Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

Lista completa de Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A endometriose é uma doença ginecológica definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina. Pode -se afirmar corretamente:

    A) A escolha do tratamento deve levar em consideração somente a extensão e localização da doença, sendo preferencialmente cirúrgico, quando ocorre fora da idade fértil.

    B) As apresentações clínicas menos comuns são infertilidade e dor pélvica, sendo mais frequentes as crises vasomotoras.

    C) A dor não é influenciada pela profundidade do implante endometriótico nem sua localização.

    D) O padrão-ouro para diagnóstico de endometriose é a laparoscopia com inspeção direta da cavidade e visualização dos implantes, não necessitando de biópsia para confirmação histopatológica.

    E) Quando houver indicação ao uso de Danazol, deve -se controlar contagem de plaquetas, não havendo necessidade de testes de função hepática, pois sua eliminação é unicamente renal.

Paciente de 25 anos, usuária de DIU de cobre há um ano, refere dor em baixo ventre, leucorreia amarelada e febre de até 38ºC há dois dias. Ativa sexualmente, está com novo parceiro há 2 meses. Ao exame, dor à mobilização do colo uterino e à palpação dos anexos. Ausência de peritonismo. Realizada ultrassonografia transvaginal, evidenciou-se DIU normoposicionado e ausência de abscesso tubo-ovariano. Em relação ao tratamento, qual a conduta correta?

    A) Tratar a paciente em regime hospitalar com antibioticoterapia intravenosa.

    B) Retirar o DIU imediatamente e tratar a paciente em regime hospitalar com antibioticoterapia intravenosa.

    C) Tratar a paciente ambulatorialmente com antibioticoterapia e reavaliá-la em 72 horas.

    D) Retirar o DIU imediatamente, tratar a paciente ambulatorialmente com antibioticoterapia e reavaliá-la em 72 horas.

    E) Retirar o DIU imediatamente e tratar a paciente ambulatorialmente com antibioticoterapia.

A presença de úlcera genital está associada a elevado risco de transmissão e aquisição do HIV e tem sido descrita como a principal causa para a difusão do vírus nas populações de maior vulnerabilidade; portanto, o diagnóstico e tratamento imediato dessas lesões constitui uma medida de prevenção e controle da epidemia de HIV. Na presença de úlcera genital, a pesquisa e tratamento devem ser direcionados para os seguintes agentes etiológicos, EXCETO:

    A) Herpes genital.

    B) Cancroide.

    C) Sífilis primária.

    D) Gonorréia.

    E) Linfogranuloma venéreo.

A vaginose bacteriana é uma alteração decorrente do desequilíbrio da flora bacteriana vaginal normal, caracterizada pelo(a) __________ de lactobacilos, produtores de peróxido de hidrogênio, e pelo supercrescimento de bactérias __________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) redução – aeróbicas

    B) redução – anaeróbicas

    C) acréscimo – aeróbicas

    D) acréscimo – anaeróbicas

    E) acréscimo – produtoras de aminas

Gestante com amenorreia de 14 semanas comparece na Unidade de Saúde num sexta-feira no final do expediente com quadro de disúria, polaciúria e nictúria. Não há febre e apresenta bom estado geral. Assinale a alternativa com a conduta correta.

    A) Administrar nitrofurantoína 500 mg a cada 12 horas por sete dias.

    B) Solicitar urocultura e medicar somente depois do antibiograma realizado.

    C) Prescrever ampicilina 500 mg 6/6 horas por sete dias e solicitar urocultura de controle no oitavo dia após iniciar o tratamento.

    D) Prescrever amoxicilina 500 mg 8/8 horas por sete dias.

    E) Solicitar retorno em 48 horas e, na persistência dos sintomas, tratar.

