Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da fisiopatologia do diabetes melito tipo 2, considere as seguintes assertivas:
I. Existe uma íntima relação entre a obesidade e a resistência insulínica em todos os grupos étnicos, todas as idades e em ambos os sexos.
II. A gordura intra-abdominal está diretamente mais relacionada à resistência insulínica. Essa gordura é mais lipolítica que a gordura subcutânea, possivelmente pelo maior número de receptores adrenérgicos.
III. Elevações dos ácidos graxos livres podem predizer a progressão de intolerância à glicose para diabetes melito.
IV. Na resistência insulínica ocorre aumento dos níveis do fator de necrose tumoral α (TNFα). Este pode determinar aumento da ativação do substrato do receptor de insulina tipo 1 (IRS1) e da fosfatidil-inositol 3 quinase (PI 3-quinase).
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II e IV.
Todas as assertivas.
Um paciente apresenta-se com sinais e sintomas de choque. Seus parâmetros hemodinâmicos são os seguintes: a) débito cardíaco reduzido; b) resistência vascular periférica diminuída; c) pressão venosa central diminuída. Qual das situações abaixo pode explicar esse quadro?
Anafilaxia por medicamento.
Hemorragia aguda.
Sepse
Pneumotórax
Insuficiência cardíaca direita e esquerda.
Para um paciente com tomografia de crânio normal, que iniciou quadro de hemiplegia direita súbita, com empastamento de fala e desvio de rima labial há 1 hora, qual é a conduta terapêutica hospitalar mais adequada nas primeiras horas?
Trombólise com alteplase se não houver contraindicações e controle pressórico.
Tratamento suportivo sem trombólise, medidas para profilaxia de TVP e antiagregante plaquetário.
Trombólise com estreptoquinase se não houver contraindicações e controle pressórico.
Heparinização plena e controle pressórico visando níveis abaixo de 120X80 mmHg.
Craniotomia descompressiva profilática e antiarrítmicos.
Um paciente internado reclama de tosse seca, ora produtiva com expectoração mucosa e eventual hemoptoico. Apresenta-se magro e com sudorese noturna. O exame do tórax revela estertores grossos bibasais e um sopro cavitário em região escapular esquerda. Seus sinais vitais estão normais. Refere tabagismo crônico e tratamento, durante a juventude, para tuberculose no Sanatório da Lapa.
Pode-se avaliar esse caso da seguinte forma:
O padrão clássico da TB pós-primária é a cavidade, única ou múltipla, em média com cerca de 2 cm de diâmetro, localizada preferencialmente nos segmentos basais e dorsais.
O PPD deve ser realizado, pois identifica a tuberculose doença (ativa) e, assim, a medicação pode ser instituída precocemente.
Os primeiros exames a serem solicitados são a radiografia de tórax e a pesquisa de BAAR no escarro, que tem elevado valor preditivo positivo na região de Curitiba (> 95%), mas baixa sensibilidade (40-60%).
Considerar que o hemoptoico e a tosse seca são sequelas da doença da juventude (tuberculose residual sintomático) e uma radiografia de tórax é suficiente.
Como tabagista crônico, deve-se pensar em DPOC e neoplasia de pulmão. Uma citologia de escarro pode fornecer o diagnóstico de tuberculose e neoplasia.
Com relação à classificação dos tipos de dor, relacione a 1ª coluna com a 2ª.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
IV, I, III, II
II, I, III, IV
III, IV, II, I
I, II, III, IV
IV, III, I, II
Em relação às vacinas de rotina indicadas por faixa etária no PNI, assinale a alternativa correta.
Febre Amarela: 1 dose a cada 10 anos.
Tríplice Viral: 1ª dose aos 4 anos.
Vacina Oral Poliomielite: 1ª dose aos 4 meses.
BCG: 2ª dose aos 4 meses.
A Epidemiologia tem como objetivo o estudo de fatores que determinam a frequência e a distribuição de doenças nas coletividades humanas. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Para a realização da Epidemiologia, utiliza-se as variáveis: pessoa, lugar e tempo. ( ) Para a Vigilância Epidemiológica - VE é importante verificar se as doenças apresentam uma distribuição espacial particular que poderia indicar a presença nessas áreas, de fatores que facilitam ou dificultam o aparecimento de casos. ( ) Para que o aumento na incidência da doença seja considerado epidemia, é necessário que haja um aumento brusco, temporário e estatisticamente significativo desta.V/ V/ F
V/ F/ V
F/ F/ F
F/ V/ F
V/ V/ V
Estimar a frequência em que as doenças ocorrem na população é um dos objetivos da epidemiologia. As medidas de frequência são definidas a partir de dois conceitos epidemiológicos: incidência e prevalência. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
Nos estudos epidemiológicos, a dimensão do tempo pode ser medida tendo como referência diferentes eventos na vida de cada indivíduo.
A prevalência expressa com que frequência surgem novos casos de uma doença em determinado tempo.
A incidência indica o número de casos de uma doença em determinado momento.
Podem ser expressas como frequências absolutas e relativas. Sendo as absolutas mais comuns quando se quer comparar populações.
Apenas a incidência inclui conceitos de mortalidade, letalidade e sobrevida.
O tratamento inicial do choque hipovolêmico requer a rápida expansão do volume sanguíneo intravascular circulante e intervenções para controlar as eventuais perdas existentes. Nessa situação,
2/ 3/ 1
1/ 3/ 2
3/ 2/ 1
2/ 1/ 3
3/ 1/ 2
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...