Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) completa 40 anos em 2013. O Programa implantou a vacinação de adultos, principalmente mulheres em idade fértil, e a de idosos a partir de 60 anos. Sobre o PNI, é incorreto afirmar que
idosos são vacinados contra gripe, tétano e difteria.
idosos hospitalizados e residentes em asilos e casas geriátricas são vacinados contra pneumonia.
a vacina contra a hepatite B é oferecida a menores de 15 anos na Amazônia Legal e a menores de dois anos no resto do País.
mulheres em idade fértil, entre 12 e 49 anos, são vacinadas contra tétano e difteria.
ao nascer, a pessoa deve receber a vacina meningocócica e a tetravalente.
Acerca da incapacidade laboral, julgue os itens subsecutivos.
A incapacidade laboral será considerada parcial se for possível a recuperação dentro de um prazo determinado.
Sobre a atenção primária à saúde é INCORRETO afirmar:
Incorpora tecnologias relativas ao conhecimento, à organização dos serviços, estudos epidemiológicos e pressupõe o trabalho em equipe.
O seu papel principal é realizar a triagem dos pacientes para o atendimento nos ambulatórios de especialidades e hospitalar.
Desenvolve o trabalho em equipe interdisciplinar, com foco na abordagem integral e no acolhimento do indivíduo.
Utiliza como modelo de sistema de saúde, similiares já implantados em países como a Espanha, Inglaterra e Canadá.
É aplicável tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento.
Adolescente, 16 anos, gravida, GIP0A0, é trazida para o posto de saúde com episódio de perda de consciência. Pela carteira de gestante, a ultima consulta foi há 20 dias, estava com 32 semanas e PA 150x90, ganho ponderal de 1,5kg. No exame físico paciente encontrava-se torporosa, icterícia 3+/6+, PA 160x110, altura de fundo uterina de +/- 30 cm e BCF +, útero sem contrações. A conduta inicial mais correta para essa paciente é:
Hidratação venosa e lavagem gástrica.
Hidralazina ev e monitorização rigorosa de PA.
Iniciar Sulfato de Magnésio e Hidralazina.
Metildopa 500mg de 12/12h VO.
Cesária Imediata.
Mulher de 23 anos, sexualmente ativa, há 2 dias iniciou antibioticoterapia para uma infecção ginecológica. Alega estar insatisfeita com a assistência que vem recebendo da equipe do posto de saúde, onde o Clínico que a está atendendo começou a trabalhar há um mês. A paciente reclama dos medicamentos prescritos, diz que desde que começou a tomá-los, tem se sentido mal, com náuseas logo após tomar o medicamento e anorexia. Quer um relatório sobre seu problema ou cópia do prontuário, pois quer saber mais sobre o seu problema e ter uma segunda opinião.
Assinale a alternativa correta acerca da conduta do Médico em relação à paciente.Acolher a paciente, explicar sobre os efeitos colaterais do medicamento em uso e a importância de completar o tratamento. Orientar que o prontuário não pode ser copiado e que infelizmente não é possível fazer o relatório sobre seu problema em tratamento, pois não foi ele quem o prescreveu.
Ouvir as reclamações da paciente atentamente, orientar sobre o tratamento, prescrever os sintomáticos e pedir que ela procure o gerente da Unidade de Saúde.
Escutar a paciente, orientar que deve terminar de tomar o Antibiótico e que esses sintomas não são graves, que logo passarão. O Médico não permite o acesso da paciente ao prontuário e nem oferece uma cópia, pois entende que o prontuário é instrumento da Instituição.
Escutar a paciente, orientar quanto aos riscos e benefícios do tratamento. O Médico deve se colocar à disposição para tirar dúvidas quando ao problema de saúde. E, por fim, explicar que o prontuário é patrimônio do estado, e que só poderá ser fornecida cópia mediante mandado judicial.
Acolher a paciente, explicar-lhe sobre o problema de saúde de forma que ela compreenda, orientar quanto ao medicamento e seus efeitos colaterais, e o benefício de completar o tratamento, prescrever sintomáticos. Rever o prontuário, fazer um relatório objetivo e preciso do estado de saúde da paciente. Conceder o relatório à paciente e se colocar à disposição para futuras dúvidas e problemas. Caso a paciente solicite cópia do prontuário, esta deve ser fornecida.
