Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A asbestose é uma pneumoconiose associada ao asbesto. Sua definição anatomopatológica e o tipo de câncer a ela relacionado são, respectivamente,
fibrose intersticial, com fibras de asbesto no interior do parênquima pulmonar; mesotelioma
fibrose intersticial, com fibras de asbesto fagocitadas no interior dos macrófagos; adenocarcinoma
nódulos peribroncovasculares, com camadas concêntricas de colágeno; mesotelioma
nódulos periféricos com características granolomatosas; adenocarcinoma
enfisema pulmonar; carcinoide brônquico
Um médico, ao examinar um paciente com suspeita de DORT, deve distinguir e separar doença ortopédica de DORT, considerando os seguintes pontos críticos para o processo:
I. o diagnóstico ortopédico convencional bem feito, incluindo a avaliação crítica de exames complementares. II. o uso de instrumentos de diagnóstico que permitam aferir componentes senso-perceptivos, cognitivos e afetivos da dor crônica apresentados pelo paciente, no momento do exame; quando o exame é feito no ambulatório da empresa, a revisão do prontuário médico do examinado faz parte da anamnese. III. o uso de instrumentos adequados para identificação de fatores de risco pessoais e fatores ambientais para o desenvolvimento de quadros de desadaptação ao trabalho e dor muscoloesquelética crônica (ortopedia ocupacional). É correto o que está contido emI e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Nas atividades que envolvem agentes biológicos, a insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa. De acordo com a NR 15 − Atividades e Operações Insalubres, o trabalho
em cemitérios (exumação de corpos) enquadra-se em insalubridade de grau máximo.
em contato com esgotos (galerias e tanques) enquadra- se em insalubridade de grau médio.
com lixo urbano (coleta e industrialização) enquadrase em insalubridade de grau máximo.
com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas enquadra-se em insalubridade de grau médio.
em gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia enquadra-se em insalubridade de grau máximo.
Um transtorno psíquico que acomete principalmente profissionais de saúde e é caracterizado por perda do autocontrole emocional, aumento da irritação, manifestações de agressividade, perturbações do sono e manifestações depressivas marcadas pela decepção e perda de interesse pelo trabalho, desencadeado geralmente por situações de sobrecarga ou frustração no trabalho, é conhecido como
Síndrome pós-traumática
Síndrome depressiva
Síndrome do Esgotamento Profissional / Burnout
Síndrome paranoide
Fadiga crônica
Um médico, ao emitir o Atestado de Saúde Ocupacional, preencheu-o da seguinte forma:
I. com o nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função.
II. com a indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados.
III. com a definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu.
IV. seu nome e endereço ou forma de contato.
V. a data, sua assinatura e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.
De acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é correto o que está contido em
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
De acordo com a Convenção nº 161 da OIT, os serviços de saúde no trabalho poderão ser organizados:
I. pelas empresas interessadas.
II. pelos poderes públicos ou serviços oficiais.
III. pelas instituições de seguridade social.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em uma análise ergonômica, são levados em conta o trabalho prescrito e o trabalho real, que correspondem, respectivamente, a
ordens de serviço (tudo que deve ser feito pelo trabalhador) e a serviço realizado (ordens realmente cumpridas na prática).
serviços (tarefas a serem cumpridas pelo trabalhador) e a resultados de serviço (serviços realizados efetivamente).
tarefa (o que é esperado no âmbito de um processo de trabalho específico, o que deve ser feito) e a atividade (aquilo que é feito na prática).
atividade (as obrigações a serem cumpridas) e a tarefa (atividades de fato cumpridas).
prescrição de serviços (o que deve ser feito) e a serviços executados (a maneira de que o trabalhador se utiliza para executar os serviços determinados previamente).
Sobre as juntas médicas, assinale a alternativa incorreta.
A junta médica oficial poderá ser designada pela autoridade administrativa do órgão a que estiver vinculada a pessoa a ser periciada, o que ocorre na Administração Pública, ou pode ser nomeada pelo juiz, quando entender que o parecer médico-pericial subsidiará seu julgamento. Outrossim, esse recurso pode ser utilizado para atender diligências do Ministério Público, entre outros de ocorrência menos frequente.
A junta médica oficial recebe missão específica, visando a definir o nexo de causalidade objeto do julgamento, em nível judicial ou administrativo.
A junta deve reunir-se formalmente, em local, data e horário previamente estabelecidos, realizar o exame com a presença de todos os seus integrantes, inclusive dos assistentes técnicos (médicos ou não), quando indicados pelas partes.
O laudo ou relatório médico e a conclusão médico-pericial devem ser datados e assinados pela junta e pelos assistentes técnicos. Quando houver divergência na conclusão, os pareceres discordantes serão apresentados em separado.
A junta médica poderá recorrer a exames subsidiários, pareceres de outros especialistas, informações contidas em prontuário médico, sempre buscando melhor consistência em sua conclusão.
Os serviços de saúde ocupacional, conforme a Recomendação no 112 da OIT, em relação às suas funções, deveriam ter um papel essencialmente
preventivo.
curativo.
de promoção da readaptação dos trabalhadores.
de reabilitação dos trabalhadores.
de adaptação física e mental dos trabalhadores ao trabalho.
O preenchimento da Guia de Encaminhamento à Reabilitação Profissional - GERP - com todos os dados disponíveis sobre o segurado, estudo profissiográfico e condições de trabalho visa a
propiciar análise final para o programa de reabilitação profissional.
permitir à perícia médica descaracterizar a necessidade de reabilitação.
obter futuro retorno ao trabalho e gestões junto à empresa, objetivando correção do posto de trabalho ou readaptação de atividade (funcional).
atestar quanto à inexistência de sequela, mesmo sem redução da capacidade laborativa, mas com o segurado exigindo mudança profissional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...