Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia

Lista completa de Questões sobre Ginecologia e Obstetrícia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O climatério geralmente é associado a alterações físicas e emocionais que quando surgem são caracterizadas como síndrome climatérica. Os sintomas do climatério sofrem influência de inúmeros fatores de ordem biológica, aspectos psicológicos e aspectos sociais1. Dentre eles, destacam-se os sintomas vasomotores, como fogachos e sudorese, a atrofia genital e os transtornos psicológicos, como transtornos de humor e do sono. A respeito do tratamento, CORRETO afirmar-se:

    A) O uso de Terapia Hormonal (TH) geralmente é indicado para pacientes abaixo de 60 anos e que tiveram a menopausa há menos de 10 anos.

    B) No caso da terapia Hormonal, prefere-se a associação de estrogênio /progesterona, por haver maior associação de câncer de mama com o uso de estrogênio isoladamente.

    C) O estrogênio é recomendado como um agente de primeira linha para controle da osteoporose.

    D) Doenças hepáticas ativas e graves não são contraindicações à terapia hormonal.

    E) Com a queda no nível de estrogênio ocorre aumento no nível de HDL e queda nos níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos.

Com base nos conhecimentos médicos, julgue o item a seguir.


As malformações uterinas mais comuns são o útero septado, arqueado, unicorno, bicorno e didelfo. Decorre do defeito de fusão dos ductos paramesonéfricos lateralmente.

Puérpera, submetida à cesariana há 3 horas por descolamento prematuro de placenta, relata dor abdominal, mal-estar e tontura. Ao exame, TA: 80/40 mm Hg, FC de 110 bpm, útero subinvoluído e sangramento vaginal em grande quantidade. Realizada compressão uterina bimanual, infusão de grande volume de cristaloides, ocitocina intravenosa e misoprostol por via retal. O útero torna-se contraído novamente com redução do sangramento vaginal e melhora dos sinais vitais. A avaliação laboratorial mostra os seguintes parâmetros: hemoglobina de 8,5 g/dL, hematócrito de 26%, TP de 12 segundos, TTPa de 35 segundos, fibrinogênio de 160 mg/dL e plaquetas de 30.000 µL. Frente ao quadro clínico-laboratorial, qual a conduta mais adequada?

    A) Transfundir concentrado de hemácias e plaquetas.

    B) Transfundir plasma fresco congelado e plaquetas.

    C) Transfundir crioprecipitado.

    D) Administrar 1g de ácido tranexâmico por via intravenosa.

    E) Transfundir concentrado de hemácias e crioprecipitado.

A doença trofoblástica gestacional (DTG) pode ser definida como uma anomalia proliferativa que acomete as células que compõem o tecido trofoblástico placentário, cito e sinciciotrofoblasto, ainda que seus diferentes estágios histológicos difiram na propensão para regressão, invasão, metástase e recorrência. No seu diagnóstico, é INCORRETO:

    A) O marcador tumoral biológico e específico é o fragmento beta da gonadotrofina coriônica humana (beta-hCG).

    B) Os dois principais fatores de risco para DTG são, principalmente, a idade materna superior a 35 anos e a história prévia de DTG.

    C) Essas pacientes apresentam maior risco de cursar com embolização trofoblástica maciça para os pulmões, o que demanda cuidado durante o esvaziamento uterino.

    D) Aspiração intrauterina (V-A) é a técnica de escolha para o esvaziamento molar, pelo menor risco de perfuração uterina, infecção e permanência de restos molares na cavidade uterina.

    E) A avaliação da pressão arterial pode diagnosticar pré-eclâmpsia precoce, antes da 20ª semana de gravidez e dosagem de TSH e T4 livre podem indicar o hipotireoidismo, associado frequentemente a esta doença.

Com base nos conhecimentos médicos, julgue o item a seguir.


O músculo elevador do ânus forma o trígono urogenital do assoalho pélvico e é constituído pelos músculos puborretal, ileococcígeo e isquiococcígeo.

