Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 7 anos de idade foi encaminhada pelo clínico da rede básica para acompanhamento. Ela apresenta, desde os três anos de idade, episódios de sibilância associados a tosse, dispneia aos esforços, prurido nasal, coriza e espirros frequentes. Já faz uso, há três meses, de corticoide inalatório em dose baixa e beta-agonista de ação prolongada, além de beta-agonista de curta duração nas exacerbações. No último mês, apresentou sintomas diurnos apenas durante dois dias, nega cansaço nas atividades físicas e a necessidade de medicações de resgate, e apresentou apenas um despertar noturno por tosse e sibilância. Revisando-se a técnica de uso das medicações inalatórias, observa-se que a mesma está correta, e que todas as medidas de higiene ambiental já foram tomadas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve ser estimulado o uso das medicações inalatórias com espaçador.Uma paciente de 7 anos de idade foi encaminhada pelo clínico da rede básica para acompanhamento. Ela apresenta, desde os três anos de idade, episódios de sibilância associados a tosse, dispneia aos esforços, prurido nasal, coriza e espirros frequentes. Já faz uso, há três meses, de corticoide inalatório em dose baixa e beta-agonista de ação prolongada, além de beta-agonista de curta duração nas exacerbações. No último mês, apresentou sintomas diurnos apenas durante dois dias, nega cansaço nas atividades físicas e a necessidade de medicações de resgate, e apresentou apenas um despertar noturno por tosse e sibilância. Revisando-se a técnica de uso das medicações inalatórias, observa-se que a mesma está correta, e que todas as medidas de higiene ambiental já foram tomadas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se alterada a medicação, mesmo com melhora dos sintomas, deve-se manter a nova dose por pelo menos mais três meses.Uma paciente de 7 anos de idade foi encaminhada pelo clínico da rede básica para acompanhamento. Ela apresenta, desde os três anos de idade, episódios de sibilância associados a tosse, dispneia aos esforços, prurido nasal, coriza e espirros frequentes. Já faz uso, há três meses, de corticoide inalatório em dose baixa e beta-agonista de ação prolongada, além de beta-agonista de curta duração nas exacerbações. No último mês, apresentou sintomas diurnos apenas durante dois dias, nega cansaço nas atividades físicas e a necessidade de medicações de resgate, e apresentou apenas um despertar noturno por tosse e sibilância. Revisando-se a técnica de uso das medicações inalatórias, observa-se que a mesma está correta, e que todas as medidas de higiene ambiental já foram tomadas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Trata-se de caso de asma parcialmente controlada, e pode-se iniciar redução da medicação de manutenção.Considere que um paciente de 9 anos de idade, do sexo masculino, há cinco dias, apresentou um quadro de rinorreia, espirros, cefaleia, tosse e dor de garganta de leve intensidade. Há dois dias, evoluiu com febre alta, temperatura axilar > 39 ºC, calafrios e queixas de cansaço. No momento da consulta, apresenta-se taquipneico, com retração subcostal leve. A ausculta revelou murmúrio vesicular reduzido à direita, e a radiografia de tórax evidenciou opacificação no lobo inferior direito com velamento do seio costofrêncio. Não está em uso de nenhum esquema de antibioticoterapia.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Se o paciente fosse um lactente menor de dois meses, com diagnóstico de pneumonia, porém em bom estado geral, apresentando apenas taquipneia leve, sem hipoxemia, ele poderia ser tratado ambulatorialmente com antibioticoterapia oral, desde que pudesse ser reavaliado em 48 horas.Seu João procura a Unidade Básica de Saúde do seu município reclamando de dor no corpo. A dor é uma das causas de desconforto, que pode ser diagnosticada através da conduta médica verbal e não verbal. Caso necessário, deve-se estimular o paciente à descrição de sua dor, com o objetivo principal de identificar as seguintes características:
Considere hipoteticamente que chega ao consultório um lactente de 5 meses de idade. A mãe relata que o filho apresenta diarreia há pelo menos quatro semanas, em alguns episódios com presença de muco e raias de sangue. Na primeira semana, apresentou alguns episódios de vômito, que cederam com o decorrer dos dias. Recebeu aleitamento materno exclusivo até os três meses, quando foi iniciada a complementação com fórmula para lactente de primeiro semestre. Houve pouco ganho ponderal no último mês, no entanto, o paciente encontra-se eutrófico, hidratado, em bom estado geral. Ao exame físico, observam-se lesões eritematosas em áreas de dobras e na face, compatíveis com dermatite atópica. Não há assaduras no períneo, e o abdome encontra-se levemente distendido, sem alterações com a palpação.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Embora se possa tentar tratar a intolerância a lactose ou a alergia à proteína do leite de vaca, é pouco provável que o paciente sofra de um deles, pois ambas teriam se apresentado ainda no período neonatal, na primeira exposição do paciente, de forma que se pode praticamente excluir ambas pela faixa etária dele, relatada no caso clínico.Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, previamente hígida, está há dois dias com febre alta (39 °C 40 °C), prostração, vômitos, dor abdominal e dor de garganta com recusa alimentar, sem sintomas de rinorreia ou obstrução nasal. Há 12 horas, surgiu rash eritematoso de textura áspera no tórax, disseminando-se para o pescoço. No momento do exame físico, a paciente apresenta-se febril, com rash no tronco, no pescoço e nos membros, hiperemia e edema de amígdalas, com presença de exsudato purulento, edema, petéquias na úvula e no palato mole, e hiperemia intensa de face com palidez perioral, sem alterações de conjuntivas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A penicilina é o antibiótico de primeira escolha para tratamento da patologia descrita e, em pacientes alérgicos, em razão da possibilidade de reação cruzada com as cefalosporinas, o antibiótico de escolha para erradicar o patógeno da orofaringe é o sulfametoxazol-trimetoprim.Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, previamente hígida, está há dois dias com febre alta (39 °C 40 °C), prostração, vômitos, dor abdominal e dor de garganta com recusa alimentar, sem sintomas de rinorreia ou obstrução nasal. Há 12 horas, surgiu rash eritematoso de textura áspera no tórax, disseminando-se para o pescoço. No momento do exame físico, a paciente apresenta-se febril, com rash no tronco, no pescoço e nos membros, hiperemia e edema de amígdalas, com presença de exsudato purulento, edema, petéquias na úvula e no palato mole, e hiperemia intensa de face com palidez perioral, sem alterações de conjuntivas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
É indicado o uso de antibiótico para reduzir o tempo da doença, as chances de transmissão e as chances de complicações supurativas e não supurativas, como febre reumática e a glomerulonefrite difusa aguda.Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, previamente hígida, está há dois dias com febre alta (39 °C 40 °C), prostração, vômitos, dor abdominal e dor de garganta com recusa alimentar, sem sintomas de rinorreia ou obstrução nasal. Há 12 horas, surgiu rash eritematoso de textura áspera no tórax, disseminando-se para o pescoço. No momento do exame físico, a paciente apresenta-se febril, com rash no tronco, no pescoço e nos membros, hiperemia e edema de amígdalas, com presença de exsudato purulento, edema, petéquias na úvula e no palato mole, e hiperemia intensa de face com palidez perioral, sem alterações de conjuntivas.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Com base na descrição do caso, espera-se encontrar rash mais intenso em áreas de flexuras (prega poplítea, axilas e prega cubital).O conhecimento correto e atualizado sobre a alimentação da criança sadia é essencial para avaliação e orientação adequadas sobre sua nutrição. A maioria das vitaminas não são sintetizadas pelo organismo e necessitam ser ingeridas por meio da alimentação. Nos casos de alimentação deficiente com riscos de carência, a vitamina deve ser utilizada sob a forma medicamentosa, principalmente nos primeiros anos de vida. Correlacione adequadamente as seguintes vitaminas à sua indicação de uso nos primeiros anos de vida.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...