Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as abaixo, a condição de alto risco para acidente vascular cerebral isquêmico por embolia de origem cardíaca é
endocardite trombótica não bacteriana.
hipocinesia de ventrículo esquerdo.
cardiopatia com fibrilação atrial.
prótese valvar biológica.
defeito de septo atrial.
Texto para responder às questões 27 e 28.
Paciente de 23 anos de idade, sexo masculino, procura atendimento médico no pronto-socorro após acidente ofídico no membro inferior direito. Queixou-se de parestesia no local da picada, mas negou haver dor. No exame clínico, havia edema discreto com eritema no local da picada, ptose palpebral bilateral, flacidez da musculatura da face e diplopia. A serpente foi descrita como do gênero crotálico. Se esse paciente desenvolvesse dores musculares generalizadas e urina de tonalidade avermelhada a marrom, o diagnóstico seriaO Médico de Família e Comunidade atende uma senhora de 45 anos, queixando-se de poliúria, polidipsia e inapetência. Está em uso das seguintes medicações: metformina 850mg 2 comprimidos ao dia, sinvastatina 20mg 1 comprimido à noite. O exame físico está normal, exceto pelo peso ela emagreceu cerca de 10kg desde a consulta anterior (nega dieta). Glicosimetria aferida pela enfermeira foi de 350mg/dl. Assinale a alternativa que apresenta a conduta que deve ser adotada.
Prescrever glibenclamida 5mg, 2 vezes ao dia.
Aumentar a dose da metformina para 3 comprimidos ao dia.
Prescrever insulina NPH 20UI à noite (bed time).
Prescrever gliclazida 30mg, 1 vez ao dia.
Encaminhar o paciente para o endocrinologista.
Sobre o manejo do atendimento a pessoas com tuberculose, avalie as assertivas a seguir:
I. O tratamento indicado para todos os casos novos de todas as formas de TB pulmonar e extrapulmonar (exceto meningoencefalite), bem como para todos os casos de recidiva e retorno após abandono é isoniazida, pirazinamida, rifampicina e etambutol por dois meses, seguido de quatro meses de administração de rifampicina e isoniazida.
II. A busca ativa, busca passiva e ações educativas devem ser realizadas para o controle da TB.
III. O teste anti-HIV deve ser oferecido a todos os pacientes com TB.
IV. Pacientes com suspeita de TB na radiografia de tórax e sem expectoração espontânea devem ser submetidos à indução de escarro.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas I, II e IV.
De acordo com a classificação funcional da organização mundial, os pacientes com hipertensão pulmonar (HP) que apresentam leve limitação da atividade física, ficam confortáveis no repouso, e cujas atividades físicas da vida diária causam dispneia ou fadiga, dor torácica ou pré-síncope pertencem à classe:
I.
II.
III.
IVa.
IVb.
Paciente do sexo feminino, com 54 anos de idade, é trazida à emergência com história de perda da consciência. Em uma rápida anamnese, a paciente refere palpitações e dor torácica. Está acordada, ansiosa, com frequência respiratória de 26 mpm e sem pulso periférico detectável.
Em relação ao caso acima e com base na figura 1, assinale a alternativa CORRETA.
Taquicardia instável cardioversão não sincronizada imediata sedoanalgesia com morfina e etomidato.
Taquicardia instável cardioversão sincronizada imediata sedoanalgesia com fentanil e etomidato.
Taquicardia estável cardioversão sincronizada imediata sedoanalgesia com fentanil e midazolam.
Taquicardia estável cardioversão não sincronizada imediata sedoanalgesia com fentanil e propofol.
Fibrilação ventricular desfibrilação imediata.
O principal diagnóstico diferencial de crise epiléptica é
ataque de pânico.
ataque isquêmico transitório.
enxaqueca.
síncope.
alteração paroxística da esclerose múltipla.
Texto para responder às questões 27 e 28.
Paciente de 23 anos de idade, sexo masculino, procura atendimento médico no pronto-socorro após acidente ofídico no membro inferior direito. Queixou-se de parestesia no local da picada, mas negou haver dor. No exame clínico, havia edema discreto com eritema no local da picada, ptose palpebral bilateral, flacidez da musculatura da face e diplopia. A serpente foi descrita como do gênero crotálico. A principal complicação dos acidentes ofídicos dessa natureza em nosso meio, geralmente de instalação nas primeiras 48 horas, éUm senhor de 50 anos, hipertenso e diabético, procura o Médico de Família e Comunidade com queixa de diminuição da acuidade auditiva. Ele nega traumas em região encefálica ou infecções de orelha média quando criança, contudo, refere que trabalha em uma tecelagem há 20 anos. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
É preciso realizar um estudo do local de trabalho deste senhor para que se possa pensar em perda auditiva induzida por ruído.
O diabetes do paciente pode potencializar a perda auditiva induzida pelo ruído.
Esse tipo de queixa não tem relação com o trabalho.
Em se tratando de perda auditiva induzida pelo ruído, o afastamento do estímulo sonoro não interferirá na progressão da doença.
A adoção de equipamentos de proteção individual seria suficiente para prevenir a perda auditiva induzida pelo ruído.
Em relação ao tratamento medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica, assinale a afirmativa CORRETA:
Os bloqueadores do canal de cálcio tem como mecanismo de ação a diminuição inicial do débito cardíaco, redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas.
Os inibidores da enzima conversores da angiotensina são eficazes no tratamento da HAS, reduzindo a morbidade e a mortalidade cardiovasculares nos hipertensos, em pacientes com insuficiência cardíaca, com infarto agudo do miocárdio, em especial quando apresentam baixa fração de ejeção.
Como monoterapia, os diuréticos apresentam efeito hipotensor discreto a longo prazo, devendo, portanto, ser associados a outros antihipertensivos, mas podem induzir ao aparecimento de tolerância.
Os betabloqueadores atuam sobre a musculatura da parede vascular, promovendo relaxamento muscular com consequente vasodilatação e redução da resistência vascular periférica.
Os vasodilatadores diretos apresentam ação antihipertensiva na redução da resistência vascular periférica por diminuição da concentração de cálcio nas células musculares lisas vasculares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...