Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) compreende um conjunto de doenças hepáticas diferencialmente graduadas que vão desde o acúmulo de gordura intra-hepática (esteatose simples) para necro-inflamação, balonização de hepatócitos e fibrose que representam as principais características de esteato-hepatite não alcoólica (NASH). Assinale a alternativa incorreta:
A ruptura de varizes esofágicas (VE) é uma complicação grave da hipertensão portal (HP). A esofagogastroduodenoscopia (EGD) é o método de escolha tanto para o diagnóstico de VE quanto para a definição do risco de sangramento. Está indicada em todos os pacientes hepatopatas adultos, ao diagnóstico de cirrose. Em pediatria, o momento de realização da EGD não está estabelecido. A busca por métodos não invasivos capazes de diagnosticar a presença de VE e o risco de sangramento é um tema atual e interessante. Os estudos envolvendo crianças são escassos quando comparados com aqueles na população adulta. Sobre varizes esofágicas e hipertensão portal assinale a alternativa incorreta.
Menina de 12 anos, assintomática, que em um exame físico de rotina observou-se hepatomegalia. Exames de função hepática normal e uma ultrassonografia abdominal que confirmou hepatomegalia difusa, com alteração da textura do fígado e hipertensão portal. Se realizou uma biópsia hepática percutânea que mostrou distorsão parcial da arquitetura com a presença de septos fibrocolágenos, contendo numerosos ductos biliares irregulares revestidos por epitelio normal, típico, mas muito dilatados e rodeados por parênquima hepático normal. Uma endoscopia digestiva alta mostrou várizes esofágicas grau II. Ainda realizado ressonância magnética demonstrando um fígado aumentado de tamanho, principalmente o lóbulo esquerdo e caudado, de contornos moderadamente irregulares, com estrutura interna homogênea, sem nódulos no parênquima e sem dilatação dos ductos biliares intra hepáticos. Com o diagnóstico clínico e histológico confirmado de fibrose hepática congênita assinale a alternativa correta:
Apesar de um equilíbrio no microbioma estar relacionado à saúde, um desequilíbrio no microbioma ou disbiose está relacionado a vários problemas de saúde no trato gastrointestinal, como diarreia e doença inflamatória intestinal, e fora do trato gastrointestinal, como obesidade e alergia. Sobre probióticos podemos considerar INCORRETO:
Sobre acalasia, assinale a alternativa correta:
Paciente de 10 anos, com quadro colestático, hepatomegalia, febre, perda ponderal e dor abdominal. ECO identificou fígado de aspecto multinodular, leve dilatação de veias biliares intra-hepáticas e aumento heterogêneo da cabeça pancreática. Na TC encontraramse hepatomegalia, inúmeras áreas arredondadas hipodensas que não sofreram impregnação com contraste intravenoso, com até 2,9cm no lobo direito, área predominantemente hipodensa na topografia da cabeça pancreática e nódulos pulmonares sugestivos de metástases. Assinale a alternativa que contém a resposta com diagnóstico correto e considerações corretas sobre o caso acima:
Em 27 de agosto de 2006 foi criada a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), uma associação civil sem fins econômicos e sem vínculo político ou religioso que hoje congrega as Associações de Celíacos existentes no Brasil, tendo por finalidade a integração, coordenação e representação, aos níveis nacionais e internacionais, das entidades filiadas voltadas ao atendimento, orientação e a defesa dos direitos e interesses dos Celíacos, que são as pessoas diagnosticadas com Doença Celíaca e desordens relacionadas ao glúten. Sobre a doença celíaca, assinale a alternativa correta.
A Doença de Hirschprung (DH) ou megacólon congênito caracteriza-se pela ausência de células gangliônicas no plexo submucoso e mioentérico, em variadas porções do intestino, sendo causa relativamente comum de obstrução intestinal em neonatos e megacólon em crianças e adultos. Sua incidência é de cerca de 1:5000 nascidos vivos e acomete predominantemente o sexo masculino na razão de 4:1. Sobre essa doença assinale a alternativa incorreta.
Paciente do sexo feminino, 7 anos de idade, iniciou com vômitos em crise há um ano. A mãe conta que os episódios são muitos parecidos e acontecem a cada 2 meses aproximadamente, normalmente começando enquanto a criança dorme. Só consegue melhorar após a ida ao pronto socorro com medicação anti-emética endovenosa. Da última vez apresentou sialorréia intensa e a médica do plantão suspeitou que a mãe tivesse dado alguma medicação para a criança. De qualquer forma, encaminhou ao gastropediatra. Este percebeu que a criança estava bem dentro dos percentis de normalidade de peso e altura. De antecedente familiares o pai da criança tem enxaqueca. Assinale a alternativa que contém o correto diagnóstico e conduta adequados para esse quadro.
Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, chega no consultório, queixando-se de dor abdominal há um ano. Tem intensa melhora da dor após evacuar, mas não gosta de evacuar na escola. Frequenta, além da escola, aulas de balé, piano, natação e agora começou a ter aulas de canto. Não tem comprometimento do peso nem da estatura. Ao exame físico presença de leve distensão gasosa, que a mãe fala que piora ao longo do dia. Não ingere leite ou derivados. Suas frutas preferidas são maçã e pêssego. Sobre o diagnóstico e a conduta do caso em questão assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...