No período do climatério, alterações endócrinas decorrentes sobretudo do declínio da função ovariana são de grande importância. Clinicamente essas modificações se apresentam como insuficiência do corpo lúteo, que nas fases iniciais determina irregularidades menstruais, como espanio ou polimenorreia, evoluindo mais tardiamente para amenorréia por anovulação temporária ou definitiva. Vários fatores interferem na instalação da menopausa, sendo FALSA a afirmativa:

    A) Mulheres que vivem em países de altitudes maiores podem apresentar a menopausa em idade mais precoce.

    B) Nutrição deficiente e baixo peso levam à ocorrência precoce da idade da menopausa.

    C) Mulheres multíparas têm menopausa mais precocemente.

    D) Mulheres que têm longas jornadas de trabalho e exercem atividades estressantes têm mais chances de entrar na menopausa mais cedo.

    E) Mulheres tabagistas tem a idade da instalação da menopausa antecipada de 12 a 18 meses.

Menina de 16 anos refere que a última menstruação foi há 5 meses. Teve sua menarca aos 13 anos e, após 2 anos, os ciclos estavam regulares. Nega início da atividade sexual, uso de contracepção hormonal e outros medicamentos. Ao exame, pressão arterial de 150/90 mmHg, desenvolvimento puberal normal, genitália externa feminina, acne, hirsutismo moderado e IMC de 31 kg/m². Sem outras queixas. Solicitados os seguintes exames, cujos resultados foram: FSH: 3,5 mUI/mL, LH: 10 mUI/mL, testosterona total: 85 ng/dL, androstenediona: 4,5 ng/mL, SDHEA: 650 µg/dL. Em relação a esse caso, analise as assertivas abaixo:
I. O hiperandrogenismo nessa paciente poderá ter origem adrenal, devendo-se solicitar 17(OH) progesterona. II. É fundamental a solicitação de TSH, prolactina, SHBG, perfil lipídico, glicose, insulina e TOTG 75g/2h para melhor avaliação e tratamento. III. O diagnóstico é de síndrome dos ovários policísticos, independentemente da morfologia ovariana.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e II.

    E) I, II e III.

A osteoporose é uma doença que pode acarretar um enorme prejuízo à qualidade de vida das pacientes que atingem o climatério. É caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração na microarquitetura do tecido ósseo, levando à fragilidade mecânica e consequente predisposição a fraturas, com trauma mínimo, e dor. Ë CORRETA a afirmativa:

    A) A partir dos 40 anos, o volume de massa óssea começa a diminuir lentamente mantendo-se na mesma velocidade até os 65 anos, quando deve-se investigar por densitometria óssea.

    B) resultados consistentes demonstram redução no risco de fraturas com uso de fitoestrogênios, desde que usados no início do climatério.

    C) A terapia androgênica na mulher após a menopausa reduz riscos de fratura óssea.

    D) A definição/ diagnóstico de osteoporose, sugerida pela OMS, indica que valores da DMO iguais ou inferiores a 2,5 desvios padrão (DP) da média de valor de pico em adultos jovens são compatíveis com o diagnóstico, devido ao alto risco de fraturas.

    E) A tibolona é um esteróide sintético muito eficaz na prevenção da perda óssea pós menopausa.

Com base nos conhecimentos médicos, julgue o item a seguir.


Na paciente com hiperprolactinemia acima de 200 ng/mL, o quadro clínico de amenorreia secundária faz-se presente, com necessidade de rastreio de tumores hipofisários. O tratamento proposto é de uso de cabergolina 0,5 mg semanal, dosando prolactina a cada 30 dias para ajuste da dose.

Considerando uma gestante Rh negativa com parceiro Rh positivo, são formas adequadas de profilaxia da aloimunização materna:
I. Administração de imunoglobulina anti-Rh de rotina na 28ª semana de gestação e novamente após o parto se o RN for Rh positivo. II. Administração de imunoglobulina anti-Rh em até 72 horas após o parto se o RN for Rh positivo. III. Administração de imunoglobulina anti-Rh após aborto de primeiro trimestre.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...