Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo feminino, de quarenta e cinco anos de idade, teve pelo menos três episódios de pneumonia nos últimos cinco anos. Nos dois primeiros episódios, houve necessidade de internação hospitalar por, no mínimo, dez dias. Nos últimos seis meses, a paciente passou a apresentar astenia, perda de peso, febre recorrente, tosse crônica com eliminação de bastante secreção esverdeada e hemoptise. Foi realizada tomografia computadorizada de tórax na paciente, e o resultado do exame revelou dilatação bronquial e bronquiectasia sacular difusa do segmento lobar inferior direito. O tratamento clínico desde então indicado à paciente não logrou melhora expressiva, havendo ainda recorrência dos sintomas. Em vista disso, a equipe médica reuniu-se para discutir a possibilidade de submeter a paciente a cirurgia.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Caso seja indicada cirurgia, a paciente deverá ser previamente submetida à broncoscopia, para que se tenha certeza de que não se trata de um quadro de neoplasia endobronquial.Paciente de 68 anos, do sexo masculino, chegou ao pronto socorro com queixa de febre há 4 dias. Ao exame físico, apresentava-se taquipneico, cianótico, com macicez pulmonar até o terço médio do pulmão direito. A radiografia de tórax confirmou a condensação encontrada no exame clínico; o paciente evoluiu com febre alta, escarro hemoptoico, cianose de extremidades e hipotensão. Foi transferido para a UTI, onde evoluiu com insuficiência respiratória aguda e parada cardiorrespiratória após 12 horas. O campo 40 do bloco V da declaração de óbito deverá ser preenchida com a seguinte sequência de causas (imediata para a básica):
Um homem com trinta e três anos de idade, casado, heterossexual, previamente hígido, procurou o serviço de saúde, queixando-se de perda de quinze quilos e de astenia, iniciados havia três meses. Ele informou que era tabagista e etilista, mas que não utilizava drogas ilícitas. O paciente revelou, ainda, que vinha mantendo relações sexuais, sem o uso de preservativo, com várias mulheres. No exame físico, constataram-se emagrecimento; temperatura axilar = 36,9 °C; hiperemia e descamação na face; frequência cardíaca = 79 bpm; e frequência respiratória = 23 irpm. Os exames complementares evidenciaram lesões brancacentas na língua, no palato e no esôfago. O resultado do hemograma mostrou plaquetopenia. O exame físico não apresentou outras anormalidades.
Nesse caso clínico,
Paciente do sexo feminino, de cinquenta e três anos de idade, com quadro de anemia crônica por deficiência de ferro, compareceu a serviço médico, apresentando pesquisa de sangue oculto nas fezes com resultado positivo e os resultados de três videoendoscopias digestivas altas e duas colonoscopias, que indicaram boas condições de preparo, sem evidências de fonte de sangramento visível. Os exames foram realizados em um centro de referência para hemorragia digestiva. A paciente negou ocorrência anterior de sangramento digestivo visível.
Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item.
Em relação à abordagem clínica dessa paciente, o exame mais adequado para se estabelecer o diagnóstico inicial seria a enteroscopia.Sobre o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos no Brasil, é correto afirmar:
A obesidade tem apresentado crescente prevalência, características epidêmicas e atualmente representa um dos principais problemas de saúde pública. Do ponto de vista fisiopatológico, o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica em pacientes obesos tem como fator contribuidor
Paciente portadora de artrite reumatoide e que faz uso contínuo de inibidor de bomba de prótons compareceu ao ambulatório de cirurgia-geral, relatando desconforto retroesternal tipo queimação, regurgitação e episódios de disfagia a sólidos. Após ser submetida a videoendoscopia digestiva alta, constatou-se que a paciente apresentava esofagite erosiva por refluxo tipo C de Los Angeles. Em seguida, procedeu-se à avaliação funcional do esôfago por manometria esofágica e pHmetria esofágica de dois canais, para se avaliar a possibilidade de tratamento cirúrgico.
A partir do caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
É bastante provável que a avaliação manométrica do esôfago dessa paciente indique um esfíncter inferior do esôfago hipotônico e distúrbio hipocontrátil dos dois terços inferiores do esôfago distal.A equipe de uma Unidade Básica de Saúde decide acompanhar, de forma sistemática, 10 pacientes portadores de hipertensão arterial e diabetes de sua área de abrangência e registra posteriormente os seguintes dados:
Qual foi o risco de complicações vasculares nesse grupo de pacientes, calculado pela densidade de incidência?
Uma paciente de quarenta e dois anos de idade procurou atendimento médico informando que passou a notar um caroço na região anterior direita do pescoço. Ela não relatou outras queixas. No exame físico, constatou-se a presença de um nódulo na topografia da glândula tireoide, com cerca de 1,5 cm de diâmetro, elástico, indolor, sólido, sem sinais flogísticos e não aderido a planos superficiais e profundos. O exame físico não evidenciou outras alterações. Os níveis séricos de TSH encontravam-se dentro da normalidade.
Nesse caso clínico, para excluir ou confirmar o diagnóstico de doença maligna, o exame mais preciso é a
Paciente do sexo feminino, de cinquenta e três anos de idade, com histórico de vários episódios de urolitíase bilateral com pielonefrite associada, para os quais houve resolução clínica na maioria das vezes, foi encaminhada ao pronto-socorro, apresentando dor lombar intensa à esquerda, febre, queda do estado geral e massa palpável no flanco esquerdo. Nessa situação, ela realizou tomografia computadorizada de abdome, que evidenciou a presença de abscesso renal unilocular no polo superior do rim esquerdo. Em duas ocasiões anteriores, ela havia sido submetida a duas intervenções cirúrgicas para remoção de cálculos ureterais. Considerando o caso clínico apresentado, julgue o seguinte item. A melhor abordagem para esse caso é a administração de antibióticos, hidratação venosa e realização de nefrectomia polar unilateral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...