Questões sobre Clínica Geral

Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente do sexo feminino, de trinta e cinco anos de idade, com baixa condição socioeconômica, habitante de moradia sem saneamento básico adequado, vinha evoluindo havia dez dias com anorexia, dor no quadrante superior direito do abdome, febre, adinamia e diarreia. Ao ter sido admitida no serviço de pronto-socorro, realizou exames laboratoriais e de imagem. Apresentava anemia, leucocitose (14.000/mL), bilirrubinas normais e elevação das transaminases e da fosfatase alcalina. O exame físico demonstrou fígado aumentado de tamanho. A ultrassonografia abdominal evidenciou a presença de abscesso hepático único de 7 cm × 8 cm no segmento VI, com conteúdo homogêneo e hipoecoico, apresentando cápsula espessa.

Com relação ao caso clínico descrito, julgue os itens subsecutivos.

As manifestações clínicas, os exames laboratoriais e o aspecto da ultrassonografia sugerem tratar-se de abscesso hepático piogênico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as características dos estudos epidemiológicos, numere a coluna da direita de acordo com os tipos de delineamento apresentados na coluna da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 4, 1, 2, 4, 3, 1
  • B. 2, 1, 1, 3, 4, 2
  • C. 2, 4, 1, 3, 2, 3
  • D. 1, 3, 4, 1, 1, 2

No que se refere ao tratamento antimicrobiano e à resistência antimicrobiana, assinale a opção correta.

  • A. No tratamento da Klebsiella pneumoniae produtora de carbamapenemase (KPC), a utilização de carbapenêmicos, em monoterapia ou terapia combinada, não integra o rol dos antibióticos recomendados para o tratamento da KPC.
  • B. A ausência de critério para definição de infecção viral ou bacteriana, devido à dificuldade de exame complementar para virologia, contribui para a resistência antimicrobiana.
  • C. No tratamento de bactérias multidrogarressistentes, todos os antimicrobianos utilizados devem ser de amplo espectro.
  • D. A existência de Staphylococcus aureus resistente à vancomicina; de Klebsiella pneumoniae produtora de carbamapenemase (KPC) resistente à colistina; e de Enterococcus spp resistente à vancomicina demonstram que a resistência bacteriana ocorre associada a antibióticos de amplo espectro.
  • E. Entre as causas de desenvolvimento de resistência antimicrobiana inclui-se a utilização de antibióticos na agricultura.

Chega ao consultório um paciente de 35 anos de idade, do sexo masculino, pedreiro. É tabagista ativo e não apresenta outras comorbidades. A queixa principal é abaulamento na virilha. Durante o exame físico, identifica-se protrusão na região inguinal direita, redutível. O restante do exame físico é normal.

Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A hérnia inguinal indireta é a mais comum, independentemente do sexo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente do sexo feminino, de trinta e cinco anos de idade, com baixa condição socioeconômica, habitante de moradia sem saneamento básico adequado, vinha evoluindo havia dez dias com anorexia, dor no quadrante superior direito do abdome, febre, adinamia e diarreia. Ao ter sido admitida no serviço de pronto-socorro, realizou exames laboratoriais e de imagem. Apresentava anemia, leucocitose (14.000/mL), bilirrubinas normais e elevação das transaminases e da fosfatase alcalina. O exame físico demonstrou fígado aumentado de tamanho. A ultrassonografia abdominal evidenciou a presença de abscesso hepático único de 7 cm × 8 cm no segmento VI, com conteúdo homogêneo e hipoecoico, apresentando cápsula espessa.

Com relação ao caso clínico descrito, julgue os itens subsecutivos.

A abordagem inicial mais adequada seria a administração de antibioticoterapia. Na falha do tratamento clínico, uma opção seria realizar punção guiada por ultrassonografia ou tomografia computadorizada de abdome.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um médico atende uma criança de 2 anos, moradora de um bairro periférico da capital, que apresenta tosse, broncoespasmo, chiado no peito e febre. Diagnosticou pneumonia eosinofílica (síndrome de Loeffler), prescreveu anti-helmíntico e recomendou à mãe que utilizasse sintomáticos para a febre como medida adicional. Nesse mesmo dia, no plantão em um hospital privado da cidade, esse mesmo médico atende outra criança de 2 anos, moradora de um condomínio de alto nível sócio-econômico, com quadro clínico semelhante. Considerou alta a probabilidade de bronquiolite bacteriana e, por essa razão, hospitalizou a criança, prescrevendo antibióticos e hidratação venosa. Que parâmetro de validade do exame clínico amparou o médico em sua decisão terapêutica da criança da periferia?

  • A. Sensibilidade
  • B. Especialidade
  • C. Valor preditivo negativo
  • D. Valor preditivo positivo

Uma paciente, de vinte e sete anos de idade, foi admitida em unidade de terapia intensiva com queimaduras de 2.º e 3.º graus na face, nas pernas, no abdome e nas mãos, as quais afetaram 35% de área da superfície corporal. Ela necessitou de suporte ventilatório, durante quatro semanas, devido a queimaduras provocadas por inalação, e foi submetida a cirurgias reparadoras, tendo permanecido internada por quinze semanas. Nesse interstício, em que precisou usar vários cateteres centrais, a paciente apresentou febre persistente e, por isso, foram removidos os dispositivos invasivos prévios e solicitados exames de cultura de bactéria e ecocardiograma. Em razão do estado febril persistente, administrou-se piperacilina tazobactam na paciente, a qual já estava sendo submetida, durante o tratamento, a diferentes esquemas antibióticos. O resultado da cultura da ponta do cateter retirado da veia jugular interna esquerda revelou a presença de Candida albicans. O ecocardiograma transesofágico revelou a presença de estrutura longa e eco-densa, aderente à veia cava superior, com estruturas móveis aderentes à extremidade auricular direita, sugestivas de vegetações. Após a análise desses resultados, administrou-se voriconazol endovenoso e, após três dias, a febre da paciente cessou.

