Lista completa de Questões sobre Intensiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um menino de 2 anos de idade com história de infecções bacterianas recorrentes, atualmente em investigação para imunodeficiência, foi internado com quadro de sepse e anemia. Durante o curso da internação, foi necessário realizar hemotransfusão. No terceiro dia após a hemotransfusão, o paciente iniciou febre de 38-38,5º C e anorexia. Evoluiu com náusea, vômitos, diarreia aquosa, erupção cutânea eritematosa maculopapular em face e tronco associada à disfunção hepática e pancitopenia. O provável diagnóstico da complicação relacionada à transfusão é:
O reconhecimento precoce e a adequada abordagem do choque podem reduzir a morbidade e mortalidade em crianças e adolescentes. A ressuscitação precoce tem como objetivo atingir variáveis fisiológicas dentro das primeiras 6 horas. Uma das metas a serem atingidas, nesses casos, é manter:
A avaliação da pressão venosa central é importante na compreensão do mecanismo fisiopatológico envolvido no choque. A avaliação dos dados clínicos do paciente associada à medida da PVC auxilia na escolha da melhor abordagem a ser adotada para o tratamento. A situação clínica, em que ocorre choque com PVC aumentada é :
Paciente internado na UTI Pediátrica apresentava ao ECG, um QRS alargado compatível com a hipótese de taquicardia ventricular. No momento do exame, estava normotensa, com bons pulsos e com boa perfusão periférica. A conduta adequada nesse momento é:
Paciente de 3 anos de idade, sexo feminino, vítima de afogamento, por submersão em água doce, é recebida na emergência. Após a ressuscitação cardiopulmonar, a temperatura corporal central, é monitorizada. Em relação às medidas de estabilização de paciente afogado, é correto afirmar que:
A conduta inicial adequada diante de uma criança com taquicardia supraventricular com pulso palpável e sinais de instabilidade hemodinâmica (hipotensão e hipoperfusão periférica) é:
Paciente de 2 anos e 8 meses de vida foi é trazida pelos pais após queda de uma altura aproximada de 2,5 metros. Apresentava crise convulsiva tônico-clônica generalizada. Foi ofertado oxigênio e verificada a glicemia, que se encontrava dentro dos limites da normalidade. Decorridos 10 minutos e após administração de 3 doses consecutivas de diazepam (0,5 mg/Kg dose), não houve resposta clínica. A droga de escolha a ser utilizada a seguir é:
Um adolescente de 13 anos de idade, submetido a cirurgia de retirada de um tumor hipofisário, evoluiu com hiponatremia. Os dados clínicos e laboratoriais que confirmam a hipótese diagnóstica de síndrome inapropriada do hormônio antidiurético são:
Um lactente de 9 meses de vida iniciou quadro de tosse seca, coriza e febre baixa há 48 horas. A mãe refere que o irmão encontra-se gripado. O raio X de tórax evidenciou hiperinsuflação pulmonar. Suspensa a dieta por via oral, foi iniciada a oxigenioterapia, entretanto, houve piora clínica progressiva com tiragem subcostal significativa e queda da saturação. A criança foi então sedada, intubada e colocada em ventilação mecânica. Os parâmetros ventilatórios iniciais a serem definidos são pressão inspiratória positiva (PIP), tempo inspiratório (TI), tempo expiratório (TE), frequência respiratória (FR) e pressão expiratória positiva final (PEEP) e devem seguir as seguintes recomendações:
A identificação precoce dos pacientes em morte encefálica (ME) é fundamental, pois, após a sua constatação, os órgãos podem ser considerados potencialmente aptos à doação. O intervalo entre os exames confirmatórios em crianças varia de acordo com a faixa etária. De acordo com a Resolução do CFM nº 1.480/97, para a realização dos eletroencefalogramas em um bebê de 11 meses, é necessário um intervalo de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...