Lista completa de Questões sobre Geriatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Há várias teorias biológicas do envelhecimento. Elas costumam ser divididas em teorias programadas e teorias estocásticas. Dentre as teorias sistêmicas, destacam-se as teorias metabólicas, genéticas, apoptose, neuroendócrinas e imunológicas. Assinale a alternativa correta que caracteriza uma das teorias estocásticas:
Polifarmácia é muito comum em pacientes idosos. Muitas vezes, o paciente idoso está tomando medicações inapropriadas e apresentando efeitos colaterais secundários às interações entre elas. Assinale a alternativa correta que descreva medicações ou classe medicamentosa que deveríamos evitar em pacientes idosos com certas comorbidades:
Cuidados paliativos é um tema que vem ganhando espaço e importância no contexto de pacientes com doenças incuráveis. Devemos nos atentar que essa forma de cuidado não se resume apenas ao manejo de pacientes no final de vida. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta:
Dentre as medidas realizadas em pacientes em cuidados de final de vida está a realização de hipodermóclise. Por essa via subcutânea, consegue-se administrar medicações e realizar hidratação em pacientes impossibilitados de receberem tratamento por via oral. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta:
É muito comum a incidência de delirium em pacientes idosos internados. A avaliação de delirium é multifatorial envolvendo, principalmente, medidas não farmacológicas. Com relação a esse tema assinale a alternativa correta que descreve causas de delirium em pacientes internados:
Paciente feminina de 63 anos apresentando anemia, aumento de escórias renais, hipercalcemia, queixas de dores na coluna, fraqueza, náuseas e vômitos, associadas a imagens líticas em calota craniana e coluna vertebral. O diagnóstico mais provável nesse caso é:
A manobra cujo teste positivo confirma o diagnóstico de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é:
Paciente de 81 anos, previamente autônomo e independente, sem história de abuso de álcool ou outras drogas, foi internado em Unidade de Terapia Intensiva por quadro de pielonefrite, sendo iniciado ciprofloxacino venoso. Ao visitá-lo, a família o encontra contido ao leito, desorientado no tempo e espaço, agitado, com dificuldade de manter a atenção e apresentando alucinações visuais. Um fator precipitante para o quadro de delirium desse paciente e um tratamento medicamentoso adequado para o delirium nesse caso são respectivamente:
A seguinte vacina deve ser administrada em uma dose, com reforço após 5 anos, em idosos não vacinados acamados e/ ou residentes em instituição fechada (como casas geriátricas, hospitais, unidades de acolhimento/asilos e casas de repouso), de acordo com o Ministério da Saúde:
Idosa de 68 anos, independente e autônoma, portadora de incontinência urinária de urgência, osteoartrose e hipertensão. Faz uso de absorvente íntimo por perdas ocasionais de urina. Em exame de urina, solicitado como rotina por outro médico, a urinocultura evidenciou E. coli ≥ 100.000 UFC/mL, sensível a todos os antibióticos. A paciente nega febre, dor abdominal, disúria, aumento da frequência urinária, da urgência ou da incontinência. Relata urina de odor mais forte. A conduta médica mais indicada para esse caso é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...