Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hepatite por vírus C (VHC) é considerada uma das principais causas de hepatite crônica. Atualmente, estima-se que cerca de 160 milhões de indivíduos estejam infectados por esse tipo de hepatite no mundo. Com relação a essa patologia, julgue os itens seguintes. Em pacientes cirróticos, a erradicação do VHC reduz o risco de descompensação, mas mantém inalterado o risco de hepatocarcinoma.
A hepatite por vírus C (VHC) é considerada uma das principais causas de hepatite crônica. Atualmente, estima-se que cerca de 160 milhões de indivíduos estejam infectados por esse tipo de hepatite no mundo. Com relação a essa patologia, julgue os itens seguintes. Caso receba resultado de sorologia para hepatite C (anti VHC) positiva e resultado negativo para VHC RNA por reação em cadeia de polimerase (PCR), o paciente deverá, então, após três meses da realização desses exames iniciais, para pesquisa de VHC RNA por PCR, realizá-los novamente.
A hepatite por vírus C (VHC) é considerada uma das principais causas de hepatite crônica. Atualmente, estima-se que cerca de 160 milhões de indivíduos estejam infectados por esse tipo de hepatite no mundo. Com relação a essa patologia, julgue os itens seguintes. As novas terapias livres em que se utiliza interferon devem ser priorizadas para pacientes com fibrose avançada (F3 ou F4 metavir), cirróticos descompensados e para pacientes em fila de transplante hepático.
A hepatite por vírus C (VHC) é considerada uma das principais causas de hepatite crônica. Atualmente, estima-se que cerca de 160 milhões de indivíduos estejam infectados por esse tipo de hepatite no mundo. Com relação a essa patologia, julgue os itens seguintes. A avaliação do estágio de fibrose hepática nos pacientes com hepatite por vírus C deve ocorrer exclusivamente por biópsia hepática.
As hepatites virais, a despeito do avanço das vacinas e da terapêutica, ainda acometem uma porcentagem significativa da população. Com relação a essa afirmação, julgue os itens que se seguem. A vacinação para hepatite por vírus A é indicada para portadores de doenças crônicas, como cirrose hepática, e pacientes infectados pelo HIV.
As hepatites virais, a despeito do avanço das vacinas e da terapêutica, ainda acometem uma porcentagem significativa da população. Com relação a essa afirmação, julgue os itens que se seguem. A transmissão do vírus da hepatite A ocorre, principalmente, por via fecal-oral, por transmissão interpessoal, ou ingesta de comida ou água contaminada.
As hepatites virais, a despeito do avanço das vacinas e da terapêutica, ainda acometem uma porcentagem significativa da população. Com relação a essa afirmação, julgue os itens que se seguem. O diagnóstico de hepatite por vírus E se dá por detecção do vírus E no tecido hepático, já que não existe teste sorológico confiável para seu diagnóstico.
As hepatites virais, a despeito do avanço das vacinas e da terapêutica, ainda acometem uma porcentagem significativa da população. Com relação a essa afirmação, julgue os itens que se seguem. A hepatite por vírus E em mulheres gestantes cursa com maior morbi-mortalidade do que na população em geral, evoluindo mais comumente para forma colestática, causando perda do bebê e hepatite fulminante.
Cerca de 50% dos indivíduos portadores de cirrose hepática, a partir do diagnóstico, desenvolverão ascite após dez anos de seguimento. A síndrome hepatorrenal PE, uma complicação que ocorre nos pacientes cirróticos com ascite, requer cuidados e prediz a necessidade de transplante hepático. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A síndrome hepatorrenal tipo 2 ocorre em pacientes cirróticos com proteinúria, hematúria e rins atrofiados, verificados por meio da ultrassonografia.
Cerca de 50% dos indivíduos portadores de cirrose hepática, a partir do diagnóstico, desenvolverão ascite após dez anos de seguimento. A síndrome hepatorrenal PE, uma complicação que ocorre nos pacientes cirróticos com ascite, requer cuidados e prediz a necessidade de transplante hepático. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A síndrome hepatorrenal tipo 1 caracteriza-se por níveis séricos de creatinina menores que 1,5 mg/dL, pela não reversão do quadro laboratorial após dois dias de suspensão dos diuréticos e de infusão venosa de albumina humana, pela ausência de choque hipovolêmico e por uso de drogas nefrotóxicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...