Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os Dez passos para o sucesso da amamentação, segundo recomendações da OMS/ UNICEF, devemos considerar incorreto:
Adolescentes com obesidade grave têm riscos de doença cardíaca ainda mais altos do que se pensava. Um estudo, publicado na edição de Pediatria da Revista da Associação Médica Americana (JAMA Pediatrics, na sigla em inglês), mostrou que 15% dos participantes estavam diabéticos; aproximadamente metade tinha hipertensão arterial; e 75% apresentavam níveis alterados de uma proteína associada à doença cardíaca. Ao menos um fator de risco para problemas cardiovasculares foi identificado em 95% dos adolescentes; 5% deles tinham quatro fatores de risco ou mais associados. Sobre obesidade infantil assinale a alternativa correta.
A lactose é um dissacarídeo abundante no leite de mamíferos e essencial para a nutrição de recémnascidos e lactentes. Para sua absorção, deve ser digerida em monossacarídeos a glicose e a galactose, por meio da ação da lactase, enzima presente na microvilosidade dos enterócitos. Sobre a doença que envolve lactose assinale a alternativa correta.
Estenose hipertrófica do piloro (EHP) é uma condição comum em crianças com 212 semanas de idade e cuja causa permanece desconhecida. O diagnóstico clínico baseia-se na história de vômitos não-biliosos em jato, sinais de hiperperistalse gástrica e tumor pilórico palpável ao exame físico. Sobre essa condição assinale a alternativa correta.
Esofagite eosinofílica (EoE) se caracteriza por apresentar sintomas similares aos da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico. EoE é uma doença emergente no mundo inteiro, como documentada em muitos países. Artigos recentes indicam que a EoE está sendo cada vez mais diagnosticada em pacientes pediátricos e adultos, embora a epidemiologia dessa doença ainda não seja bem conhecida. Sobre essa entidade assinale a alternativa incorreta.
A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, o paciente poderá ter uma vida praticamente normal, dentro de seus limites. Pode ser identificada através do teste do pezinho e seu diagnóstico pode ser confirmado através do teste do suor, ou ainda, através de exames genéticos. Sobre a FC, assinale a alternativa incorreta:
Segundo o professor doutor Mauro Sergio Toporovski, médico responsável pela Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e diretor de cursos da Associação Paulista Pediátrica de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição (APPGHN), não é possível precisar se os números refletem mesmo o aumento de casos de Doença Inflamatória Intestinal (DII) na infância ou se os casos, atualmente, têm sido mais e melhor diagnosticados. Infelizmente, a maioria dos pacientes chega aos serviços de saúde com grande comprometimento nutricional, porque as crianças já estão sofrendo com dores abdominais há dois ou três anos sem que o problema tenha sido diagnosticado e tratado corretamente, lamenta. Sobre DII em pediatria assinale a alternativa correta.
A Displasia Neuronal Intestinal (DNI) é uma entidade patológica, do grupo das doenças neuromusculares gastrointestinais, caracterizada por complexas alterações do sistema nervoso entérico. Seu diagnóstico depende fundamentalmente da análise histopatológica de biópsias do reto, sendo definida pela presença de ao menos 15% de gânglios nervosos gigantes na submucosa, com mais do que 8 células ganglionares cada um, nas 30 seções histológicas que devem ser analisadas. Sobre essa entidade podemos afirmar:
A infecção por Helicobacter pylori é reconhecida como a causa mais frequente de gastrite crônica em adultos e crianças. Seu diagnóstico é realizado com métodos invasivos em fragmentos de mucosa gástrica obtidos com pinça endoscópica e os não-invasivos são os que idependem de endoscopia para sua realização. Sobre a infecção pelo Helicobacter pylori analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Helicobacter pylori é uma bactéria Gram negativa, microaerófila, flagelada que vive no muco gástrico e pode ser encontrada em crianças assintomáticas.
II. O processo inflamatório secundário a infecção por Helicobacter pylori pode localizar-se no antro gástrico, no corpo gástrico ou em todo o estômago, motivo pelo qual os endoscopistas se referem a gastrite antral e pangastrites.
III. Teste rápido da urease: é baseado na liberação de amônia que se forma pela atuação da urease produzida pelo H. pylori sobre a ureia (hidrólise). Os indicadores de cor, pela mudança de pH, revelam a presença do H. pylori dentro de 1 hora no máximo. A sensibilidade do método é muito boa. É um método não invasivo.
IV. Testes expiratórios 14C e 13C: Altamente sensíveis e específicos. A quantidade de 14C e ou 13C no ar expirado, após ingestão de ureia marcada pelos mesmos, permite verificar a ação do H. pylori sobre a ureia do que decorre a presença no ar expirado de CO2 marcado pelo carbono 13 ou carbono 14. É um método não invasivo muito eficaz.
V. Teste de ELISA: Quantifica anticorpo IgG contra H. pylori. Continua presente (positivo) após a erradicação.
Assinale a alternativa correta.
Os erros inatos do metabolismo (EIM) são distúrbios de natureza genética que geralmente correspondem a um defeito enzimático capaz de acarretar a interrupção de uma via metabólica. Ocasionam, portanto, alguma falha de síntese, degradação, armazenamento ou transporte de moléculas no organismo. Tais erros do metabolismo são considerados a causa das Doenças Metabólicas Hereditárias (DMH) em que a ausência de um produto esperado, acúmulo de substrato da etapa anterior interrompida ou o surgimento de uma rota metabólica alternativa podem levar ao comprometimento dos processos celulares. Sobre doenças metabólicas do fígado assinale a alternativa incorreta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...