura.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso, a pneumonia bacteriana não configura um diagnóstico diferencial, pois se trata do primeiro episódio de dificuldade respiratória com broncoespasmo. Além disso, a radiografia do tórax não mostra áreas de atelectasia ou condensação.Mulher de 45 anos, portadora de hipotireoidismo, com história familiar de anemia, queixa-se de astenia e dispneia progressivas. Nega febre ou emagrecimento. Hb 7,0g/dL; Ht 21%; Leucócitos 3.500 /mm³; VCM 115 fl; plaquetas 120 mil/mm³; BT 2,8 mg/dL; BD 0,4mg/dL; LDH 1500g/dL; Reticulócitos corrigidos 2,0%.
A etiologia mais provável para a anemia dessa paciente e os exames que auxiliariam no diagnóstico são:
Um homem de 39 anos, obeso, em uso de losartana, hidroclorotiazida e metformina procura o ambulatório médico de sua empresa com dor intensa, eritema e edema na articulação metatarso-falangeana do hálux esquerdo. Refere saber que seu ácido úrico é elevado e que teve episódio semelhante há cerca de 1 ano. Nesse momento NÃO se recomenda o uso de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...