Lista completa de Questões sobre Intensiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com linfoma Hodgkin estava internado na enfermaria de um hospital terciário para tratamento quimioterápico. No Último dia da quimioterapia apresentou sonolência, náuseas, vômitos, poliúria e desidratação. Solicitada internação na unidade de terapia intensiva. Os exames colhidos na UTI evidenciaram: sódio = 145 mEq/L, cálcio = 16 mEq/L, fósforo = 2,5 mEq/L, ureia = 90 mg/dL, creatinina = 1,9 mg/dL, pH = 7,3, PaO2 = 95 mmHg, PaCO2 = 45 mmHg, HCO3- = 20 mEq/L (gasometria arterial com o paciente recebendo suplementação de oxigênio por cateter nasal a 0,5 L/min). Analise este caso e assinale a alternativa que contenha a hipótese diagnóstica e proposta terapêutica corretas.
Uma mulher de 65 anos, obesa, diabética, hipertensa e tabagista está internada na unidade de terapia intensiva no segundo pós-operatório de correção de hérnia de disco intervertebral. Subitamente, refere dor torácica intensa acompanhada de dispneia, seguida de instabilidade hemodinâmica. O eletrocardiograma traçado logo após o início do quadro é apresentado abaixo. Analise o ECG e considere o quadro clínico. Assinale a alternativa que contenha a hipótese diagnóstica provável.
A sedação e analgesia no paciente crítico deve ser sempre muito bem indicada e manejada pelo intensivista. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. É indicado o uso de opióide potente para a analgesia do paciente crítico. O fentanil é uma opção bem indicada.
II. O uso de antiinflamatórios não hormonais no paciente crítico deve ser encorajado, para evitar o desenvolvimento de delirium hiperativo.
III. O uso de hipnose com midazolam deve ser desencorajado devido ao risco elevado de desenvolvimento de delirium.
IV. A Richmond Agitation Sedation Scale (RASS) é um instrumento bastante útil para monitorizar a sedação utilizada.
Na unidade de terapia intensiva em que você atua foi internado paciente do sexo masculino de 55 anos de idade, tabagista, diabético e em pós-operatório imediato de retossigmoidectomia devido a um adenocarcinoma de reto. Durante sua avaliação clínica o paciente se apresentava estável sem necessidade de droga vasoativa, em ventilação espontânea com ar ambiente, consciente, orientado e sem déficits motores. Subitamente, o paciente apresenta rebaixamento do nível de consciência. Você observa o monitor multiparamétrico e identifica frequência cardíaca de 180 batimentos por minuto e ritmo irregular. Solicitado traçado de eletrocardiograma (ECG) que está reproduzido abaixo. Analise o ECG e assinale a alternativa correta.
O manejo da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) requer dedicação do intensivista. O uso de manobras de recrutamento alveolar é indicado para manutenção adequada do paciente. Considerando esse tema, assinale a alternativa correta.
O paciente crítico pode evoluir com complicações graves durante a internação na unidade de terapia intensiva (UTI). Dentre as complicações a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) pode ocorrer sendo bastante grave e de difícil manejo. Assinale a alternativa correta em relação à SDRA.
São características eletrocardiográficas da hipocalemia:
Com referência à utilização de bloqueadores neuromusculares para sequência rápida de intubação, é correto afirmar que:
A oximetria de pulso é amplamente utilizada na monitorização dos pacientes pediátricos em terapia intensiva. Quanto a esse método de monitorização, é correto afirmar que:
Na aspergilose pulmonar invasiva em paciente imunodeprimido, transplantado de medula óssea, o melhor método para diagnóstico é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...