Lista completa de Questões sobre Otorrinolaringologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos tumores malignos nas glândulas salivares, assinale a opção correta.
Os tumores nas glândulas parótidas são mais comuns e os tumores benignos mais frequentes que os malignos.
O carcinoma espinocelular é o tumor maligno mais comum nas glândulas salivares.
O carcinoma mucoepidermoide ocorre somente nas glândulas maiores, sendo mais comum na submandibular.
O carcinoma adenoide cístico ocorre mais frequentemente em homens e seu diagnóstico só é possível com o estudo histológico, não sendo, portanto, diagnosticado por punção aspirativa por agulha fina.
O carcinoma ex-adenoma é um tumor de ótimo prognóstico e apresenta crescimento muito lento.
A respeito do reflexo acústico, assinale a opção correta.
O teste de reflexo acústico é muito utilizado para a avaliação do limiar auditivo, pois testa sons muito baixos, e pessoas com audição normal apresentam reflexo acústico usualmente no mesmo limiar auditivo na frequência testada.
Durante a contração do músculo estapediano, a movimentação e a vibração dos ossículos aumentam, amplificando a percepção do estímulo sonoro.
Uma diferença igual ou menor a 65 dB entre os limiares do reflexo acústico e do tonal sinaliza a presença do recrutamento objetivo de Mertz, sugestivo de lesão coclear.
O arco reflexo ipsilateral é corretamente descrito da seguinte maneira: o estímulo sonoro ativa a via aferente após passar pelas orelhas externa, média e interna e o nervo coclear; passa pelo canal de Falópio, atingindo os núcleos coclear e vestibular e o complexo olivar inferior e chega ao núcleo sensitivo do nervo facial do lado contrário à orelha estimulada; a via eferente passa pelo nervo facial e, através do ramo estapédio, provoca a contração do músculo estapediano contralateral.
Paciente com perda auditiva neurossensorial severa, apresenta reflexos acústicos contralaterais.
Com relação aos testes de avaliação auditiva, assinale a opção correta.
O timpanograma com curva do tipo As (ou Ar) está comumente associado a interrupção da cadeia ossicular, timpanosclerose, otosclerose ou membrana timpânica flácida ou espessa.
A curva tipo B pode ser observada em alterações do conduto auditivo externo ou da orelha média, como algumas malformações congênitas, rolha de cerume e tipos de otite média (aguda, com efusão, adesiva ou com colesteatoma).
Os timpanogramas mais comuns são A, Ar e D.
Testa-se o índice percentual de reconhecimento da fala na intensidade do limiar de reconhecimento da fala.
O fenômeno de rollover caracteriza-se por perdas auditivas condutivas leves e pela piora do índice percentual de reconhecimento de fala, evidenciada pelo aumento da intensidade da fala.
No que se refere à anatomofisiologia e à semiologia dos órgãos de audição, assinale a opção correta.
O músculo tensor do tímpano é inervado por um ramo do nervo facial e, ao ser estimulado por sons de alta intensidade, sofre contração, protegendo a cóclea.
O teste de Weber, realizado por via óssea, é altamente sensível para perdas auditivas condutivas, mas não para perdas auditivas neurossensoriais leves.
O órgão de Corti situa-se sobre a membrana de Reissner, na rampa timpânica.
O ângulo de Citelli ou sinodural é uma das referências anatômicas da cirurgia otológica e refere-se à região inferior da cavidade mastoidea próxima ao aditus ad antrum.
O fenômeno de paracusia a distância é avaliado no teste de Gellé, colocando-se o diapasão nos incisivos superiores ou inferiores.
Assinale a opção correta acerca do conduto auditivo interno e suas principais afecções.
O canal de Falópio localiza-se em posição anteroinferior dentro do conduto auditivo interno.
No conduto auditivo interno, o trato espiral foraminoso é constituído de micro-orifícios que se organizam em espiral e correspondem à base do modíolo coclear.
A barra de Bill corresponde a uma discreta crista horizontal que se localiza entre os nervos vestibulares superior e inferior.
