Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne a possíveis efeitos colaterais de medicamentos, julgue os itens subsequentes. A síndrome do homem vermelho é uma reação imunologicamente mediada que pode ocorrer devido à rápida infusão de vancomicina.
Observe o gráfico abaixo, relação peso/comprimento da Organização Mundial da Saúde.
Ao plotar nesse gráfico, qual seria a classificação do estado nutricional dessa criança?
Assinale a opção que apresenta uma das principais etiologias do zumbido caracterizado como do tipo objetivo e pulsátil.
No que concerne a possíveis efeitos colaterais de medicamentos, julgue os itens subsequentes. O uso de metformina deve ser suspenso ao menos quarenta e oito horas antes da realização de exames contrastados com iodo, uma vez que a presença dessa substância aumenta o risco de nefropatia induzida por contraste.
Representa fator de risco para placenta prévia:
Uma paciente de dezenove anos de idade, previamente hígida, compareceu ao pronto atendimento de um hospital com queixa de tontura e palpitações havia uma hora. No exame físico, ela apresentava-se consciente, com pressão arterial de 89 mmHg × 58 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 182 bpm com ritmo cardíaco irregular, sem sopros e sem outras anormalidades no exame físico. O resultado do eletrocardiograma (com calibração padrão) pode ser visualizado na imagem apresentada.
Assinale a opção que apresenta a conduta mais apropriada para essa paciente.
No que concerne a possíveis efeitos colaterais de medicamentos, julgue os itens subsequentes. O uso de tiazídicos deve ser evitado por pacientes hipertensos com hiperuricemia, uma vez que esse medicamento aumenta os níveis de ácido úrico.
Durante o uso do sulfato de magnésio, é recomendado o controle dos seguintes parâmetros:
Um paciente do sexo masculino, branco, de trinta e seis anos de idade, com diagnóstico de linfoma não-Hodgkin B, compareceu ao hospital apresentando indicação de quimioterapia com R-CHOP (rituximab, ciclofosfamida, doxorubicina, vincristina e prednisolona). Ele tinha antecedente de hepatite B sem complicações e sem comorbidades e não possuía histórico familiar de doenças oncológicas. Ao exame físico não foram constatadas alterações sugestivas de doença hepática crônica. Os resultados dos exames mostraram alanina aminotransferase de 24 U/L, bilirrubina total de 0,5 mg/dL e plaquetas de 284.000/mm3. O antígeno de superfície (HBsAg), o Anti-HBC (IGG) e o Anti-HBe foram positivos e o HBeAg foi negativo. O HBV-DNA (determinação quantitativa do vírus da hepatite B) foi indetectável. Os demais exames laboratoriais estavam dentro da normalidade.
O médico responsável pelo atendimento do paciente deve adotar a seguinte conduta:
No que tange a HIV/AIDS e sua evolução, julgue os itens subsecutivos.
O quadro da doença aguda assemelha-se ao de outras patologias virais, ocorrendo geralmente a soroconversão após seis meses do contágio.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...