Nesse caso clínico,

  • A. a duração de tratamento dessa paciente pode variar devido ao local de acometimento do agente infeccioso e ao risco de embolização séptica.
  • B. a referida paciente não necessitará, após a alta hospitalar, de profilaxia antibiótica em procedimentos cirúrgicos odontológicos.
  • C. o quadro da referida paciente indica que há mais de um fator de risco para o principal diagnóstico.
  • D. a utilização de medicamentos da classe dos azois, como o fluconazol, é contraindicada para tratar este tipo de Candida.
  • E. o tempo de tratamento da paciente em questão dependerá do resultado negativo da cultura para o fungo previamente isolado.

Paciente do sexo feminino, de quarenta e cinco anos de idade, teve pelo menos três episódios de pneumonia nos últimos cinco anos. Nos dois primeiros episódios, houve necessidade de internação hospitalar por, no mínimo, dez dias. Nos últimos seis meses, a paciente passou a apresentar astenia, perda de peso, febre recorrente, tosse crônica com eliminação de bastante secreção esverdeada e hemoptise. Foi realizada tomografia computadorizada de tórax na paciente, e o resultado do exame revelou dilatação bronquial e bronquiectasia sacular difusa do segmento lobar inferior direito. O tratamento clínico desde então indicado à paciente não logrou melhora expressiva, havendo ainda recorrência dos sintomas. Em vista disso, a equipe médica reuniu-se para discutir a possibilidade de submeter a paciente a cirurgia.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A decisão de submeter a paciente a tratamento cirúrgico seria inadequada, visto que a doença afeta apenas um segmento pulmonar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios para a hierarquização das evidências que suportam a tomada de decisões clínicas na medicina atual, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Prioridade para a pesquisa em seres humanos, em especial aquelas com desfechos clínicos de significância para o paciente e para a sociedade.

( ) Valorização do número de participantes e do rigor metodológico no delineamento da pesquisa.

( ) Importância da capacidade de estimar o potencial impacto das condutas clínicas e sua aplicabilidade à prática futura.

( ) Destaque para a homogeneidade dos estudos, propiciando a combinação de seus resultados em análise estatística apropriada e, consequentemente, modificando a conclusão de estudos primários.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, V, F
  • B. F, F, F, V
  • C. V, V, V, V
  • D. F, F, F, F

Uma paciente com dezenove anos de idade procurou atendimento médico por apresentar, havia cinco dias, quadro de cefaleia holocraniana e vômitos. A paciente revelou que não havia feito viagens recentes e que não possuía comorbidades prévias. No exame físico, ela apresentou-se com estado geral regular; eupneica; afebril; anictérica e acianótica; FC = 94 bpm; PA = 116 mmHg × 79 mmHg; e FR = 17 irpm. O exame cardiovascular revelou ausculta cardíaca normal, com bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros e íctus cardíaco palpável e sem frêmitos. O exame pulmonar da paciente mostrou murmúrio vesicular presente bilateralmente, sem ruídos adventícios. Os exames do aparelho digestório mostraram plano, ruídos adventícios presentes, flácido com hepatomegalia levemente dolorosa. Observou-se também linfonodomegalia cervical, levemente dolorosa à palpação. Os membros inferiores da paciente estavam sem edemas. O resultado do exame clínico neurológico foi normal. A paciente teve de ser internada. Após três dias de internação, seu quadro clínico evoluiu com mialgia difusa, febre, diarreia líquida, hemorragia subconjuntival e exantema petequial difuso, predominante na face, no tórax e nas áreas sob pressão de suas roupas. Os resultados dos exames laboratoriais revelaram plaquetopenia, neutrofilia, com desvio à esquerda, e aumento das aminotransferases. No quarto dia de internação, observou-se aumento progressivo das bilirrubinas e, a partir desse dia, constatou-se que a paciente estava ictérica. Ainda durante o período de internação, a paciente apresentou alterações do coagulograma e epistaxe. Os médicos, então, prescreveram como terapêutica para a paciente hidratação endovenosa e plasma fresco congelado. No décimo dia de internação, ela apresentou melhora gradual da icterícia e da função hepática. No segmento ambulatorial, a paciente mostrou-se completamente assintomática. Os resultados das sorologias para hepatite A, hepatite B (anti-Hbc total e IgM), hepatite C, rubéola, sarampo, vírus EB (antiVCA), citomegalovírus, HIV (vírus da imunodeficiência adquirida) e toxoplasmose foram todos negativos.

Considerando-se esse caso clínico, é correto afirmar que

  • A. as manifestações clínicas são suficientes para descartar, nesse caso, infecções provocadas por chikungunya e zika vírus.
  • B. o uso de antibioticoterapia é contraindicado no tratamento dessa paciente.
  • C. a complicação decorrente da doença principal é, no Brasil, mais frequente na faixa etária da paciente em questão.
  • D. a doença dessa paciente é transmitida no Brasil por meio de dois vetores principais, ambos insetos.
  • E. a base do tratamento dessa paciente deve ser o suporte clínico e a utilização de hemoderivados.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...