Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa CORRETA em relação à terapia transfusional em pacientes em estado grave.
A alcalose metabólica e a hipocalcemia são características da intoxicação por citrato.
A sobrecarga de volume é complicação rara, sendo mais comumente associada à transfusão de concentrado de hemácias.
O plasma é indicado na correção da hipovolemia e hipoalbuminemia de pacientes grandes queimados.
Na ausência de sangramentos, a transfusão de plaquetas é tratamento de escolha na trombocitopenia induzida por heparina.
Todo paciente com hemoglobina menor do que 10 g/dl deve receber transfusão com concentrado de hemácias.
Considere quatro pacientes com as seguintes características clínicas e laboratoriais: Paciente
I: hipofosfatemia e noctúria. Paciente
II: hipomagnesemia e anion gap normal. Paciente
III: hiperparatireoidismo e pericardite. Paciente
IV: intolerância à glicose e disfunção plaquetária.
Têm maior probabilidade de serem portadores de doença renal crônica os pacientes
II e IV.
I e II.
III e IV.
I e III.
II e III.
Texto para responder às questões de 36 a 38.
Paciente de 28 anos de idade, negro, do sexo masculino, procura assistência médica com quadro de edema periorbitário e de extremidades há 2 semanas. Negou qualquer doença de base, uso de medicamentos, drogas injetáveis, transfusões sanguíneas, passado de doenças sexualmente transmissíveis ou quadros infecciosos recentes. O exame físico revelou frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. O edema periorbitário dificultava a abertura ocular. Havia ainda edema 3+/4+ cacifo positivo nos membros inferiores. O exame urinário mostrou a presença de proteínas (4+) e de algumas hemácias; a proteinúria foi de 3,6 g/24 h. Os resultados dos exames sanguíneos foram: albumina = 1,3 g/dL; colesterol total = 320 mg/dL; e creatinina de 0,8 mg/dL. A causa secundária mais comum da doença desse paciente éLeia o caso clínico abaixo para responder às questões 44 e 45.
Uma senhora de 45 anos, portadora de hipertensão arterial e obesidade grau III, procurou-o queixando-se que há 2 meses tem sentido dores musculares, irritação e perda de interesse. Durante a anamnese, ela chorou várias vezes, afirmando que a vida não tinha mais valor (porém, nega que tenha planos de suicídio).Em relação ao caso, percebendo que os sintomas estão interferindo de maneira significativa na vida da paciente, assinale a alternativa que apresenta a medicação mais indicada.
Fluoxetina.
Mitriptilina.
Diazepam.
Clordiazepóxido.
Clordiazepóxido.
Uma paciente de cinquenta e um anos de idade, sedentária e hipertensa procurou o ambulatório para realizar exame periódico. A paciente apresentava-se assintomática e relatou que fazia uso de clortalidona, na dosagem de 25 mg ao dia. No exame físico, foi constatado que seu índice de massa corporal (IMC) era de 31 kg/m2, sua pressão arterial (PA), de 142 mmHg × 94 mmHg (obtida pela média de três medidas), sua frequência cardíaca (FC), de 74 bpm e sua circunferência abdominal, de 95 cm. O exame de sangue mostrou os seguintes resultados: triglicerídios = 192 mg/dL, colesterol total = 255 mg/dL, fração HDL do colesterol = 35 mg/dL, fração LDL do colesterol = 180 mg/dL e glicemia de jejum = 108 mg/dL. O eletrocardiograma e os demais exames de sangue solicitados apresentaram resultados normais.
A partir do caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
Para a obtenção da meta pressórica preconizada para essa paciente, que é de 140 mmHg × 90 mmHg, são indicadas apenas medidas não farmacológicas, como redução do peso corporal e prática de exercícios físicos.
Dentre as anemias, em especial a megaloblástica, ela pode se desenvolver por deficiência de folato, muito comum nas cidades do interior do Maranhão. O ácido fólico atua na síntese do DNA de forma que uma deficiência deste composto possa inibir a divisão celular. Assinale a opção que não é causa de deficiência de ácido Fólico:
Alcoolismo
Anoréticos
Metrotrexato.
Gestação.
Cloranfenicol.
As principais manifestações cardiovasculares da síndrome de Crouzon são:
coarctação da aorta e defeitos de condução atrioventricular.
incompetências aórtica e mitral.
comunicação interatrial e persistência do canal arterial.
persistência do canal arterial e coarctação da aorta.
Insuficiência mitral e miocardiopatias.
Assinale a alternativa CORRETA em relação à pneumonia por Pneumocistis jiroveci, em pacientes com HIV+.
A incidência e a mortalidade deste tipo de pneumonia não caíram, a despeito do advento da terapia antirretroviral.
O quadro clínico é arrastado, sendo que a febre está presente em menos de 30% dos casos.
O uso regular da profilaxia com sulfametoxazol/trimetoprim afasta o diagnóstico deste tipo de pneumonia.
CD4 < 200 células/mm3 e LDH elevados são as alterações laboratoriais mais comuns e a radiografia de tórax costuma ser normal no momento do diagnóstico em 50% dos casos.
Homem de 55 anos apresenta obesidade centrípeta, estrias em parede abdominal, depressão e pressão arterial de 170 x 110 mmHg. Nos exames de sangue evidenciouse Hb glicada de 9,2%, potássio de 2,6 mEq/L e ACTH extremamente aumentado, que não foi suprimido com dose alta de dexametasona. Para adotar a conduta terapêutica mais adequada deve-se realizar
tomografia computadorizada de tórax.
ressonância magnética de sela túrcica.
tomografia computadorizada de abdome.
investigação sobre hipercortisolismo factício.
dosagem noturna de cortisol salivar.
Texto para responder às questões de 36 a 38.
Paciente de 28 anos de idade, negro, do sexo masculino, procura assistência médica com quadro de edema periorbitário e de extremidades há 2 semanas. Negou qualquer doença de base, uso de medicamentos, drogas injetáveis, transfusões sanguíneas, passado de doenças sexualmente transmissíveis ou quadros infecciosos recentes. O exame físico revelou frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 18 irpm e pressão arterial de 110 x 70 mmHg. O edema periorbitário dificultava a abertura ocular. Havia ainda edema 3+/4+ cacifo positivo nos membros inferiores. O exame urinário mostrou a presença de proteínas (4+) e de algumas hemácias; a proteinúria foi de 3,6 g/24 h. Os resultados dos exames sanguíneos foram: albumina = 1,3 g/dL; colesterol total = 320 mg/dL; e creatinina de 0,8 mg/dL. A causa mais comum das formas idiopáticas da doença desse paciente é(são) a(s){TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...