Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere às políticas públicas de saúde mental da infância e adolescência, julgue os itens subsequentes.
Nos centros de atenção psicossocial infanto-juvenis (CAPSi), os atendimentos de transtornos de maior prevalência na infância e adolescência, como os transtornos hipercinéticos e os transtornos ansiosos, devem ser priorizados.
Texto para as questões de 57 a 60
Uma paciente assintomática, com sessenta e dois anos de idade, portadora de diabetes melito tipo 2 (DM2), diagnosticada havia um ano, retornou ao ambulatório para consulta de rotina após seis meses de sua última visita. Possuía antecedentes de hipertensão arterial, dislipidemia e sedentarismo. Não apresentava cardiopatia estrutural nem aterosclerose significativa. Relatou tratamento não farmacológico, por meio de dieta para o diabetes e dislipidemia, além de uso de atenolol 50 mg ao dia como forma terapêutica da hipertensão arterial. No exame físico, apresentou índice de massa corpórea (IMC) de 31 kg/m2, circunferência abdominal de 102 cm, pressão arterial de 152 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas) e frequência cardíaca de 64 bpm. Apresentou, ainda, os seguintes resultados de exames laboratoriais: triglicerídios de 161 mg/dL; colesterol total de 270 mg/dL; HDL colesterol de 50 mg/dL; LDL colesterol de 188 mg/dL; glicemia de jejum de 148 mg/dL; glicemia pós-prandial de 132 mg/dL e hemoglobina glicada (A1C) de 7,6%. O eletrocardiograma e os demais exames laboratoriais de rotina estavam normais.Para rastreamento de possíveis complicações da situação dessa paciente, o exame indicado é
a angiorressonância de artérias carótidas.
o teste de tolerância oral a glicose.
a dosagem de microalbuminúria em amostra isolada de urina.
a dosagem de proteína C reativa ultrassensível.
a cintilografia de perfusão miocárdica.
Mulher de 59 anos, 65 Kg, DPOC Gold IV, é internada no CTI por pneumonia comunitária grave em ventilação mecânica. Apresenta, ao exame físico, sibilos bilaterais, SPO2 86%, sudorese profusa e grande esforço respiratório. PA 95 x 55 mmH, FC 135 bpm, FR 40 irpm, sem vasopressores. Acoplada ao ventilador em modo assisto-controlado com Vt 650 ml, PEEP 4 cmH2O, FiO2 45%, pressão pico 49 cmH2o e pressão platô 35 cmH2O. Gasometria arterial revela pH 7.10, pO2 56, pCO2 90, SO2 87%. RX do tórax evidencia pulmões hiperinsulados, e curvas de mecânica pulmonar mostram sinais de hiperinsulação mecânica. Após ajustes na sedação e terapia broncodilatadora, não se observou melhora do quadro. Os ajustes na ventilação mecânica que melhor se aplicariam ao caso em questão são:
Em relação à artrite reumatoide (AR), julgue os itens seguintes. A AR é caracterizada pelo comprometimento simétrico da membrana sinovial das pequenas e das grandes articulações periféricas e, com maior frequência, pelo envolvimento das mãos e dos pés, resultando em deformidade irreversível e limitação funcional.
No que se refere às políticas públicas de saúde mental da infância e adolescência, julgue os itens subsequentes.
A educação especial e a saúde mental representam os setores que se destacam no desenvolvimento de ações de prevenção e de promoção de saúde e na identificação de casos nos quais as intervenções precoces podem reverter ou evitar o agravamento dos problemas mentais.
Um paciente de vinte e um anos de idade procurou o serviço de atenção primária à saúde e relatou quadro de mialgia, prostração intensa, febre não mensurada, cefaleia e náuseas havia uma semana. Despertou por causa de dor abdominal intensa e contínua, seguida de um episódio de vômito. Apresentou, ainda, preocupação por causa das notícias de epidemia de dengue em sua cidade. Quando levantou da cadeira em direção à maca, para ser examinado, apresentou tontura. No exame físico, o paciente apresentou-se com exantemas nos membros superiores, regular estado geral, corado, desidratado ++/4 e anictérico, sendo sua temperatura axilar de 38,9 ºC, pressão arterial (deitado) de 98 mmHg × 62 mmHg e frequência cardíaca de 112 bpm. Demonstrou, também, dor à palpação profunda do abdome, principalmente em hipocôndrio direito com ruídos hidroaéreos presentes, ausência de visceromegalias, sem dor à descompressão brusca e com submacicez à percussão de flanco direito. Os demais sistemas não apresentavam alterações.
Com base no quadro clínico descrito, assinale a opção correta a respeito do procedimento recomendado para condução desse caso.Dosagem de albumina sérica e transaminases, hemograma completo e radiografia de tórax devem ser solicitados.
É recomendado administrar líquidos por via oral num total de 80 mL/kg/dia, sendo 1/3 com solução salina e os 2/3 restantes com ingestão de líquidos caseiros.
A notificação desse caso é facultativa.
É recomendado o uso de corticoide em dose única para prevenção da púrpura trombocitopênica idiopática.
A solicitação laboratorial de sorologia para dengue é dispensável.
Homem de 75 anos é admitido com queixa de febre, expectoração amarelada e sonolência há 48 horas. Evolui com rebaixamento do sensório. Realizada intubação orotraqueal, reposição volêmica, coleta de culturas e antimicrobianos. Após 6 horas, apresentava-se oligúrico. A próxima conduta será:
Em relação à artrite reumatoide (AR), julgue os itens seguintes. O fator de necrose tumoral é uma potente citocina inflamatória expressa em grandes quantidades no soro e no líquido sinovial de indivíduos com AR, que promove a liberação de outras citocinas inflamatórias e estimula a produção de proteases.
Julgue os itens a seguir, acerca do abuso físico e sexual de crianças e adolescentes.
Casos de voyeurismo, de produção de fotos pornográficas e de exibicionismo que envolvam crianças não configuram abuso sexual, visto que neles não se estabelece contato físico com a vítima.
Texto para as questões 54 e 55
Uma paciente, com vinte e seis anos de idade, procurou um posto de saúde com tosse acompanhada de eliminação de secreção amarelada havia três semanas, associada a febre de 37,8 ºC vespertina, sudorese noturna e perda de peso. O exame físico não apresentou alterações.Ainda com base no quadro clínico relatado, se confirmado o diagnóstico de tuberculose, a doença pode ser classificada como
extrapulmonar.
primoinfecção.
primária.
pós-primária.
latente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...