Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estudo realizado por Figueiró AC et al. (2011), demandado pelo Ministério da Saúde (MS), entre outros aspectos analisou a qualidade técnico-científica da assistência aos pacientes que foram a óbito por dengue na rede pública em dois municípios brasileiros. Dentre as conclusões encontram- se: ...o que parece influenciar diretamente a ocorrência do óbito é o manejo clínico dos casos. Verificou-se que a assistência aos pacientes não alcançou o nível de adequação esperada em nenhum dos serviços avaliados e que as recomendações do Ministério da Saúde para o manejo dos casos de dengue não estão sendo seguidas. São sinais de alarme na dengue, EXCETO:
dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e hipotensão postural e/ou lipotímia.
hepatomegalia dolorosa, sangramento de mucosa, hematêmese e/ou melena.
sonolência e/ou irritabilidade, diminuição da diurese e hipotermia.
aumento repentino do hematócrito, queda abrupta de plaquetas, desconforto respiratório.
rush cutâneo, intensas dores musculares e dor retrorbital.
Mulher, de 55 anos, refere dor protocinética nas articulações interfalangianas proximais e distais das mãos, apresentando rigidez matinal de curta duração, sensação palpável de crepitação e deformidade anatômica das mãos. Ao examinar as mãos o medico identifica nódulos endurecidos na face lateral das articulações dos dedos (nódulos de Heberden) a presença desses nódulos caracteriza qual das doenças a baixo:
Osteoartrose.
Artrite Reumatoide.
Gota
Espondiloartrite.
NDA.
Sobre o diabetes mellitus tipo 1, NÃO é correto afirmar que
é uma doença autoimune.
evolui com neurite periférica e retinopatia.
é uma doença com predisposição genética.
pode manifestar-se inicialmente como cetoacidose.
a insulina regular é indicada no manejo crônico da doença.
Durante a urinálise, o excesso de espuma quando se agita a urina é um indicativo de
glicosúria.
hematúria.
proteinúria.
desidratação.
infecção microbiana.
A raiva é uma virose quase sempre letal ao homem. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. A respeito desta doença, analise as assertivas abaixo.
I. Deve-se vacinar animais domésticos e capturar os animais de rua, pois estes podem portar a doença. II. O soro antirrábico é utilizado no tratamento pós-exposição à doença. III. Deve-se aplicar a vacina antirrábica em animais sadios a partir do terceiro mês de vida, ou em filhotes de mães vacinadas a partir dos seis meses. A dose tem que ser repetida anualmente. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Acerca da incapacidade laboral, julgue os itens subsecutivos.
Genericamente, incapacidade laboral é a impossibilidade de desempenho das funções específicas de uma atividade ou ocupação, em decorrência de alterações morfopsicofisiológicas causadas por doença ou acidente. O risco de morte, para si ou para terceiros, bem como o risco de agravamento que a manutenção da atividade possa implicar, será implicitamente incluído no conceito de incapacidade laboral, desde que palpável e indiscutível.
Paciente do sexo masculino, com 50 anos, comparece à consulta médica depois que o seu irmão de 59 anos morreu de infarto agudo do miocárdio, para se prevenir. É sedentário e tabagista (20 cigarros por dia há 25 anos). Não refere outros antecedentes. Para realizar o escore de risco de Framingham quais são as informações necessárias para o cálculo?
Idade, pressão arterial, colesterol total ou LDL, glicemia, HDL e tabagismo.
Idade, IMC, pressão arterial, colesterol total, glicemia e HDL.
IMC, pressão arterial, colesterol total, glicemia e HDL.
Tabagismo, pressão arterial, colesterol total, glicemia e HDL.
IMC, pressão arterial, LDL, glicemia e HDL.
Paciente, 32 anos, sem comorbidade e previamente saudável, em consulta refere tosse pouco produtiva, discreto desconforto respiratório, dor a inspiração profunda, inapetência e febre de media 39º nos últimos 3 dias. Na avaliação radiológica existe aparente consolidação com broncogramas aéreos em lobo inferior direito.
Esse padrão radiológico mostra pneumonia atípica.
Paciente deve ser encaminhado para internação para antibioticoterapia.
O antibiótico de escolha para o tratamento inicial deve cobrir Gram negativos.
Deve solicitar prova do escarro e dosagem de crioglutininas para diagnóstico.
Iniciar macrolídeo, amoxilina ou quinolonas.
Considerando um paciente do sexo masculino, 39 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, com predominância de enfisema, assinale a condição mais provável de se encontrar.
Cardiomegalia.
Cianose de extremidades.
Hiperinsuflação pulmonar.
Hipertensão arterial sistêmica.
Escarro purulento e em excesso.
Assinale uma substância utilizada como anticoagulante sanguíneo, que é um agente quelante, ligando-se a cátions divalentes como o cálcio e o magnésio.
EDTA.
Heparina.
Sais oxalatos.
Fluoreto de sódio.
Iodoacetato de sódio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...