Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os elementos utilizados para diagnóstico da tuberculose, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A segunda amostra de escarro deve ser coletada pela manhã, após escovar os dentes. ( ) A primeira amostra de escarro deve ser coletada em jejum. ( ) A cultura para o M. tuberculosis é indicada para os suspeitos de tuberculose pulmonar negativos ao exame direto do escarro.F/ F/ V
V/ F/ V
V/ V/ V
F/ F/ F
F/ V/ F
São sintomas e sinais sugestivos utilizados para diagnosticar a tuberculose pulmonar, excet
tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais.
febre vespertina.
sudorese noturna.
astenia.
aumento de peso.
Sobre a hanseníase, analise as assertivas abaixo.
I. O tratamento Poliquiometerápico padrão é contraindicado em casos de gravidez e aleitamento. II. A rifampicina pode interagir com anticoncepcionais orais, potencializando sua ação. III. Em crianças com peso inferior a 30kg, deve-se ajustar a dose de acordo com o peso. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
O tratamento da hanseníase é ambulatorial, utilizando-se os esquemas terapêuticos padronizados. Para adultos em casos Multibacilares, devem ser utilizadas Rifampicina, Dapsona e Clofazimina. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a dosagem adequada.
Rifampicina: dose mensal de 700g (2 cápsulas de 350 mg), com administração supervisionada.
Dapsona: dose mensal de 200mg, com administração autoadministrada.
Dapsona: dose mensal de 200mg, com administração autoadministrada. (C) Clofazimina: dose mensal de 400mg, com administração autoadministrada.
Dapsona: dose diária de 200mg, com administração supervisionada.
Clofazimina: dose diária de 50mg, autoadministrada.
Considera-se um caso de hanseníase a pessoa que apresenta um ou mais sinais cardinais e que necessita de tratamento poliquimioterápico. Em relação à hanseníase , assinale a alternativa incorreta.
Lesões e/ou áreas da pele com alteração de sensibilidade.
Acometimento de nervos periféricos, com ou sem espessamento, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.
O diagnóstico de caso de hanseníase é exclusivamente clínico.
A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.
A classificação operacional do caso de hanseníase, visando definir o esquema de tratamento com poliquimioterapia, é baseada no número de lesões cutâneas.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A vacinação em viajantes deve ser iniciada pelo menos de ____________ dias antes da viagem, tempo necessário para gerar resposta imunológica. Deve-se observar, ainda, que a vacinação em esquema de mais de uma dose quase sempre requer intervalo superior a ______ dias para a conclusão. Portanto, sempre que possível, estes programas devem ser iniciados de forma que se complete o esquema de vacinação antes da viagem. A possibilidade de esquemas acelerados deve ser avaliada quanto à eficácia e necessidade de doses extras.10 a 15/ 30,60
5 a 10/ 20, 40
7 a 10/ 30, 40
20 a 30/ 50, 60
12 a 24/ 40, 60
Em relação à vacinação de soropositivos, analise as assertivas abaixo.
I. Quando o soropositivo estiver com a imunidade muito baixa, ele não deve receber vacinas compostas por bactérias ou vírus vivos. II. Vacina contra hepatite B: deve ser tomada somente quando indicada pelo médico. III. Vacina contra a bactéria causadora da meningite (Haemophilus influenzae tipo b): a resposta é pouco eficiente nos estádios precoces da infecção pelo HIV. IV. Vacina contra a gripe A H1N1 (gripe suína): deve ser tomada somente quando indicada pelo médico. É correto o que se afirma emII e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
Com relação à Tuberculose, marque a alternativa INCORRETA:
Qualquer órgão pode ser atingido pela tuberculose, mais frequentemente pulmões, gânglios linfáticos, pleura, laringe, rins, cérebro e ossos. Apenas cerca de 10% das pessoas infectadas adoecem, mais da metade delas durante os dois primeiros anos após a infecção, e o restante ao longo da vida.
Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose em qualquer fase da vida. Isso acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos sob controle, permitindo que eles se multipliquem rapidamente.
Algumas condições que debilitam o sistema imunitário podem contribuir para o adoecimento pela tuberculose como, por exemplo: Infecção pelo HIV; diabetes; tratamento prolongado com corticosteroides; terapia imunossupressora; doenças renais crônicas; neoplasias; desnutrição proteico-calórica.
Pesquisas recentes apontam que a propagação do bacilo da tuberculose não está associada às condições de vida da população, uma vez que ele é extremamente resistente à ventilação constante e a luz solar direta, sendo que transmissão ocorre, geralmente, em ambientes abertos.
A raiva é uma virose quase sempre letal ao homem. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. A respeito desta doença, analise as assertivas abaixo.
I. Deve-se vacinar animais domésticos e capturar os animais de rua, pois estes podem portar a doença. II. O soro antirrábico é utilizado no tratamento pós-exposição à doença. III. Deve-se aplicar a vacina antirrábica em animais sadios a partir do terceiro mês de vida, ou em filhotes de mães vacinadas a partir dos seis meses. A dose tem que ser repetida anualmente. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Quanto às manifestações clínicas da Anemia Falciforme, marque a alternativa INCORRETA:
A Crise de Sequestro Esplênico Agudo (SEA) é a segunda causa mais comum de morte em crianças menores de 5 anos de idade. A etiologia é desconhecida, contudo, infecções virais parecem preceder à maioria dos episódios.
A Síndrome Torácica Aguda se manifesta com dor torácica, tosse, dispneia, hipoxemia, prostração e alteração radiológica recente do tórax. Por ser uma manifestação corriqueira e de baixo grau de gravidade deve receber tratamento domiciliar.
O priapismo pode ocorrer na doença falciforme em todas as faixas etárias, sendo mais frequente após os 10 anos de idade.
As infecções nesses pacientes são frequentes e, geralmente, graves. Constituem causa importante de mortalidade (principalmente em crianças) e, por isso, merecem atenção especial. Os patógenos mais frequentes são as bactérias encapsuladas, sendo o pneumococo responsável por mais de 70% das infecções.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...