Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo masculino, de 22 anos de idade, portador de asma brônquica desde a infância e que apresenta quadro gripal há três dias, dá entrada na emergência com quadro de exacerbação da doença de base. Apresenta-se dispneico, fazendo uso de musculatura acessória, é incapaz de falar e encontra-se bastante agitado. Os sinais vitais são: pressão arterial de 100/65 mmHg, frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 38 mpm, temperatura de 37,9 °C e saturação periférica de O2 de 82%. Assinale a alternativa que aponta a conduta imediata MAIS APROPRIADA neste caso.
Colher gasometria.
Realizar radiografia de tórax.
Administrar terbutalina subcutânea.
Proceder intubação orotraqueal.
Iniciar ventilação não invasiva.
Considere as seguintes situações:
I. Meninas com idade superior a 15 anos.
II. Meninos em qualquer faixa etária.
III. Infecção urinária com sinais clínicos de Pielonefrite.
IV. Infecção urinária acompanhada de Hipertensão Arterial.
Constituem situações em que se recomenda a exploração radiológica do trato urinário, após a primeira infecção urinária diagnosticada, apenas
Assinale a alternativa que apresenta a complicação da anemia falciforme associada à infecção pelo agente etiológico do eritema infeccioso.
Mãe comparece ao consultório médico extremamente preocupada, pois seu filho de 8 meses vem apresentando febre alta (39°C) há 2 dias, que cede pouco ao uso de antitérmico (dipirona). Refere que hoje de manhã a febre baixou um pouco, mas que a criança acordou toda pintada. Ao exame, a criança está um pouco irritada, mas com bom estado geral. A temperatura axilar é de 37,8°C. O exame da pele revela um exantema máculo-papular rosado em tronco. Com base nesse quadro, assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico mais provável.
Vírus da rubéola.
Parvovírus B19.
Vírus Varicela-zoster.
Vírus herpes humano tipo 6.
Bordetella pertussis.
Um paciente de setenta e três anos de idade, com antecedente de hipertensão arterial, compareceu ao ambulatório queixando-se de sintomas compatíveis com dispneia. O paciente referiu que os sintomas apareceram havia dois meses, primeiramente associados a esforços maiores que os habituais e, havia um mês, a médios e pequenos esforços. Dois dias antes da consulta, segundo o paciente, ele acordou, no meio da noite, com intensa falta de ar, sintoma que desapareceu após ele permanecer sentado por trinta minutos. O exame físico mostrou que as extremidades do paciente estavam quentes e ele se apresentava normocorado. Sua FC era de 108 bpm e sua PA, de 130 mmHg × 70 mmHg. Observaram-se, ainda, turgência jugular a 30º, ictus cordis propulsivo, localizado no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior esquerda, e ritmo cardíaco em galope, à custa de 3.ª bulha (B3) e sem sopros. A ausculta pulmonar mostrou normalidade. Além disso, foram constatados refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. O ecocardiograma realizado no paciente mostrou fração de ejeção igual a 32%.
Considerando o caso clínico acima descrito, julgue os itens de 55 a 59.
A ativação neuro-humoral envolvida na fisiopatologia desse paciente contribui para o agravamento da manifestação clínica inicial, para a evolução do processo de remodelamento miocárdico e, ainda, para a progressão das alterações morfofuncionais.
Dos hipoglicemiantes orais abaixo qual apresenta como principal característica o retardo na absorção de carboidrato:
Acarbose.
Replaglinida.
Metformina.
Glibenclamida
NDA.
Um paciente é submetido à laparotomia por trauma fechado, resultante de queda de bicicleta. Encontra-se hematoma de retroperitônio da zona I. O paciente encontra-se estável hemodinamicamente. A conduta para este paciente é:
Observação, caso o hematoma não seja pulsátil e nem expansivo.
Somente explorar o hematoma se houver bolhas, bile ou sangue livre na cavidade.
Arteriografia e pancreatografia intra-operatória, que o paciente está estável.
Exploração cuidadosa do hematoma.
Paciente do sexo masculino, de 64 anos de idade, é admitido na emergência com quadro de dor torácica tipo queimação irradiada para ombro esquerdo iniciada há 30 minutos após esforço físico e associada à dispneia, náuseas e sudorese profusa. Os sinais vitais são: pressão arterial de 164/91 mmHg, frequência respiratória de 33 mpm, frequência cardíaca de 121 bpm, temperatura de 36,4 °C, saturação periférica de O2 = 97%. Assinale a alternativa que apresenta a conduta inicial MAIS APROPRIADA para o caso.
Administração de 5 mg sublingual de isossorbida e de oxigênio suplementar.
Administração de 300 mg de AAS e realização de eletrocardiograma.
Punção de acesso venoso periférico e administração de estreptoquinase.
Oxigenoterapia suplementar e encaminhamento imediato ao serviço de hemodinâmica.
Coleta de enzimas cardíacas e administração de metoprolol endovenoso.
Um homem de 56 anos, tabagista, em uso de hidroclorotiazida e enalapril procura o pronto-socorro por dor retroesternal há 3 horas. No dia anterior havia apresentado dor semelhante antes de adormecer e pela manhã acordou com o mesmo desconforto. O exame físico é normal e o ECG mostra:
O diagnóstico mais provável é de
infarto agudo do miocárdio inferior.
pericardite aguda.
angina instável.
infarto agudo do miocárdio ínfero-lateral.
embolia de pulmão.
A Hepatite Crônica é uma complicação que pode instalar-se após as Hepatites Agudas. Qual dos tipos de Hepatite conhecidos, jamais evolui para cronicidade?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...