Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente apresenta parestesias e dor irradiada para os membros superiores na distribuição do nervo ulnar, fraqueza, esfriamento, fenômeno de Raynard, entorpecimento, claudicação, hipoestesia, fraqueza ou atrofia muscular, ombro caído, ruído supraclavicular, edema e hipotonia. O diagnóstico mais provável é de
contratura de Dupuytren.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do túnel do carpo.
síndrome cervicobraquial.
síndrome do pronador redondo.
Uma via importante para casos de intoxicação relacionados com a indústria do petróleo é a respiratória.
Os gases que atuam no transporte de oxigênio pela hemoglobina (Hb), impedindo o uso tecidual do oxigênio, e um de seus exemplos são, respectivamente,
João era casado com Maria e, como estava desempregado há mais de 2 (dois) anos, aceitou um emprego formal de mensageiro em uma empresa localizada em um prédio comercial, no 5o andar, no centro da cidade. No final do primeiro dia de trabalho, aconteceu uma catástrofe: o prédio desabou e João foi encontrado sem vida nos escombros do edifício. Considerando a legislação previdenciária em vigor,
o acidente fatal sofrido por João não se enquadra como acidente do trabalho, pois o SAT (Seguro de Acidente do Trabalho) não tem cobertura para desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior.
o acidente sofrido por João equipara-se ao acidente do trabalho e Maria tem direito à pensão por morte, que independe de carência.
trata-se de acidente de trabalho com morte e a empresa terá o prazo de 3 (três) dias para comunicá-lo à autoridade competente.
o acidente sofrido por João não pode ser equiparado ao acidente do trabalho, mas Maria tem direito à pensão por morte porque o acidente de qualquer natureza, ou causa, isenta o período de carência.
Maria não tem direito à pensão por morte porque não foi cumprido o período de carência de 4 (quatro) meses.
Considere o modelo de auditoria descrito. Trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas preferencialmente por equipe multidisciplinar, visando a aprofundar as análises no sistema de atenção à saúde, a partir de situações encontradas ou decorrentes do impacto diferente do estabelecido no processo de planejamento, onde as atividades de auditoria devem apontar para uma reordenação do modelo de atenção à saúde, valorizando os resultados advindos de programação com critérios epidemiológicos e desempenho com qualidade, encaminhando para a superação dos mecanismos tradicionais, centrados no faturamento de serviços produzidos. Essa configuração e objetivos são aqueles que se encontram no modelo
analítico
operacional
administrativo
técnico
ortodoxo
Medicina - Medicina do Trabalho - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O setor de Recursos Humanos de uma empresa decide promover campanha de doação de sangue entre seus funcionários. Nas orientações do banco de sangue, os indivíduos com vida sexual promíscua são excluídos da doação. Essa atitude é:
discriminatória, sendo passível de processo judicial contra a empresa e o banco de sangue;
adotada para reduzir a probabilidade pós-teste, aumentando o valor preditivo positivo dos exames de testagem sorológicos sanguíneos;
adotada para aumentar a probabilidade pós-teste, aumentando a sensibilidade dos exames de testagem sorológicos sanguíneos;
adotada para aumentar a probabilidade pré-teste, aumentando a especificidade dos exames de testagem sorológicos sanguíneos;
adotada para reduzir a probabilidade pré-teste, aumentando o valor preditivo negativo dos exames de testagem sorológicos sanguíneos.
Paciente apresenta dor na região proximal do antebraço e nos três primeiros dedos, um enfraquecimento da oponência do polegar e dos flexores dos três primeiros dedos, além de dor quando se prona o antebraço com o punho firmemente cerrado e contra resistência. O paciente se queixa que o quadro surgiu quando fez movimentos repetitivos e de força para pronossupinação. O diagnóstico mais provável é de
contratura de Dupuytren.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do túnel do carpo.
síndrome cervicobraqueal.
síndrome do pronador redondo.
No preenchimento da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), no caso de doença profissional ou do trabalho, é considerada como data do acidente a data
da emissão da CAT.
do início da incapacidade laborativa para o exercício da atividade habitual, ou o dia em que for realizado o diagnóstico, valendo o que ocorrer primeiro.
do exame médico admissional.
estimada para o início da doença, baseada na sua história natural.
aproximada, colhida na anamnese ocupacional, do início dos sinais e sintomas da doença.
De acordo com a Lei nº 9.656, as entidades ou empresas que mantêm sistemas de assistência privada à saúde na modalidade de autogestão devem satisfazer algumas condições para obter a autorização de funcionamento. A esse respeito, considere as afirmações a seguir.
I - A descrição pormenorizada dos serviços de saúde próprios oferecidos e daqueles a serem prestados por terceiros é um requisito a ser necessariamente satisfeito.
II - É obrigatória a especificação dos recursos humanos qualifi cados e habilitados, com responsabilidade técnica de acordo com as leis que regem a matéria.
III - É necessária a especifi cação da área geográfi ca coberta pelo plano privado de assistência à saúde.
É correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
I e III
Doença pulmonar ocupacional que ocorre de duas formas: simples e complicada (fibrose grave massiva). A forma simples geralmente é assintomática, entretanto indivíduos em estágios mais avançados dessa doença (complicada) apresentam tosse e dificuldades respiratórias. No Brasil tem maior incidência nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde estão concentradas as maiores bacias carboníferas do país. Trata-se de
pneumonicose.
doença pulmonar obstrutiva crônica.
pneumonite por hipersensibilidade.
asma ocupacional.
febre por inalação de fumos, esporos e gases.
Em relação aos benefícios por incapacidade, o
auxílio-doença acidentário será devido ao segurado que ficar incapacitado para o trabalho, motivado por uma doença comum, por mais de 15 (quinze) dias.
auxílio-acidente será devido ao segurado que ficar incapacitado para o trabalho por mais de 45 (quarenta e cinco) dias, motivado por um acidente do trabalho ou de outra natureza.
auxílio-doença será devido ao segurado que ficar incapacitado para o trabalho em atividades diversas, por mais de 15 (quinze) dias, motivado por acidente de trabalho.
auxílio-doença será devido ao segurado que ficar totalmente incapacitado para o trabalho em praticamente todas atividades da empresa, inclusive atividades administrativas e gerenciais, por mais de 15 (quinze) dias.
auxílio-doença será devido ao segurado que ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...