Lista completa de Questões sobre Intensiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 9 anos de idade com quadro de leucemia mieloide aguda, no 12º dia de quimioterapia, apresenta cefaleia, visão turva e taquipneia, com saturação de O2 de 87% em ar ambiente. A radiografia de tórax mostra infiltrado intersticial difuso bilateral. A contagem de leucócitos no hemograma é de 188.000/mL e as plaquetas estão em 15.000/mL. Além das medidas de suporte de vida, a conduta mais adequada é:
Na síndrome perdedora de sal secundária ao trauma de crânio, encontram-se as seguintes características clínicas laboratoriais:
Um paciente de 7 anos de idade com linfoma de Burkitt apresenta, após 48 horas de início de quimioterapia, quadro de convulsões tônico clônicas generalizadas e as seguintes alterações laboratoriais: potássio= 6,8 mmoL/L, ácido úrico= 9mg/dL, cálcio= 6mmoL/L, fósforo= 8 mmol/L. Além da abordagem da convulsão, a conduta mais adequada é:
Pré-escolar em tratamento quimioterápico para leucemia linfoblástica aguda apresenta quadro de febre alta (39º C), pneumonia bilateral com hipóxia e contagem total de neutrófilos de 400/dL. Tem cateter semi-implantado em membro superior direito. A abordagem antibiótica mais adequada, nesse caso, é:
O uso do bicarbonato de sódio no tratamento da acidose metabólica é controverso. O seu emprego pode justificar-se na seguinte situação clínica:
A respeito da nova definição de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), de acordo com o critério de Berlim de 2012, é correto afirmar que:
O tamponamento cardíaco secundário a sangramento no mediastino é uma complicação crítica no pós operatório de cirurgia cardíaca, e que se caracteriza pela seguinte situação clínica:
Paciente de 6 anos de idade, com história de 5 dias de tosse produtiva e febre alta (> 38,8° C), dá entrada na emergência com clínica de taquidispneia (65 incursões por minuto), taquicardia (180 batimentos por minuto), vasodilatação palmoplantar com tempo de enchimento capilar rápido (< 2 segundos) e hipotensão (pressão arterial média de 40 mmHg). Após ressuscitação volêmica com solução cristaloide (> 40 mL/kg na primeira hora), o paciente persiste vasodilatado, taquicárdico, com saturação venosa de O2 de veia cava superior < 70%, hipotenso, (pressão arterial média de 35 mmHg). Iniciou-se noradrenalina com aumento progressivo da dose até 2 mcg/kg/min. Nesse momento, a melhor opção terapêutica é:
A respeito da insuficiência hepática aguda em pediatria, é correto afirmar que:
Em relação à síndrome de delirium no paciente pediátrico, é correto afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...