Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 44 e 45.
Uma senhora de 45 anos, portadora de hipertensão arterial e obesidade grau III, procurou-o queixando-se que há 2 meses tem sentido dores musculares, irritação e perda de interesse. Durante a anamnese, ela chorou várias vezes, afirmando que a vida não tinha mais valor (porém, nega que tenha planos de suicídio).Diante deste quadro, assinale a alternativa que apresenta os sintomas que possuem sensibilidade e especificidade para corroborar o diagnóstico de depressão maior.
Humor deprimido e irritabilidade.
Desânimo e ideação suicida.
Irritabilidade e dor muscular.
Dor muscular e perda de interesse.
Perda de interesse e humor deprimido.
Uma paciente de cinquenta e um anos de idade, sedentária e hipertensa procurou o ambulatório para realizar exame periódico. A paciente apresentava-se assintomática e relatou que fazia uso de clortalidona, na dosagem de 25 mg ao dia. No exame físico, foi constatado que seu índice de massa corporal (IMC) era de 31 kg/m2, sua pressão arterial (PA), de 142 mmHg × 94 mmHg (obtida pela média de três medidas), sua frequência cardíaca (FC), de 74 bpm e sua circunferência abdominal, de 95 cm. O exame de sangue mostrou os seguintes resultados: triglicerídios = 192 mg/dL, colesterol total = 255 mg/dL, fração HDL do colesterol = 35 mg/dL, fração LDL do colesterol = 180 mg/dL e glicemia de jejum = 108 mg/dL. O eletrocardiograma e os demais exames de sangue solicitados apresentaram resultados normais.
A partir do caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
A realização do teste oral de tolerância à glicose para o diagnóstico de diabetes é desnecessária se a paciente apresentar resultado normal no teste de hemoglobina glicada.
Paciente, 57 anos, tabagista de longa data, portador de cardiopatia isquêmica em fase dilatada, dá entrada na urgência com dispneia aos esforços (sintoma evolutivo aos pequenos esforços), ortopneia e edema de MMII. Tem diagnostico recente de HAS, doou seu rim direito à irmã, que portava nefrite lúpica. A ausculta cardíaca, o medico identifica terceira bulha e sopro sistólico em flanco esquerdo. O ECO mostrou fração de ejeção de 25% e disfunção sistólica de VE. Das drogas a seguir aquela que não deverá ser acrescentada ao seu esquema terapêutico, neste momento é?
Losartana.
Hidralazina.
Furosemida.
Monitrato
Nenhuma das Anteriores
Sobre a quarta bulha, pode-se afirmar que:
o som é mais intenso nos pacientes com fibrilação atrial.
ocorre quando a complacência ventricular aumentada diminui a resistência ao enchimento ventricular.
está associada a uma contração atrial efetiva.
não se acompanha de distensão pré-sistólica visível e/ou palpável do ventrículo esquerdo.
a incidência de uma quarta bulha audível diminui com o avanço da idade.
Paciente do sexo masculino, 44 anos de idade, que aguardava colecistectomia eletiva para tratamento de colelitíase é admitido na emergência com quadro de queda do estado geral, febre, icterícia e dor em quadrante superior direito do abdome há dois dias. O paciente é HIV positivo e faz uso regular de terapia antirretroviral. A contagem de CD4 colhida há um mês é de 390 células/mm3. Apresenta quadro de confusão mental e os sinais vitais na admissão são: pressão arterial de 75/41 mmHg, frequência cardíaca de 123 bpm, frequência respiratória de 31 mpm, temperatura de 39,2 °C. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o diagnóstico MAIS PROVÁVEL e a conduta terapêutica MAIS APROPRIADA para o caso.
Abscesso hepático fúngico drenagem percutânea guiada por ultrassonografia e fluconazol.
Colangite aguda drenagem biliar de urgência e antibioticoterapia.
Pneumonia de lobo inferior direito antibioticoterapia e ventilação não invasiva.
Pancreatite aguda laparotomia exploradora e NPT precoce.
Pancreatite aguda laparotomia exploradora e NPT precoce.
Homem de 82 anos procura ambulatório com quadro recente de dispneia e perda de 7 kg. O exame físico mostra nódulo tireoideano de 3,2 cm, hipercaptante à cintilografia com iodo − 131. Laboratorialmente encontrou-se T3 livre aumentado e TSH indetectável. O exame histológico deste nódulo mostrará provavelmente tratar-se de
carcinoma anaplásico.
carcinoma folicular.
carcinoma papilífero.
adenoma papilífero.
adenoma folicular.
Na ressuscitação cardiopulmonar com um socorrista, a relação compressão-ventilação em adultos até a colocação da via aérea avançada deve ser
Anemia microcítica/ Sulfato ferroso.
Anemia normocítica/ Eritropoetina.
Anemia normocítica/ Sulfato ferroso.
Anemia microcítica/ Eritropoetina.
Anemia normocítica/ Transfusão sanguínea.
Joaquim, 61 anos, compareceu à consulta médica, pois há 2 dias sofreu uma picada na coxa e, há aproximadamente 2 horas, apresenta lesão de 2,5 cm com base eritematosa com endurecimento local, centro com área isquêmica mesclada com área violácea e dor em queimação. Associado ao quadro, apresenta cefaleia e rash. No exame laboratorial não há presença de hemólise. A respeito desse caso, qual a melhor conduta no caso de acidente loxoscélico moderado?
Notificar o caso, analgesia, anti-inflamatório local e retorno para reavaliação em 5 dias.
Não notificar o caso, analgesia, soro antiloxoscélico e encaminhar para acompanhamento no ambulatório de envenenamento.
Notificar o caso, aplicar soro antiloxoscélico, analgesia e uso de corticoide via oral por 5 dias.
Não notificar o caso, analgesia, soro antiloxoscélico e retorno para reavaliação em 7 dias.
Notificar o caso, analgesia, soro antiloxoscélico e retorno para reavaliação em 7 dias.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo estão cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite B. Esse grupo é exposto a complicações como a cirrose e o câncer de fígado, que acabam gerando a necessidade de um transplante. No Brasil, estima-se que existam dois milhões de portadores crônicos de hepatite B. (SUS). Das opções abaixo qual apresenta apenas exames para o diagnóstico da hepatite B crônico?
HbsAg, Anti-HBc Igg e Anti-Hbs.
HbsAg, Anti-HBc Igm e Hbe- Ag.
HbsAg, Anti-HBc Igm e Hbe- Ag.
HbsAg, Anti-HBc Igg e Hbe-Ag.
Anti-HBc, Anti-HBe e Anti-Hbs.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...