A crista falciforme localiza-se entre o nervo facial e o vestibular.
O Schwannoma do oitavo nervo origina-se, na maior parte das vezes, da divisão inferior do nervo vestibular, dentro do conduto auditivo interno.
No que diz respeito aos tumores malignos nasossinusais, assinale a opção correta.
Os melanomas malignos podem-se originar na mucosa do trato aerodigestivo superior e, assim como nos do tipo cutâneo, estão associados à radiação solar.
O tratamento cirúrgico para esses tipos de tumores é indicado mesmo quando há invasão das estruturas vitais do neuroeixo e do seio cavernoso.
Apesar de ser um tumor considerado maligno, o estesioneuroblastoma tem ótimo prognóstico e seu tecido de origem normalmente limita o avanço da doença para a órbita e a fossa craniana anterior.
São considerados agentes carcinógenos para tumores nasossinusais o formaldeído, os derivados fenólicos, os taninos, amianto, o rádio e alguns contrastes radiológicos.
O câncer nasossinual e os cânceres do revestimento mucoso do trato aerodigestivo alto têm relação etiopatogênica direta com o tabagismo e o etilismo.
Em relação ao carcinoma espinocelular da laringe e da hipofaringe, assinale a opção correta.
Os tumores laríngeos apresentam crescimento lento, com baixa incidência de metástases cervicais, pois, nessa região, os vasos linfáticos são poucos e de pequeno diâmetro.
O estádio T3 para hipofaringe corresponde a lesões maiores de três centímetros, independentemente da mobilidade laríngea.
Em caso de suspeita de carcinoma espinocelular, indica-se, para maior precisão diagnóstica, a realização de biópsia aberta de linfonodomegalias cervicais.
São usualmente encontrados na laringe e na hipofaringe os carcinomas de glândulas salivares menores, paragangliomas, adenocarcinomas, carcinomas de células germinativas, carcinomas foliculares, sarcomas, linfomas e tumores neuroendócrinos.
Optando-se pela conduta cirúrgica em um paciente com carcinoma espinocelular em subglote estádio T1 ou T2, a melhor escolha é a laringectomia total.
Uma criança, com oito anos de idade, levada a atendimento médico, apresentava quadro de otite média serosa e perda condutiva moderada na orelha esquerda. Na orelha direita, a audição mostrou-se dentro dos limiares de normalidade e a otoscopia não demonstrou alterações. Considerando o quadro clínico apresentado e aspectos relacionados à otite e aos reflexos auditivos, assinale a opção correta.
Nesse caso clínico, recomenda-se a realização de imitanciometria com curva tipo B bilateralmente.
O reflexo cócleo-palpebral está presente já em recém-nascidos, sendo a via aferente desse reflexo o nervo coclear e a eferente, o nervo oculomotor.
Durante a pesquisa dos reflexos acústicos, o procedimento mais comum, em casos como o descrito, é verificar a ausência de reflexo ipsi e contralateral em ambas as orelhas dado o comprometimento da aferência com o estímulo à esquerda e da eferência ao se estimular a orelha direita.
As emissões otoacústicas estão presentes em casos de afecções da orelha média, uma vez que as células ciliadas externas têm função normal.
Crianças com otite média com efusão podem apresentar falta de atenção, alterações comportamentais, alteração do desempenho escolar, atraso no desenvolvimento da linguagem e fala, manipulação da orelha, irritabilidade excessiva, alterações do sono, problemas de equilíbrio, falta de coordenação ou atraso no desenvolvimento motor.
Oreflexo estapédico tem sua via aferente por meio do nervo:
corda do tímpano.
coclear.
facial.
vestibular superior.
vestibular inferior.
Qual o papel do cromoglicato de sódio na rinite alérgica?
Retirar da crise aguda, proliferando os basófilos.
Prevenir crises agudas, estabilizando as membrana de mastócitos.
Prevenir crises agudas, reduzindo o número de neutrófilos.
Retirar da crise aguda, aumentando a secreção de interleucinas por linfócitos.
Retirar da crise aguda, aumentando a secreção de linfócitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...