Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vítima deu entrada na emergência com cerca de 80% de área corpórea queimada, após acidente com combustível, tendo queimadura de espessura total circunferencial em tórax. Apresenta baixa saturação de oxigênio e queixa-se de dispnéia. Qual a medida a ser tomada?
Entubação endotraqueal e ventilação mecânica.
Utilização de uma substância com pH básico para neutralizar a hipoxia.
Escarotomia em tórax.
Corticoterapia e Inaloterapia.
Associe as doenças relativas à Hipertensão Arterial relacionada com seus respectivos sinais abaixo.
1. Coarctação da aorta.
2. Tireotoxicose.
3. Hipertensão arterial renovascular.
4. Hipertensão arterial maligna.
5. Poliarterite nodosa.
( ) Sopro abdominal.
( ) Edema de papila.
( ) Hipertensão arterial sistólica.
( ) Diferença de amplitude de pulsos em membros superiores e inferiores.
( ) Positividade para HbsAg.
A sequência correta é
Assinale a alternativa que apresenta característica do delirium.
A anafilaxia ocorre por uma reação anticorpo-induzida pela desgranulação dos masctócitos pela imunoglobulina E (lgE). Assinale a alternativa incorreta em relação às reações anafilactoides.
Reações anafilactoides são dependentes da lgE.
Reações idiopáticas podem ser incluídas entre os tipos de reação anafilactóide.
Reações a DAINEs são consideradas um tipo de reação anafilactoide e bioquimicamente favorecem a síntese de leucotrienos por prostaglandinas.
Pode apresentar reações mediadas por complementos, induzidas por produtos sanguíneos, por exemplo.
Outro tipo de reação anafilactoide é a desgranulação independente da lgE, que pode ocorrer com os meios de contraste, opiáceos e agentes bloqueadores neuromusculares.
Um paciente de setenta e três anos de idade, com antecedente de hipertensão arterial, compareceu ao ambulatório queixando-se de sintomas compatíveis com dispneia. O paciente referiu que os sintomas apareceram havia dois meses, primeiramente associados a esforços maiores que os habituais e, havia um mês, a médios e pequenos esforços. Dois dias antes da consulta, segundo o paciente, ele acordou, no meio da noite, com intensa falta de ar, sintoma que desapareceu após ele permanecer sentado por trinta minutos. O exame físico mostrou que as extremidades do paciente estavam quentes e ele se apresentava normocorado. Sua FC era de 108 bpm e sua PA, de 130 mmHg × 70 mmHg. Observaram-se, ainda, turgência jugular a 30º, ictus cordis propulsivo, localizado no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior esquerda, e ritmo cardíaco em galope, à custa de 3.ª bulha (B3) e sem sopros. A ausculta pulmonar mostrou normalidade. Além disso, foram constatados refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. O ecocardiograma realizado no paciente mostrou fração de ejeção igual a 32%.
Considerando o caso clínico acima descrito, julgue os itens de 55 a 59.
No período de internação, desconsiderando-se o uso dos demais medicamentos indicados para tratamento desse paciente e as possíveis contraindicações, é altamente recomendado, segundo as atuais evidências científicas, o uso profilático de heparina subcutânea.
Paciente dá entrada na urgência as 3:00 da manhã com dor em abdome superior com irradiação para o dorso, quadro evolui com náuseas e vômito. A anamnese o médico descobre que paciente já havia tido outras crises como esta e relata que a dor melhora quando se alimenta, o diagnóstico a ser pensado é:
Gastrite de Corpo.
Gastrite de Antro.
Ulcera gástrica.
Ulcera Duodenal.
Gastrite Enantematosa de Antro.
É mais frequente que a artéria cística vá surgir mais diretamente de:
Tronco Celiaco.
Artéria hepática direita.
Artéria hepática esquerda.
Artéria gastroduodenal.
O tratamento de escolha de crise de Artrite Gotosa Aguda é
Texto para responder às questões 42 e 43.
No estado de São Paulo, principalmente nos municípios de Campinas, Piracicaba e Pedreira, tem havido casos de doença humana transmitida pelo carrapato estrela, cujo hospedeiro principal identificado foi a capivara. Suas características clínicas são: febre alta, cefaleia, mialgias, náuseas, vômitos e surgimento entre o 2.º e o 5.º dias de exantema maculopapular-petequial generalizado que se manifesta também na palma das mãos e na planta dos pés. A droga de escolha para o tratamento dessa doença éEm relação ao tratamento cardiovascular, analise as assertivas abaixo quanto aos objetivos da terapia de choque.
I. Restaurar uma perfusão tecidual adequada e a liberação de oxigênio. II. Melhorar a liberação de oxigênio, mantendo a saturação de oxiemoglobina arterial a 70%. III. Melhorar o débito cardíaco, mantendo o índice cardíaco acima de 2,5 L/min/m². É correto o que se afirma emI e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...