Lista completa de Questões sobre Otorrinolaringologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, aos trinta anos de idade, iniciou quadro de perda auditiva neurossensorial progressiva e aos quarenta e dois anos de idade, apresentava surdez profunda bilateral. Os testes de percepção de fala a que esse paciente foi submetido revelam acertos inferiores a 40% com o uso do aparelho de amplificação sonora individual.
Com base nessas informações, assinale a opção em que são indicados o diagnóstico correto para o quadro clínico e o respectivo procedimento de reabilitação.surdez pré-lingual; implante coclear
surdez pós-lingual; BAHA
surdez pré-lingual; BAHA
surdez pré-lingual; vibrant sound bridge
surdez pós-lingual; implante coclear
Com base no quadro clínico descrito, nas imagens e nos resultado acima apresentados, assinale a opção correta no que se refere ao diagnóstico audiológico.
otosclerose
surdez neurossensorial súbita
otossífilis
síndrome do aqueduto vestibular alargado
síndrome de Menière
Assinale a opção em que é apresentado o padrão audiométrico de portador de otosclerose fenestral clássica.
perda auditiva mista, zumbido e presença de reflexo estapediano
perda auditiva mista, curva timpanométrica tipo B e presença de reflexo estapediano
perda auditiva mista, curva timpanométrica tipo Ar e presença de reflexo estapediano
perda auditiva mista, curva timpanométrica tipo C e ausência de reflexo estapediano
perda auditiva mista, zumbido e ausência de reflexo estapediano
Assinale a opção em que é apresentada a tríade de sintomas, eventualmente concomitantes, por meio da qual a síndrome de Menière pode manifestar-se.
plenitude aural, síncope e vertigem
vertigem, zumbido e síncope
disacusia flutuante, síncope e plenitude aural
vertigem, zumbido e disacusia flutuante
zumbido, plenitude aural e lipotimia
Acerca da tuberculose laríngea, assinale a opção correta.
A tuberculose laríngea, cujos sintomas mais comuns são disfonia e disfagia, é a causa mais frequente de lesão granulomatosa de laringe.
As complicações da tuberculose laríngea são muito comuns e, atualmente, a estenose secundária a essa infecção é a causa mais frequente de estenose laríngea adquirida no Brasil.
A videolaringoscopia é capaz de diferenciar, com segurança, as neoplasias presentes nas granulomatoses laríngeas, seu principal diagnóstico diferencial.
Essa doença é bastante comum em crianças com idade entre zero e três anos.
A tuberculose laríngea é pouco contagiosa, e o teste de escarro apresenta, em geral, resultado negativo para o bacilo de Koch.
Assinale a opção correta no que diz respeito aos testes de avaliação auditiva.
Pode ocorrer resultado falso-negativo em triagem auditiva neonatal com uso de emissões otoacústicas no caso de deficiência auditiva neural, central ou com configuração ascendente.
Seria incompatível com o quadro de lesão em tronco cerebral confirmada o seguinte laudo de pesquisa de reflexos estapedianos: ausência de reflexos estapedianos contralaterais e presença de reflexos ipsilaterais.
A pesquisa dos reflexos estapedianos e o timpanograma são os testes mais utilizados em triagem auditiva neonatal no Brasil.
Pacientes com lesão retrococlear ou comprometimento central apresentam índices de reconhecimento da fala superiores aos observados em pacientes com lesão coclear.
Atualmente, ainda não é possível a monitoração auditiva na ototoxicidade: os testes atuais só detectam alterações do sistema auditivo após o comprometimento dos limiares tonais e o da habilidade de compreensão da fala.
Com relação à presbiacusia, assinale a opção correta.
Algumas comorbidades, tais como o diabetes, a hiperlipidemia e a aterosclerose, parecem ter um efeito protetor em relação à progressão da presbiacusia.
No processo diagnóstico desse distúrbio, o teste de Rinne apresenta, em geral, resultado negativo e o de Schwabach, reflexos preservados ou aumentados.
A presbiacusia corresponde a um dos tipos mais comuns de surdez súbita atualmente.
Nesse distúrbio, há diminuição, ou não, da audição, dificuldade na compreensão da fala intensificada pela presença do ruído competitivo ou de fundo, intolerância a sons altos, acompanhada ou não de zumbido e de queixas vestibulares.
As emissões otoacústicas estão ausentes na maioria dos casos de presbiacusia.
Assinale a opção correta a respeito da perda auditiva induzida pelo ruído e do trauma sonoro agudo.
O exame audiométrico típico para casos de perda auditiva induzida pelo ruído revela perda auditiva com predomínio em frequências graves no estado inicial.
O trauma sonoro agudo é mais frequente em idosos, e a precocidade do tratamento não tem relação com o prognóstico.
A surdez profissional ou perda auditiva induzida pelo ruído resultante do exercício da profissão é, de modo geral, neurossensorial, podendo ser revertida com a interrupção da exposição ao ruído, o que não ocorre com a perda condutiva, relacionada a alterações da membrana timpânica e da cadeia ossicular.
O tabagismo, o tolueno utilizado nas pinturas e o monóxido de carbono constituem fatores de risco que potencializam a perda auditiva ligada ao ruído.
As otoemissões acústicas são resistentes às modificações, dada a sua baixa sensibilidade a alterações ligadas ao ruído.
Em relação à anatomofisiologia laríngea, assinale a opção correta.
Os músculos adutores laríngeos têm mais fibras musculares resistentes à fadiga que os demais.
Em pessoas do sexo masculino, o ciclo glótico, durante a fala, ocorrer, em média, cerca de 250 vezes por segundo, ou seja, a vibração das pregas vocais masculinas ocorre à frequência aproximada de 250 ciclos por segundo.
O ligamento vocal é constituído da camada profunda da lâmina própria e de parte do músculo vocal.
A umidificação e a lubrificação das pregas vocais são essenciais para a vibração cordal.
A mucosa laríngea apresenta apenas receptores térmicos e táteis.
No que se refere às estruturas do palato mole, assinale a opção correta.
O músculo tensor do véu palatino é inervado por um ramo do nervo vago.
Todos os músculos que fazem parte do palato mole recebem inervação do plexo faríngeo, exceto o músculo tensor do véu palatino.
O epitélio da superfície oral é pseudoestratificado colunar ciliado.
A principal função do músculo tensor do véu palatino é a fala.
A principal função do músculo levantador do véu palatino envolve a abertura da tuba auditiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...