Acerca dos fatores que influenciam as medições de fluorescência, analise.
I. A relação linear entre a concentração e a emissão de fluorescência é válida quando soluções que absorvem mais de 2% de luz excitada são utilizadas. Quando a absorvância da solução diminui abaixo deste valor, a relação torna-se não linear, um fenômeno conhecido como o efeito do filtro interno.
II. A atenuação da concentração (quenching) ocorre quando uma macromolécula é fortemente marcada por um fluoróforo. Quando este composto é excitado, o marcador de fluorescência está de tal modo próximo, que ocorre transferência de energia não radioativa. Assim, a fluorescência resultante é muito superior à esperada para a concentração do marcador.
III. A dispersão de Raman ocorre com um alongamento do comprimento de onda. Este tipo de dispersão de luz é independente do comprimento de onda de excitação, e é propriedade do solvente.
IV. Certos vidros de quartzo e material plástico que contêm absorventes de ultravioleta irão apresentar fluorescência. Alguns solventes como o etanol também são conhecidos por apresentarem apreciável fluorescência.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, III, IV
II, IV
III, IV
I, II
I, IV
Para serem caracterizadas como hospitalares, as infecções
devem ser associadas à complicação ou extensão de infecção já presentes na internação.
em recém-nascidos com nascimento domiciliar devem apresentar evidência clínica de infecção na admissão ou até 48h de hospitalização.
relacionadas à assistência à saúde (IRAS) devem se manifestar em até 48h de internação, no caso de recém-nascidos procedentes de outra instituição.
em recém-nascidos reinternados na mesma instituição devem apresentar evidência clínica de infecção cujo período de incubação ultrapasse 1 ano.
devem estar ausentes ou em incubação por ocasião da admissão. Caso já estejam em incubação à admissão, devem estar relacionadas à prévia hospitalização na mesma instituição.
Considerando que, nos pacientes com manifestações clínicas de intoxicação exógena, após avaliação e estabilização iniciais, devem-se procurar manifestações clínicas que identifiquem síndromes associadas a agentes tóxicos específicos, reduzindo-se, assim, as potenciais etiologias envolvidas, julgue os itens seguintes.
Confusão mental, agitação, coma, pupilas midriáticas, hipertermia, taquicardia, hipertensão seguida de hipotensão, hipopneia, convulsões, mioclonia e alterações eletrocardiográficas alargamento do complexo QRS, arritmias ventriculares e bloqueio atrioventricular sugerem síndrome associada a intoxicação por antidepressivos tricíclicos, como, por exemplo, a imipramina e a amitriptilina.
Homem de 43 anos, natural do Rio Grande do Norte, mudou- se para São Paulo há 3 meses e procurou o serviço de saúde com queixa de tosse com expectoração esbranquiçada há 3 meses e emagrecimento de cerca de 7 kg no mesmo período. Tabagista (cerca de 1 maço de cigarros por dia) há 25 anos e etilista há 22 anos (5 a 6 doses de pinga por dia). Nega uso de outras drogas. Ao exame clínico: bom estado geral, consciente, corado, hidratado, orientado e eupnéico. IMC = 17 kg/m2; PA = 120 × 72 mmHg; FC = 80 bpm, com discretos roncos à ausculta pulmonar. Sem outras alterações. Pensando na hipótese diagnóstica de tuberculose pulmonar, quais exames deveriam ser solicitados imediatamente?
Radiografia de tórax, PPD, 3 amostras de escarro para baciloscopia para BAAR, sorologia para HIV.
Radiografia de tórax, baciloscopia no escarro 2 amostras, seguida de tomografia computadorizada de tórax.
Radiografia de tórax, 2 amostras de escarro para baciloscopia para BAAR, sorologia para HIV, hepatite B, C e sífilis.
Radiografia de tórax e 2 amostras de escarro para baciloscopia para BAAR.
2 amostras de escarro para baciloscopia para BAAR e PPD.
Mãe, agitada, dá entrada no posto de saúde com criança de 09 anos nos braços, apresentando prurido corporal intenso, angioedema e tosse espástica, em breve anamnese mãe relata que criança estava apresentando febre e fez uso de AAS infantil. A medida inicial que efetivamente reverterá o quadro dessa criança:
Prometazina IM.
Prometazina EV.
Hidrocortizona EV.
Adrenalina IM.
Dexametasona IM.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...