Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após a análise dos exames de avaliação do controle metabólico e de rastreamento de complicações, solicitados para um paciente de 64 anos, portador de diabetes tipo II, com retinopatia diabética, o Médico nota o seguinte resultado: microalbuminúria de 24h: 60mg/24 horas (valor normal < 30mg/24h). Assinale a alternativa que apresenta o tratamento farmacológico mais eficiente para postergar a progressão da patologia evidenciada neste exame.
Beta-bloqueadores.
Ciclofosfamida.
Prednisona.
Bloqueadores do canal de cálcio diidropiridínicos.
Antagonistas dos receptores da angiotensina II.
A presença da família é de suma importância para o acompanhamento e cuidado prestado à pessoa idosa. O médico, com relação à postura da família, deve observar:
I. A autonomia: cada integrante da família tem que ser uma pessoa ímpar, que sente, pensa e age.
II. A forma de expressão dos sentimentos, pois as famílias sempre apresentam seus conflitos de forma clara, verbalmente.
III. A comunicação familiar: a forma com que se dá a comunicação é muitas vezes mais importante do que seu conteúdo.
IV. A capacidade de lidar com perdas e a flexibilidade.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas I, II e IV.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Todas as afirmativas.
São diuréticos de alça:
amilorida e bumetanida.
furosemida e ácido etacrínico.
ácido etacrínico e triantereno.
bumetanida e furosemida.
amilorida e furosemida.
Para o tratamento, nas primeiras 24 horas, de um paciente com quadro séptico, é CORRETO afirmar que:
a glicemia deve ser mantida em níveis menores que 150 mg/dl; deve-se estimular a estratégia ventilatória protetora com volume corrente mantido em cerca de 10 ml/kg e pressão de platô menor que 30 cmH2O; a administração da drotrecogina comprovadamente diminui a mortalidade.
a glicemia deve ser mantida em níveis menores que 180 mg/dl; deve-se estimular a estratégia ventilatória protetora com volume corrente mantido em cerca de 10 ml/kg e pressão de platô menor que 30 cmH2O; a administração da drotrecogina comprovadamente diminui a mortalidade.
a glicemia deve ser mantida em níveis menores ou igual a 80 mg/dl; deve-se estimular a estratégia ventilatória protetora com volume corrente mantido em cerca de 8 ml/kg e pressão de platô menor que 30 cmH2O; a administração de hidrocortisona em doses baixas está indicada em casos específicos.
a glicemia deve ser mantida em níveis menores que 150 mg/dl; deve-se estimular a estratégia ventilatória protetora com volume corrente mantido em cerca de 6 ml/kg e pressão de platô menor que 30 cmH2O; a administração de hidrocortisona em doses baixas está indicada em casos específicos.
a glicemia deve ser mantida em níveis menores que 100 mg/dl; deve-se estimular a estratégia ventilatória protetora com volume corrente mantido em cerca de 8 ml/kg e pressão de platô menor que 30 cmH2O; a administração da drotrecogina comprovadamente diminui a mortalidade.
Foram avaliados quatro pacientes com ataxia de marcha e hemograma mostrando hemoglobina entre 6,8 e 7,2 g/dL, VCM de 120 a 125 fL e DHL aumentado de 10 a 15 vezes o valor normal. Dos abaixo, o que apresenta MENOR probabilidade de estar neste grupo, é o que apresentac
doença de Crohn ileal.
história de vegetarianismo estrito.
antecedente de gastrectomia.
intestino curto por exerese de parte das alças jejunais.
parasitose pelo Diphyllobothrium latum.
Assinale a alternativa que apresenta o elemento que deve ter seus níveis séricos reduzidos para entrar como critério no diagnóstico da síndrome metabólica.
Deve-se remover o corpo estranho com uma pinça.
Deve-se encaminhar a criança a um otorrinolaringologista.
Deve-se realizar lavagem do conduto auditivo externo com soro fisiológico a 0,9%.
Deve-se prescrever antibiótico tópico em gotas.
Deve-se remover o corpo estranho com uma cureta auricular.
Sr. José, 78 anos, tabagista, 5 maços por ano, apresenta tosse produtiva há 5 dias, com dispneia progressiva e dor torácica, inapetência, febre não aferida há 2 dias. No exame físico, apresentou murmúrio vesicular diminuído em base de hemitórax esquerdo e roncos difusos. Diante do quadro apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
As pessoas provenientes de asilos e/ou de casas de saúde, os que receberam antibióticos por via endovenosa, os que passaram por quimioterapia e/ou tratamento de escaras nos 30 dias anteriores à doença; e/ou os que estejam em tratamento em clínicas de diálise, constituem atualmente um grupo especial que está incluído nas PACs.
O diagnóstico de PAC baseia-se na presença de sintomas de doença aguda do trato respiratório inferior, e/ou achados focais no exame físico do tórax, e/ou manifestações sistêmicas.
A taxa de mortalidade hospitalar mostra uma tendência decrescente, o que aponta para diversas hipóteses, tais como o envelhecimento da população.
A classificação em padrões radiológicos (lobar, broncopneumônico e intersticial) é patognomônica para a predição do agente causal da PAC.
A hemocultura deve ser reservada para a pneumonia adquirida na comunidade (PAC) grave e no caso de pacientes internados não respondedores à terapêutica instituída.
É contraindicação relativa ao uso de trombolíticos na insuficiência coronariana aguda:
sangramento interno ativo.
história de AVC não hemorrágico nos últimos doze meses.
história de hemorragia cerebrovascular a qualquer momento
diátese sanguínea conhecida.
suspeita de dissecção aórtica.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Paciente vítima de trauma com queimadura em face, tórax e membros, atingindo cerca de 60% da superfície corporal, é atendido na emergência. Qual deve ser a conduta para este caso?
Obter acesso venoso iniciar infusão de volume com coloides sedoanalgesiar e indicar intubação precoce obedecendo a sequência rápida (exame das vias aéreas préoxigenação bloqueador neuromuscular preferindo a succinilcolina).
Obter acesso venoso iniciar infusão de volume com cristaloides sedoanalgesiar e indicar intubação precoce, obedecendo a sequência rápida (exame das vias aéreas préoxigenação evitar o uso de bloqueador neuromuscular).
Obter acesso venoso iniciar infusão de volume com cristaloides sedoanalgesiar e indicar intubação precoce, obedecendo a sequência rápida (exame das vias aéreas préoxigenação bloqueador neuromuscular preferindo rocurônio ou atracúrio).
Obter acesso venoso iniciar infusão de volume com cristaloides sedoanalgesiar e indicar intubação precoce, obedecendo a sequência rápida (exame das vias aéreas préoxigenação bloqueador neuromuscular preferindo rocurônio ou atracúrio).
Obter acesso venoso iniciar infusão de volume com cristaloides sedoanalgesiar e aguardar a evolução para indicar intubação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...