Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para responder às questões 45 e 46.
Paciente de 60 anos de idade, sexo masculino, procura assistência médica porque quer parar de fumar. Queixou-se de dispneia aos médios esforços há 18 meses. Atualmente fuma 1 maço de cigarros a cada 2 dias e seu consumo de cigarros foi calculado como 40 anos/maço. Utilizava beta2-agonista inalatório de curta duração três vezes ao dia, com melhora parcial dos sintomas. Negou perda ponderal ou hiporexia. Referiu ter hipertensão arterial leve tratada com hidroclorotiazida 12,5 mg/dia. O exame físico revelou frequência respiratória de 22 irpm, havia sibilos expiratórios. Não havia cianose ou edema de extremidades, e a pressão arterial era de 130 x 80 mmHg. A espirometria mostrou valor de VEF1 igual a 60% do previsto e VEF1/CVF pós-broncodilatador de 0,65. Acerca de paciente fumante, é correto afirmar queEmbora cada paciente precise ser avaliado levando-se em consideração a fisiopatologia individual, há razões relativas indicadas para intubação. A este respeito, assinale a alternativa que não apresenta uma indicação para intubação.
Acidose metabólica descompensada com deterioração clínica.
Síndrome de angústia respiratória do adulto (SARA).
Frequência respiratória < 35-40 incursões respiratórias por minuto.
Gradiente alvéolo-arterial (A-a) > 400mmHg em uma máscara facial com O2 a 100%.
Retenção aguda com acidose respiratória.
Acerca de febre reumática (FR), julgue os próximos itens.
A coreia de Sydenham, observada predominantemente no início do surto de FR, é caracterizada por movimentos rápidos, involuntários e incoordenados durante o sono. Essa manifestação dura, em média, de cinco a dez dias e geralmente está associada à artrite.
Paciente, mulher, com 1,50m de altura, 80 kg, PA= 140x90 mmHg, glicemia 110mg/dl, não faz uso de medicações e nega etilismo ou tabagismo. Em consulta de rotina no ambulatório pergunta ao medico sobre seu IMC e sua classificação estimulada por amigos a tentar emagrecer por médio de cirurgia bariátrica. Marque a opção que melhor responde as perguntas da paciente, instruindo-a sobre a cirurgia:
34,0, Classe I, Sobrepeso, não é candidata a cirurgia.
35,5, Classe I, Obesidade, é candidata a cirurgia.
34,0, Classe II, Obesidade, é candidata a cirurgia.
35,5, Classe II, Obesidade, não é candidata a cirurgia.
35,5, Classe III, Obesidade Mórbida, é candidata a cirurgia.
Qual técnica de hernioplastia inguinal abaixo utiliza uma prótese de prolene associado com baixos índices de recidiva?
Reparo de Bassini.
Técnica de Linchtenstein.
Técnica de Shouldice.
Reparo de MacVay.
Considere as afirmativas abaixo, relativas ao hiperparatireoidismo.
I. O hiperparatireoidismo primário e um distúrbio generalizado dos metabolismos do cálcio, fosfato e osso devido à secreção aumentada do paratormônio.
II. A causa mais frequente do hiperparatireoidismo primário é o carcinoma de paratireoide.
III. O tratamento de escolha para o hiperparatireoidismo é corticoidoterapia.
Com base nas afirmativas, constata-se que
Texto para responder às questões 45 e 46.
Paciente de 60 anos de idade, sexo masculino, procura assistência médica porque quer parar de fumar. Queixou-se de dispneia aos médios esforços há 18 meses. Atualmente fuma 1 maço de cigarros a cada 2 dias e seu consumo de cigarros foi calculado como 40 anos/maço. Utilizava beta2-agonista inalatório de curta duração três vezes ao dia, com melhora parcial dos sintomas. Negou perda ponderal ou hiporexia. Referiu ter hipertensão arterial leve tratada com hidroclorotiazida 12,5 mg/dia. O exame físico revelou frequência respiratória de 22 irpm, havia sibilos expiratórios. Não havia cianose ou edema de extremidades, e a pressão arterial era de 130 x 80 mmHg. A espirometria mostrou valor de VEF1 igual a 60% do previsto e VEF1/CVF pós-broncodilatador de 0,65. Segundo o II Consenso Brasileiro sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, o tratamento indicado para o estadiamento da doença desse paciente éHá várias condições que favorecem a Insuficiência Respiratória. Assinale a alternativa que não apresenta uma causa relacionada a esta patologia pulmonar.
Falência de oxigenação (PaO2 < 50mmHg).
Falência ventilatória (PaCO2 > 50mmHg).
Eliminação do estímulo hipoxêmico.
Pareamento ventilação-perfusão.
Microatelectasias.
Acerca de febre reumática (FR), julgue os próximos itens.
Nos casos de alergia à penicilina em pacientes com diagnóstico de FR, a sulfadiazina apresenta eficácia comprovada para profilaxia secundária. Nos dois primeiros meses de uso desse medicamento, recomenda-se que seja feito controle do hemograma a cada quinze dias.
São doenças relacionadas a herança genética e causam esplenomegalia, exceto:
Talassemia
Leucemia Linfocítica Crônica.
Doença de Gaucher.
Sarcoidose.
Mononucleose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...