Lista completa de Questões sobre Gastroenterologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 5 anos de idade chega ao pronto socorro febril, com sinais meníngeos, vômitos e diarreia há dois dias. É atendido por pediatra geral que coleta liquor, cujo resultado é normal. Resolve, então, pedir coprograma cujo resultado é pH 7, Sudam negativo, Benedict negativo, lugol negativo, leucócitos fecais fortemente positivo. Ao encaminhar ao colega gastropediatra, assinale a alternativa que contém a interpretação correta do coprograma, provável diagnóstico etiológico e conduta correta para o caso.
Menino de 15 meses de idade procura o pediatra, devido à diarreia crônica há 3 meses. Usa leite de vaca desde o nascimento. O pediatra examina e coloca paciente na curva de peso e estatura e percebe que está dentro da normalidade. Conversando com a mãe percebe que é uma diarreia muito fétida, que tem horário preferencial pela manhã, menor volume a tarde e a noite e não evacua durante a madrugada. A mãe conta também que vê restos alimentares como feijões, ervilhas, milhos nas fezes do paciente. Diante desse quadro, o pediatra encaminha a um gastropediatra. Assinale a possibilidade diagnóstica e o tratamento adequado para esse quadro.
Com relação às doenças do esôfago que demandam terapêutica endoscópica, julgue os próximos itens. As dilatações endoscópicas de estenose benigna pós-cirúrgica do esôfago podem ser realizadas por sonda dilatadora de Savary-Gilliard de maior diâmetro em uma única tentativa.
Com relação às doenças do esôfago que demandam terapêutica endoscópica, julgue os próximos itens. A classificação de Zargar permite correlacionar os graus de lesões esofágicas por ingesta cáustica à possibilidade do quadro do paciente evoluir para estenose e(ou) perfuração.
Com relação às doenças do esôfago que demandam terapêutica endoscópica, julgue os próximos itens. A mucosectomia endoscópica, tanto para displasia severa quanto para adenocarcinoma precoce do esôfago secundário a esôfago de Barrett, é um procedimento paliativo que não evita a esofagectomia tradicional.
Com relação às doenças do esôfago que demandam terapêutica endoscópica, julgue os próximos itens. A perfuração em decorrência da dilatação da estenose péptica do esôfago é uma complicação pouco temida e raramente indicativa de cirurgia.
Com relação às hepatopatias crônicas e às doenças metabólicas do fígado, julgue os itens que se seguem. Na hemocromatose hereditária, os pacientes apresentam aumento da absorção do ferro alimentar pelo duodeno, devido ao aumento da expressão da hepicidina hormônio regulador do ferro.
Com relação às hepatopatias crônicas e às doenças metabólicas do fígado, julgue os itens que se seguem. O tratamento dos pacientes com doença de Wilson pode envolver três tipos de drogas: D-penicilamina, trientine e zinco. Entretanto, pacientes com essa doença podem apresentar piora dos sintomas neurológicos caso sejam tratados com D-penicilamina.
Com relação às hepatopatias crônicas e às doenças metabólicas do fígado, julgue os itens que se seguem. A doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva que leva ao acúmulo de cobre preferencialmente nos músculos, intestino e coração.
Com relação às hepatopatias crônicas e às doenças metabólicas do fígado, julgue os itens que se seguem. A pesquisa do acúmulo de ferro no tecido hepático, por biópsia hepática ou ressonância nuclear magnética com quantificação de ferro no tecido hepático, faz parte dos procedimentos adotados para se diagnosticar a hemocromatose hereditária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...