Para responder à questão, considere o caso abaixo:

Primigesta, com 40 semanas de gestação, refere contrações há 3 horas e nega perdas vaginais. Refere pré-natal sem intercorrências, nega doenças crônicas e uso de medicações. Ao exame: TA: 130/80 mmHg, altura uterina: 36 cm, 3 contrações em 10 minutos, bcf: 140 a 80 bpm, toque vaginal: colo 50% apagado, 4 cm de dilatação, cefálico, bolsa íntegra. Realizado cardiotocografia, cujo traçado está abaixo:

Qual a melhor conduta após diagnóstico?

    A) Aguardar a evolução do trabalho de parto.

    B) Realizar cesariana.

    C) Realizar amniotomia e, se o líquido estiver claro, aguardar a evolução do trabalho de parto com a paciente em decúbito lateral esquerdo.

    D) Abreviar o trabalho de parto corrigindo a dinâmica uterina com ocitocina intravenosa.

    E) Colocar oxigênio na paciente, mantê-la em decúbito lateral esquerdo e aguardar a evolução do trabalho de parto.

As ISTs aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/Aids, além de doenças como sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo, poderem causar malformações de feto e, inclusive levar ao óbito, entre outras complicações. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico de Sífilis 2019, foram notificados 62.599 casos em gestantes (ampliação de 25,7% dos casos em relação a 2017). Já em bebês, foram registrados 26.219 casos de sífilis congênita. No seguimento de tratamento de paciente com diagnostico de sífilis, a melhor forma de fazê-lo é:

    A) Título seriado de VDRL.

    B) Título seriado de FTA-Abs.

    C) Anticorpos anticardiolipina.

    D) Teste Rápido para sífilis.

    E) MHA-TP associado ao Teste de Elisa.

Com base nos conhecimentos médicos, julgue o item a seguir.


Durante a cirurgia de histerectomia, a artéria uterina, ao ser ligada, apresenta íntima ligação com o ureter, principalmente ao nível dos paramétrios. Dessa forma, a ligadura deve ser realizada o mais lateral e perpendicular possível em relação ao eixo das artérias.

Para responder à questão, considere o caso abaixo:

Primigesta, com 40 semanas de gestação, refere contrações há 3 horas e nega perdas vaginais. Refere pré-natal sem intercorrências, nega doenças crônicas e uso de medicações. Ao exame: TA: 130/80 mmHg, altura uterina: 36 cm, 3 contrações em 10 minutos, bcf: 140 a 80 bpm, toque vaginal: colo 50% apagado, 4 cm de dilatação, cefálico, bolsa íntegra. Realizado cardiotocografia, cujo traçado está abaixo:

Qual o diagnóstico e sua fisiopatologia pela análise do traçado?

    A) DIP II secundária à hipóxia fetal devido à diminuição do fluxo interviloso decorrente da contração uterina na insuficiência uteroplacentária aguda.

    B) DIP I secundária à hipóxia fetal causada pela contração uterina.

    C) DIP II por compressão do cordão umbilical durante a contração uterina.

    D) DIP I por compressão do polo cefálico durante a contração uterina.

    E) DIP variável por compressão do cordão umbilical durante a contração uterina.

A infecção pelo HPV é uma das IST mais frequentes no mundo. O risco estimado para a exposição a essa infecção é de 15% a 25% a cada nova parceria. As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa. A respeito desta doença, todas as sentenças são corretas, com EXCEÇÃO:

    A) A maioria das infecções por HPV em mulheres (sobretudo quando adolescentes) tem resolução espontânea, em um período aproximado de 24 meses.

    B) A vacinação antes da primeira relação sexual, na faixa de 9 a 14 anos, em duas doses, previne lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero, de vulva, de vagina, anal e as verrugas genitais.

    C) O tratamento das verrugas anogenitais em gestantes deve ser feito com podofilina.

    D) Para mulheres vivendo com HIV/AIDS, recomenda-se a vacina contra o HPV na faixa etária de nove a 26 anos de idade, com esquema diferenciado de doses (0, 2 e 6 meses).

    E) As verrugas, geralmente, são causadas por tipos de HPV não cancerígenos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...